Fernando Santos em entrevista: o futuro como selecionador nacional, as "oscilações" desde 2018 e o sistema

À TVI, o treinador disse que sai caso Portugal não vá ao Mundial e falou das dificuldades em integrar na plenitude a nova geração

• Foto: Bruno Colaço

Ao Minuto

17.11.2021
Fim da entrevista

Fernando Santos garantiu que vai continuar na Seleção Nacional até que não seja cumprido um objetivo (neste caso o apuramento para o Mundial), como o próprio fez questão de vincar numa entrevista à TVI. O selecionador nacional admitiu que quase tudo correu mal diante da Sérvia, um dos piores jogos do seu consulado, a par daquele diante da Alemanha, no Euro'2020.

Santos garantiu ainda ter o plantel ao seu lado e disse que tem havido "oscilação desde 2018": "Quando falamos depois de 2018, com esta nova geração, com características diferentes, passamos a jogar em 4x3x3 e a regularidade exibicional baixou. Houve períodos mesmo baixos mas também outros bons."

17.11.2021
Fernando Santos: «Visão de futebol ultrapassada? Não concordo com isso»

A sua visão do futebol está ultrapassada?

"Não concordo mesmo com isso. Amorim tem feito trabalhado fantástico e quando perdeu com Ajax já se dizia que não podia jogar assim. Mas ninguém se lembrou que não estava Coates. Quando voltou, ganhou."

17.11.2021
Fernando Santos explica gesto de Ronaldo no final do jogo

Flash interview de Bernardo Silva e Gestos de Ronaldo no final

"Bernardo Silva? Falámos a mesma coisa na flash interview, concordo com o que ele disse. Ronaldo? Quando o jogo acabou a desilusão era brutal, os jogadores estavam no chão e outros de cabeça baixa. Fui ao campo apoiar os jogadores e quando ia a passar pelo Cristiano falava com o jogador sérvio ali e dizia 'se não me tivessem r... o terceiro golo lá não te estavas a rir'. Só lhe disse para ter calma e segui para apoiar os outros."

17.11.2021
Fernando Santos: «No dia em que deixar de cumprir um objetivo eu saio sozinho»

FPF mantém confiança? Falou com Fernando Gomes depois do jogo com a Sérvia?

"Falei, mas não só a seguir a este jogo. Desde que entrei para a Federação Portuguesa de Futebol, em 2014, sempre falámos e análisamos. Sempre, em todas as circunstâncias, falámos. Ele [Fernando Gomes] é extremamente exigente e eu também sou muito exigente comigo. A seguir a isso, para além das nossas conversas diárias, sempre a seguir a estes momentos fazemos uma reflexão individual. Ontem conversámos sobre as nossas reflexões e o que entendemos é que sou o homem certo para continuar ao serviço da Seleção Nacional e juntos levarmos Portugal ao Mundial"
 
Falou de uma eventual saída com Fernando Gomes depois do jogo da Sérvia?

"Não falámos de uma saída e nem cheguei a ponderar, de maneira nenhuma. Quando me comprometi com Fernando Gomes, em 2014, disse que no dia em que deixar de cumprir um objetivo eu saio sozinho, nem precisamos de falar. Ainda não falhei nenhum objetivo. Definimos sempre objetivos e todos foram cumpridos. Três apuramentos, agora não passámos de forma direta. Mas quantas vezes Portugal foi ao play-off? Não se apurou?"
 
Demite-se caso seja eliminado?

"Não vai acontecer, mas se isso acontecer eu saio"

17.11.2021
Fernando Santos: «Conto com Rafa em absoluto»

Problemas com Rafa?

"É totalmente falso. Esteve nas últimas duas convocatórias, está comigo desde 2015, quando ainda estava no Braga. Ganhou o Europeu e a Liga das Nações. Foi convocado e vai voltar a ser chamado. Faz parte da lista de 30 jogadores. Porque é que em Março não estaria presente outra vez? Está tudo tranquilo, é um jogador que conto sempre".

17.11.2021
Fernando Santos: «A minha relação pessoal e profissional com os jogadores é excelente»

Relação com jogadores?

"Estão bem. A minha relação pessoal e profissional com os jogadores é excelente. [Sinto que estão do meu lado? Sim. Mas quando os jogadores com qualidade não jogam, há sempre insatisfação. Na Seleção há grande qualidade, mal seria se fosse assim. Ficaria preocupado se os jogadores da Seleção não jogam com regularidade ficassem satisfeitos"

17.11.2021
Fernando Santos: «Não ficamos confortáveis contra 3 defesas»

Geração boa. O que tem falhado?

"Sempre que defrontámos equipas a quatro isso não se notou. Temos tido sempre dificuldades contra equipas com três defesas. Bélgica ou Suíça, por exemplo. Tem a ver com a forma como enquadramos os jogadores. Não ficamos confortáveis contra 3 defesas. Apesar do pouco tempo que vou ter, sinto que vou resolver a questão. Vamos alterar e vamos colocar os jogadores de uma forma clara, para se sentirem confortáveis, independentemente do adversário"

17.11.2021
Fernando Santos: «Tem havido muita oscilação desde 2018»

O que vai mudar até março?

"Tem havido muita oscilação desde 2018. Os dois últimos jogos foram maus. Quando falamos depois de 2018, com esta nova geração, com características diferentes, passamos a jogar em 4x3x3 e a regularidade exibicional baixou. Houve períodos mesmo baixos mas também outros bons. Em 2019, esta equipa ganhou a Liga das Nações e venceu a Itália, que começou aquela série. No entanto, houve jogos razoáveis, dois deles a caminhar para o mau, nomeadamente contra a Irlanda. E depois dois maus, maus: contra a Alemanha, o pior de todos, e este com a Sérvia. Esperava que a equipa funcionasse, acredito no valor de quem está em campo, mas nunca jogaram em conjunto. Não é dar desconto mas a probabilidade de sair uma boa exibição era menor. A primeira parte contra a Sérvia foi muito mau, só contra a Alemanha foi tão mau. Porquê? Atitude, concentração, isso tiveram... o plano é que não funcionou. E aí a responsabilidade é minha se não consegui passar a mensagem, de pressionar e ter sentido ofensivo. Entrámos muito bem mas depois jogámos nos últimos 30 metros, não me lembro de isto ser feito comigo."

17.11.2021
Entrevista a Fernando Santos

Três dias depois da inesperada derrota em casa com a Sérvia, que custou o apuramento direto para o Mundial'2022, Fernando Santos vai à TVI para, numa entrevista no Jornal das 8, abordar o que correu mal e o futuro da Seleção Nacional. Para seguir aqui, em direto!

Por Record
29
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

Ultimas de Seleções

Notícias

Notícias Mais Vistas