Gala 'Quinas de Ouro' distinguiu os melhores do universo da Federação Portuguesa de Futebol

Noite de craques no masculino e feminino e com emoção à mistura

Ao Minuto

20.09.2022
Gala Quinas de Ouro encerrada

23h43 - Gala Quinas de Ouro encerrada. Confira todos os destaques nas publicações abaixo e obrigado pela companhia.

20.09.2022
Fernando Gomes emocionado ao ouvir o selecionador nacional de futsal
20.09.2022
Jorge Braz: «É o maior orgulho que todos nós temos, pertencer a esta família e representar o país»

Jorge Braz, selecionador nacional de futsal, agradeceu o prémio recebido na sequência da conquista da Finalíssima.

"Palavra que repetidamente ouvimos aqui hoje neste palco foi 'orgulho'. Não sei porquê, saiu-me no domingo, que é um orgulho imenso representar Portugal, é um orgulho imenso treinar estes jogadores que representam todos os jogadores portugueses. Esta última conquista foi dedicada a todos os jogadores portugueses, meninos e meninas. Estamos cá para lhes proporcionar oportunidades. Muito obrigado à minha família do futsal, a este staff maravilhoso. Que noite especial, senhor presidente. Isto é o que representa a família FPF. É o maior orgulho que todos nós temos, pertencer a esta família e representar o país com esta alma e orgulho. Muito obrigado a todos. Não podia terminar sem desejar toda a sorte do Mundo à seleção de futebol masculino, à seleção de futebol de praia que nos ensinou o caminho e à seleção feminina de futebol", enalteceu.

20.09.2022
Mourinho: «Acordei com uma fotografia que me mandaram quando fui apresentado no Benfica há 22 anos»

José Mourinho foi distinguido pela conquista da Liga Conferência. "Dei um beijo ao Hélder [Postiga] que é a maneira de beijar todos os meus jogadores que ganharam a prova. Apesar de muitos destes cabelos brancos serem culpa tua, beijei-te a ti para beijar todos. Acordei hoje com a notícia que fazia 22 anos desde o primeiro dia em que fui treinador. Acordei com uma fotografia que me mandaram quando fui apresentado no Benfica. 22 anos depois, continuo a gostar de treinar da mesma forma, de jogar da mesma forma, de ganhar, de odiar perder, continuo a ser expulso da mesma forma... Nada mudou. Enquanto as pessoas lá em casa me continuarem a querer ver longe de casa, vou continuar por muitos mais anos", referiu o treinador da Roma.

20.09.2022
Abel Ferreira: «Quando olho para este prémio lembro-me de todas as equipas que treinei»

Abel Ferreira foi distinguido pelas conquistas no Palmeiras: "Quando olho para este prémio lembro-me de todas as equipas que treinei. De uma forma muito especial, agradeço aos meus jogadores e ex-jogadores que me ajudam todos os dias, mas também gostaria de agradecer ao staff técnico. Aproveito a oportunidade para dizer que o orgulho de ser português é imenso. Significa o trabalho daqueles que todos comigo trabalharam. Desejo um 'viva Portugal'", reiterou.

20.09.2022
Mourinho: «É para continuar. Não por mais 22 anos, que não há tempo, mas por mais alguns anos»
Paulo Calado

No dia em que completa 22 anos como treinador principal de futebol, José Mourinho confessa sentir-se forte e motivado para continuar a carreira, com o mesmo gosto pelas vitórias e a mesma aversão às derrotas.

 
"[Anos de carreira] Passaram depressa, mas é para continuar. Sinto-me bem, sinto-me forte, motivado, gosto de ganhar, detesto perder, não mudou nada. A cor do cabelo, sim, as rugas também, mas é para continuar. Não por mais 22 anos, que não há tempo, mas por mais alguns anos", disse o treinador da Roma, à entrada para a Gala 'Quinas de Ouro', que decorre na Cidade do Futebol, promovida pela Federação Portuguesa de Futebol.

Leia a notícia na íntegra.

20.09.2022
Vítor Baía: «Temos o melhor treinador português da atualidade»

Vítor Baía, vice-presidente do FC Porto, agradeceu a distinção na gala Quinas de Ouro na sequência do título nacional dos dragões: "Agradeço à FPF. Foi um ano a todos os níveis notável, com um trabalho de excelência com um presidente que é o mais medalhado do Mundo e é uma inspiração diária. Temos o melhor treinador português da atualidade, jogadores que encarnam a perfeição aquilo que é o espírito do dragão. Temos adeptos incríveis que nos apoiam de uma forma incondicional, têm tido um papel muito importante. Somos extremamente competitivos. Temos o nosso ADN e a nossa cultura. No próximo ano, espero, pelo menos, repetir os êxitos da época passada."

20.09.2022
Kika Nazareth: «Sou eu a dar a cara pela minha equipa e deram a cara há duas horas por mim, na Champions»

Kika Nazareth agradece o prémio conquistado na sequência do título nacional feminino do Benfica.

"Eu com 19 anos quero partilhar que atingi o auge do nervosismo e eu até me considero uma pessoa muito tranquila e estou aqui a tremer por todos os lados. Agradeço esta distinção. Sou eu a dar a cara pela minha equipa e deram a cara há duas horas por mim, na Champions. Trazem mais uma vez uma vitória. É o Benfica. Sem uma Federação destas por trás nada seria possível. Agradeço ao senhor presidente", frisou.

20.09.2022
António Silva Campos: «Este troféu para nós é agridoce»

António Silva Campos viu o Rio Ave ser agraciado e recordou o título da Liga Sabseg. "Este troféu para nós é agridoce. Na época transata, tínhamos estado na Liga Europa a representar Portugal muito bem, na nossa opinião. Por pouco não eliminámos o AC Milan, um grande europeu. O futebol tem destas coisas e descemos de divisão. Prometemos a nós mesmos que voltávamos no ano seguinte. Agradeço a todos que acreditam no regresso do Rio Ave", vincou o presidente dos vilacondenses.

20.09.2022
FPF entrega prémios a todos os campeões nacionais

A Federação Portuguesa de Futebol entrega prémios a todos os campeões nacionais, das competições sob a égide do organismo.

"O futsal do Sporting tem tido conquistas incríveis. Estamos de parabéns pelo que temos vindo a conquistar a nível internacional. Têm sido anos extraordinários e é para manter", vincou João Matos, capitão de futsal do Sporting.

20.09.2022
«De papo para o ar, a ler o Record...»: o dia de praia perfeito para Vasco Palmeirim
A carregar o vídeo ...
«De papo para o ar, a ler o Record...»: o dia de praia perfeito para Vasco Palmeirim
20.09.2022
Secretário de Estado da Juventude e do Desporto entrega prémio à equipa sub-19 do Benfica

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, entrega prémio à equipa sub-19 do Benfica pela conquista europeia e intercontinental

"É um prazer estar neste palco com alguns dos melhores do Mundo. Em nome do Benfica e em meu nome, agradeço este prémio. A Youth League era algo que já procurávamos há algum tempo. A Taça Intercontinental é uma prova nova. Agradeço à FPF e ao Benfica e ao presidente. Deu-nos todas as condições para estarmos nestas provas. Pessoalmente, tenho o prazer de poder trabalhar alguns dos melhores do Mundo nesta idade e fica mais fácil. Obrigado a todos", frisou o treinador Luís Castro.

20.09.2022
Mário Narciso: «Agradeço a esta gente pelo orgulho que têm tido ao representar a seleção»

Mário Narciso, selecionador de futebol de praia, falou em nome da seleção distinguida também na gala Quinas de Ouro.

"Uma grande alegria. Agradeço a esta gente pelo orgulho que têm tido ao representar a seleção e agradeço à FPF por todas as condições que nos têm fornecido para nós podermos conquistar o que temos conquistado", vincou.

20.09.2022
Zicky, Ana Azevedo e Ricardinho distinguidos

Ana Azevedo: "Pessoalmente este prémio significa muito. Como toda a gente diz e é verdade, representar o nosso país é um privilégio enorme e tenho orgulho de o fazer e espero fazê-lo por mais tempo".

Zicky Té: "O nome vem ao de cima mas não vemos o que está por trás. Obrigado aos meus companheiros e espero continuar assim".

Ricardinho: "Obrigado por terem baixado o micro (risos). Ia dar os parabéns individualmente aos jogadores, mas percebi que tinha que dar a todos. Quero desejar sorte para o futebol feminino para o apuramento para o Mundial, ao masculino no Mundial, ao futsal... Muito obrigado ao presidente [Fernando Gomes], pela aposta que fez em todos os escalões. Dei o meu melhor sempre. Depois da decisão de dar um passo ao lado, para os mais jovens darem um passo em frente, sinto que foi um passo certo depois de ter visto esta conquista. Orgulho por fazer parte desta família."

20.09.2022
Seleção de futsal feminina campeã do Mundo universitária congratulada

A seleção de futsal feminina campeã do Mundo universitária foi congratulada na gala Quinas de Ouro pelo feito alcançado em julho

20.09.2022
Francisco Neto: «Temos sido altamente competitivos e vamos continuar a ser»

O selecionador nacional feminino, Francisco Neto, falou do playoff de apuramento para o Mundial com a Bélgica.

"Acima de tudo estamos orgulhosos por estar aqui, por estar neste momento. Temos sido altamente competitivos e vamos continuar a ser. Vamos as pessoas acreditar. As jogadoras estão bem entregues nos clubes"

20.09.2022
Memória aos desaparecidos

Rogério Pipi, Rui Jordão, Dito, Ãngelo Martins, Matine, José Bastos, Jacques, Reinaldo Teles, Vítor Oliveira, Neno, Tibi, Lima Pereira, Joaquim Carvalho e Fernando Chalana foram alguns dos nomes do futebol português recordados na gala Quinas de Ouro.

20.09.2022
Cristiano Ronaldo recebeu o galardão de maior goleador de seleções: «Quero estar no Mundial e no Europeu, assumo já»

Cristiano Ronaldo recebeu o galardão de maior goleador de seleções, um prémio entregue por Fernando Gomes.

"Para mim é um orgulho receber um prémio desta dimensão. Nunca pensei que um dia pudesse alcançar. Agradeço a todos os que foram importantes na minha carreira. Foi um caminho longo, mas aproveito para dizer que o meu caminho ainda não acabou. Ainda vão levar um bocadinho mais de carga do Cris. Agradeço à FPF, se virmos as condições, futsal, camadas jovens, do futebol feminino... Espero fazer parte mais uns anos na Federação. Sinto-me ainda motivado, a minha ambição está lá em cima. Estou numa seleção com jovens. Quero estar no Mundial e no Europeu, quero assumir já. Fico contente. Já tinha saudades de receber um prémio. É com orgulho que vejo caras com quem joguei, com quem vou jogar. O Diogo até brinca comigo 'jogaste com todos, até ficas carcaça'", vincou.

20.09.2022
Bruno Fernandes e a estreia na Seleção: «É algo de extraordinário»

Bruno Fernandes recordou a estreia por Portugal. "Qualquer atleta que representa o povo e o país sente que é bom representar a Seleção. É algo de extraordinário. Desde pequenos sonhamos com isto. Digo sempre isto mas é uma alegria enorme e uma satisfação enorme, um sonho realizado", vincou.

20.09.2022
Pepe antecipa Mundial'2022: «O que poderemos esperar da nossa equipa é muito trabalho»

Pepe antecipa Mundial'2022. "O que poderemos esperar da nossa equipa é muito trabalho, entrega, dedicação e sempre a honrar o que nos damos", disse, seguindo-se Bernardo Silva.

"Rapazes e raparigas para jogar [juntos]? Acho ótimo. É uma discussão que tem de começar agora. Temos a sorte de fazer um trabalho que adoramos. Juntar alegria ao nosso trabalho é sempre ótimo. Se juntarmos rapazes e raparigas não vejo mal nenhum", explicou.

20.09.2022
Jogadores da Seleção Nacional sobem ao palco
20.09.2022
Quaresma e o Euro'2016: «Momento histórico do nosso país»

Ricardo Quaresma e o Euro'2016: "A mim e todos portugueses. Momento histórico do nosso país, como jogador da Seleção, fico orgulhoso. Foi o título mais importante da minha carreira"

20.09.2022
Pauleta e o Euro'2004: «Vimos pela primeira vez a alegria de um país à volta da Seleção Nacional»

Pauleta recordou Euro'2004. "Representar a seleção é um motivo de grande orgulho. Sentir aquela camisola é um motivo de grande orgulho, fazê-lo num Europeu em Portugal... vimos pela primeira vez a alegria de um país à volta da Seleção Nacional".

20.09.2022
Carlos Manuel e o pontapé de Estugarda: «Às vezes enganamo-nos... chutei e a bola entrou»

Carlos Manuel recordou o Euro'1984. "Teria de falar de muita coisa, já se passou tanta coisa e ainda não falaram. Para nós foi emocionante, sem dúvida alguma. Era a primeira vez que íamos a um Europeu. Havia uma crispação fora do campo entre Benfica e FC Porto. Dentro do campo não. Era trabalho. É evidente que as coisas não eram como são agora. Tínhamos na altura camisolas para treinar? Foi um sucesso. Foi uma pena não irmos à final. Histórias há muitas mas não se podem contar..."

Sobre o pontapé de Estugarda, em 1985, que colocou Portugal no Mundial'86, o antigo médio brincou. "Às vezes enganamo-nos... chutei e a bola entrou. Alguém disse que a bola ia ao lado. É um golo português não foi do Carlos Manuel. Estamos a falar do país, de Portugal, dos portugueses".

20.09.2022
Fernando Santos e a conquista do Euro'2016: «A chegada a Portugal é algo que nunca vai sair da minha memória»

Fernando Santos recordou as conquistas do Europeu e da Liga das Nações, em particular os momentos vividos em França.

"A recordação que tenho é a alegria do povo português, sentimos lá, em França. A chegada a Portugal é algo que nunca vai sair da minha memória. Os portugueses vibraram com estas duas conquistas. É a melhor imagem que posso guardar para a minha vida. Queria agradecer aos portugueses pelas memórias que nos proporcionaram mas queria agradecer a todos os que participaram nestas duas conquistas, todo o staff e jogadores. Obrigado por me terem feito feliz a mim e a Portugal. Queria deixar um forte abraço ao [Jorge] Braz. Obrigado", frisou ao Canal 11.

Também Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, recordou o Euro'2016.

"Esses momentos marcaram claramente um espaço em que tivemos oportunidade de ver o entusiasmo, a dedicação e o amor à Seleção Nacional dos portugueses. Todos nós nos lembramos dos momentos inólvidáveis que vivemos em França, chegar às seis horas da manhã de Marselha, e estarem milhares de portugueses a aguardar que chegássemos a Marcoussis. Recordo as bandeiras para jogar no Stade de France, que estavam no caminho. São momentos que nunca poderemos esquecer. Assim como a receção no dia 11. Os portugueses tiveram a oportunidade de demonstrar o carinho pela Seleção Nacional", reiterou.

20.09.2022
Seleção de futsal aplaudida após conquista da Finalíssima
20.09.2022
Pepe e Ronaldo na plateia
20.09.2022
José Mourinho: «Continuar por mais 20 anos? Tantos não direi, mas vou tentar continuar»

José Mourinho também marca presença nesta Gala 'Quinas de Ouro'. Questionado sobre se a conquista da Conference League pela Roma foi o momento mais especial da época passada, o treinador respondeu assim: "Foi a quinta conquista europeia. A primeira em 2003 e esta em 2022. Este longo tempo dá-me satistfação. [Conquistas em] 2003, 2004, 2010, 2017 e 2022, significa uma carreira. Foi o meu momento e o momento da Roma. Dar um alegria à gente apaixonada e que tem tido pouca alegria ao longo da história."

Já sobre se vai continuar no ativo nos próximos 20 anos, o técnico da Roma foi mais contido. "20 não direi, mas vou tentar continuar. Gosto muito do que faço. Sinto-me bem e forte, motivado como no primeiro dia, por isso vou continuar", referiu.

"É difícil dizer [o que temos de melhor]. Mas como estamos na casa do futebol e não só no de 11 devemos homenagear o futsal, que eles ganham tudo e não param", atirou.

20.09.2022
Joaquim Evangelista: «Ter um evento onde os jogadores podem conviver com os amigos e os adversários é fundamental»

Joaquim Evangelista destacou importância deste evento. "Os adeptos exigem muito dos jogadores e um espaço destes, onde podem conviver com os amigos e os adversários, é fundamental. A prova de que isso é possível no futebol", frisou o presidente do Sindicato dos Jogadores.

20.09.2022
Pedro Proença: «Temos de combater intolerância, racismo e xenofobia de mãos dadas»

Pedro Proença abordou este momento de festa e deixou ainda um apelo à tolerância no futebol. "Cá estamos para mais um momento de festejo, nesta tribo do futebol que se entende bem. É um desafio com imensa paixão de quem está no futebol há mais de 30 anos. Quando recebi essa possibilidade de agarrar o desafio tenho feito com muita paixão e com o objetivo de recolocar o futebol no lugar em que deve estar preciso", frisou para depois apelar: "Que se viva o futebol pelo futebol com tolerância neste combate à intolerância, ao racismo e à xenofobia. Temos de combater de mãos dadas, porque queremos que as famílias regressem ao futebol."

20.09.2022
Ricardinho: «É bom estar aqui para dar uns calduços aos meus antigos companheiros»

Ricardinho também não faltou a esta gala 'Quinas de Ouro' e mostrou-se satisfeito por voltar a rever os antigos companheiros. "Mandei mensagem a todos, temos um grupo de quando fomos campeões da Europa. Falei com o Pedro Dias e com o mister. É bom estar aqui para lhes dar uns calduços. Relembrar-lhes que é bom conquistar, mas também é importante ter essa vontade de continuar a vencer", frisou ao Canal 11.

"Passei uma temporada atribulada, problemas no clube e pela lesão que tive com cinco meses a recuperar. Sabia que era o meu último Mundial, queria aproveitar da melhor maneira e foi algo importante para fazer o que queria: chegar-me ao lado para dar lugar aos mais novos brilharem como fizeram no domingo", atirou.

20.09.2022
Jorge Braz e a conquista da Finalíssima: «É sempre possível, basta querer muito e queremos todos o mesmo»

Jorge Braz, selecionador nacional de futsal, também marca presença nesta gala e voltou a abordar a conquista da Finalíssima. "É sempre possível [conquistar algo] basta querer muito e queremos todos o mesmo. Fazer parte desta família e hoje é noite de família da FPF. Há equipas de alto rendimento e temos de ir atrás. Às vezes festejar é relembrar o que têm sido estes últimos anos. Basta querermos e querermos mais. Quando queremos muito as coisas até caem para o nosso lado", começou por dizer ao Canal 11.

Melhor momento da época: "É difícil. [Os três títulos] são todos diferentes. Foi muito especial o que vivemos no domingo. Só estamos lá porque fomos campeões da Europa. Novamente com adversários do Campeonato do Mundo. Um título para coroar os melhores das duas confederações. Foi muito especial, um momento difícil de pré-época e ainda sem jogos oficiais."

20.09.2022
Kika Nazareth e a nomeação para o prémio 'Golden Girl': «Só caí em mim quando tive de explicar à minha mãe»

Kika Nazareth preferiu não falar em conquistas individuais e repartir os loiros com a equipa do Benfica quando questionada sobre o que mais destaca da época passada. "É relativo. Todo o percurso tem sido muito importante. Este ano começa de forma muito gira, o que me deixa sem palavras. O sucesso da época passada foi fruto do que fizemos ao longo deste ano. É notória a evolução do futebol feminno, assim como do futsal feminino e mesmo do futebol de praia que está em crescimento. Há que valorizar", frisou.

A jogadora das águias revelou ter ficado surpresa quando viu a nomeação para o prémio de 'Golden Girl' e contou uma situação engraçada. "Foi uma surpresa, não estava a espera de todo. Saio de um treino e vejo 'Parabéns Kika' e pensei: 'não faço anos'. Só depois comecei a ver e pensei que seria algo simbólico. Só depois é que começo a perceber a dimensão. Só caí em mim quando tive de explicar à minha mãe, que as vezes tem dificuldade em perceber a dimensão do futebol. Só depois percebi que é importante. Traz um responsabilidade tremenda, que me deixa nervosa, mas fiquei sem palavras", contou com alguma emoção à mistura. 

À mesma hora que falou ao Canal 11, a equipa feminina do Benfica está a jogar com o Rangers, o acesso à fase de grupos da Champions feminina. "Devia estar a ver, mas já pegar no telemóvel. Vinha no carro a ver o jogo e estava nervosa. Acredito nelas. Estou a torcer por elas que estão a jogar por mim. Vão e vamos à conquista da Europa e do Mundo, também por causa do trabalho da FPF. O futebol feminino está a dar passo gigante na história. Lá estaremos este ano sem dúvida", concluiu.

20.09.2022
José Augusto: «Ainda me sinto um bocado mal disposto pela forma como perdemos com Inglaterra no Mundial'66»

Alexandre Baptista e José Augusto recordaram a participação de Portugal no Mundial'1966, que terminou em 3.º lugar. "Fomos para lá em julho. Estivemos em estágio. Estava tudo bom, porque o Benfica e o Sporting tinha sido eliminados na Taça de Portugal e tivemos mais tempo. Não nos ligaram muito quando chegámos a Londres. É o costume. Mas viram que não era bem assim. Fizemos coisas muito interessantes. Ficámos em 3.º lugar e ganhámos à Rússia. O esforço adicional ficou sempre no ar. O 2-1 contra Inglaterra ainda está atravessado", frisou o primeiro ao Canal 11.

Já José Augusto destacou o amor ao futebol. "A paixão pelo futebol fica sempre para a eternidade. Ainda me sinto um bocado mal disposto pela forma como perdemos com Inglaterra no Mundial, mas o futebol é assim", afirmou, revelando acompanhar as novas gerações de futebolistas com o desejo de que "tudo corra pelo melhor".

"Ficamos muito satisfeitos quando aparecem equipas nacionais a jogar da forma como nós fazíamos tão bem e agora até bem melhor que nós", vincou.

20.09.2022
José Couceiro e a importância dos prémios individuais: "Significa que continuamos a ser competitivos»

José Couceiro destacou a importância dos prémios individuais. "Significa que continuamos a ser competitivos no futebol, no futsal e no futebol de praia. Vencemos hoje e também ganhámos no futebol feminino com as sub-17. São motivos de alegria. Ter treinadores e jogadores com sucesso pelo Mundo é muito importante e faz com que tenhamos muito orgulho nos nossos compatriotas, quer internamente quer pelo Mundo", frisou o diretor técnico nacional da FPF ao Canal 11.

20.09.2022
Carolina Pedreira recorda vitória na final do Mundial universitária de futsal feminino

Carolina Pedreira, campeã mundial universitária de futsal feminino por Portugal, recordou essa final. "Foi sofrer até ao fim e um dos melhores momentos da época para mim. Para além de ter sido campeã mundial também foi muito bom chegar à Seleção Nacional", afirmou a jogadora do Sporting, que é prima de Erick Mendonça, também jogador de futsal dos leões.

20.09.2022
Ricardo Costa perspetiva gala: «Espero uma grande conquista»

Ricardo Costa, antigo internacional português, perspetivou a gala desta noite ao Canal 11. "Espero uma grande conquista. É um momento para recordar momentos e estar ao lado de antigos companheiros", frisou.

20.09.2022
Arranca a 'Black Carpet'

Os convidados começam a chegar à Cidade do Futebol e vão passando pela passadeira preta - uma espécie de pré-gala. Alguns deles vão mesmo falar ao microfone do Canal 11, antes do início da gala propriamente dita às 21h30. 

20.09.2022
Homenagens aos campeões e destaque para a seleção principal de futebol feminino

Nesta gala serão homenageados os campeões da época passada e ainda os que representaram a Seleção Nacional masculina. Para além disso, também serão destacados todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento do futebol português nos últimos 100 anos. Também o percurso da seleção principal de futebol feminino estará em destaque no evento.

20.09.2022
Cidade do Futebol recebe a Gala 'Quinas de Ouro'

A quarta edição da Gala 'Quinas de Ouro' decorre esta terça-feira, na Cidade do Futebol, a partir das 21h30.
O evento é organizado, em parceria, por Federação Portuguesa de Futebol, Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e Associação Nacional dos Treinadores de Futebol. Pode acompanhar aqui tudo o que acontece em direto!

Por Record
6
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Seleções

Notícias

Notícias Mais Vistas