Selecionador nacional fez a antevisão ao jogo com a Eslovénia, marcado para amanhã (19h45)
Roberto Martínez considerou o particular de amanhã (19h45) com a Eslovénia "muito importante" para definir o lote final de convocados para o Euro'2024. Na conferência de antevisão ao encontro, em Ljubljana, o selecionador nacional destacou também a "fome" e "frescura" de Cristiano Ronaldo, comentou os elogios dos jogadores à sua gestão para este estágio e a importância das novas caras no futuro de Portugal.
É o último teste de Portugal antes de divulgar a lista final de convocados para o Euro. Que dúvidas quer ver esclarecidas?
Relacionada
"Faz parte [as surpresas]. Acho que antes da lista há que analisar os momentos de forma dos jogadores, tudo pode acontecer. Amanhã é o último jogo antes dessa lista. É muito importante para levantarmos alguma informação sobre os jogadores que estão aqui. Precisamos de mostrar novamente os conceitos que mostrámos frente à Suécia. É um jogo muito importante para nós e para essa lista. Agora, se a lista tiver 23 ou 25 jogadores pode haver diferenças, mas o foco é que o trabalho foi muito bom durante os treinos. Estou muito contente com a atitude e compromisso dos jogadores. Amanhã é uma oportunidade para mostrar isso."
Cristiano Ronaldo está de regresso. O que espera dele para o Euro? Ponto de situação de Nuno Mendes
"O Cristiano está muito bem, está a jogar muitos minutos na sua época, tem um papel muito importante no seu clube e nos últimos três dias mostrou frescura, muita fome e é sempre um exemplo no balneário. É um jogo importante para ver Cristiano Ronaldo no relvado. Há outros jogadores jovens que também poderão ter a experiência de partilhar o balneário com ele. Nuno Mendes? Estamos a trabalhar para recuperar bem. É momento de não arriscar. Vamos avaliar amanhã, mas acho que será preciso dar-lhe um ou dois dias de descanso."
Trabalhar a defesa
"A parte defensiva é muito importante, frente à Suécia, gostei muito da atitude defensiva da equipa, sobretudo durante 60 minutos. Procurámos a perfeição. Amanhã teremos pela frente uma equipa com uma dupla de avançados, jogadores dinâmicos e que exploram as costas das linhas defensivas. Será importante para trabalharmos outros aspetos. Teremos de aproveitar a oportunidade. Respeitamos muito a Eslovénia, é uma equipa que está apurada para o Europeu, o treinador fez o trabalho muito bom. Sesko é um dos melhores avançados da Bundesliga e depois há também a experiência de Jan Oblak, que é muito importante. Teremos que trabalhar momentos defensivos, mas também a nível ofensivo."
Muitos golos marcados e poucos sofridos. O que agrada mais? Jogadores elogiaram bastante a gestão do grupo e as palavras de Vitinha
"Acho que no futebol o equilíbrio é importante. Queremos defender e atacar bem. Temos muito talento, mas é preciso muito trabalho para que o talento ganhe jogos. Março é um mês muito importante para nós, 31 jogadores estão a trabalhar no estágio. Mas também é preciso dar-lhes um período de descanso para que no verão cheguem frescos. Se amanhã ganharmos o jogo, será uma boa forma de agradecer ao treinador."
Urgência em estrear os novos jogadores"Com naturalidade. Os novos jogadores entraram muito bem durante o estágio, com uma personalidade muito boa e muito respeito. Amanhã seremos uma equipa, com 22 jogadores, para mostrarmos uma boa relação no relvado e para mostrarmos que todos estarão aqui para ajudar a equipa."
Francisco Conceição, Dany Mota e Jota Silva: janela de oportunidade para o Europeu? Recorde de vitórias que alcançou ao serviço da Bélgica
"Acho que as estreias dos nossos jogadores são importantes porque é a continuação do trabalho que é feito na formação. Olhamos para a frente. Olhamos para o Europeu, que está a 8 semanas de começar. Mas depois temos a Liga das Nações e o Mundial de 2026. Podem ser importantes para o futuro. As vitórias são as consequências de um bom trabalho. O objetivo não é ganhar um particular, mas sim preparar a equipa para o Europeu. Queremos o melhor desempenho possível. Queremos ganhar o jogo."
Por que escolheu a Eslovénia como um dos adversários nesta preparação?
"Vi os jogos da Eslovénia na fase de qualificação para o Europeu. À semelhança da Suécia, é uma seleção que joga com dois avançados. São uma ameaça, principalmente no contra-ataque. É uma equipa que normalmente apresenta dificuldades aos seus adversários. Será um grande teste para nós."
Exemplo dado por Cristiano Ronaldo
"Cristiano Ronaldo é um jogador que, por si só, está sempre motivado. Foi sempre o exemplo que deu durante a sua longa carreira. É um exemplo para os seus companheiros, é um exemplo para os seus adversários. Continua a jogar como se tivesse menos 20 anos. Para nós é importante retirarmos o máximo de informação deste confronto de gerações de jogadores."
Por que deixou jogadores como Bruno Fernandes e Rúben Dias de fora?
"Já estava previsto alguns dos jogadores que estivessem no jogo com a Suécia que pudessem descansar agora. Quem tem uma Seleção como Portugal pode dar-se ao luxo de substituir 7 ou 8 jogadores sem que a qualidade seja afetada. Foi isso que decidimos fazer."
CR7 igualou Carlos Ruiz como melhor marcador de sempre na qualificação para Mundiais, na quarta ocasião em que Portugal venceu com virada
Cancelo foi o melhor elemento
Médio destacou caminhada rumo ao Campeonato do Mundo e até brincou com próximos jogos. "Vai ser em Alvalade? Ah boa!", assumiu
Lateral diz que dá o melhor de si quando é chamado à Seleção Nacional
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS