Fernando Santos: «Ronaldo? Não há duas lideranças»

Elogia o capitão mas sem esquecer a hierarquia

• Foto: Reuters

Fernando Santos recusou esta terça-feira a ideia de haver duas lideranças na Seleção Nacional, quando questionado sobre a voz de comando de Cristiano Ronaldo.

"Não há duas lideranças. Entendo a ideia, mas há uma hierarquia nas lideranças, é preciso colocar um ‘pontozinho’ nisto. A liderança sou eu. Agora o Cristiano, enquanto capitão de equipa, tem tido um papel fortíssimo nesta união. Muito pela sua forma de estar, pela atitude, por ter estado sempre disponível para servir a Seleção Nacional. É esse exemplo que acaba por se tornar numa liderança", começou por dizer.

O técnico continuou os elogios ao capitão, dizendo que é um exemplo para os mais novos: "Muitos destes miúdos colecionaram cromos do Cristiano Ronaldo quando ele apareceu em 2003, alguns tinham 7 ou 8 anos, habituaram-se a ver nele um ídolo. De repente, hoje jogam com o Cristiano e ouvem que ele é alguém inacessível, mas depois entendem que é uma pessoa diferente, um colega, alguém disponível para estar com eles, para os apoiar, para estar nas brincadeiras. Além disso, demonstra uma disponibilidade incrível, não apenas no Euro’2016, mas em todos os jogos, de sacrifício pela equipa, sacrifício entre aspas: dá-se à equipa. Só por isso marca logo a liderança, é normal que isso aconteça e não colide em nada com aquilo que é a liderança natural do treinador. É sempre bem-vinda".

Lesão na final foi "momento de impacto"

Fernando Santos recordou a lesão de Cristiano Ronaldo na final do Euro'2016, admitindo que foi um "momento de impacto" e explicando como deu a volta à situação.

"Aquele é um momento de impacto, tínhamos montado uma estratégia que estava a correr bem e passava muito por Ronaldo. Mas continuei a acreditar que era possível vencer e os meus jogadores também, mas todos eles tiveram aquele impacto. Houve um momento de ansiedade para que o intervalo chegasse", referiu.

Por António Bernardino e Luís Miroto Simões
3
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Seleções

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.