Marcelo Rebelo de Sousa: «Esquecer divisões e ultrapassar agruras»

Chefe de Estado destaca importância das seleções na unidade nacional

Marcelo Rebelo de Sousa destacou, no discurso de inauguração da Casa do Futebol, o contributo que as seleções nacionais têm dado para o espírito de união entre os portugueses, "independentemente das suas opções de crença, de religião, de doutrina, de ideologia, de política ou até de clube."

"Há momentos inesquecíveis, vividos a propósito ou por causa de uma seleção nacional. Cá dentro ou numa comunidade portuguesa lá fora. Ou numa cidade ou num campo de um país irmão na língua. Um gesto, um golo, uma vitória, uma emoção partilhada, um sofrimento sentido, uma noção de pertença espiritual que permitiu esquecer divisões ou, por umas horas, ultrapassar agruras ou sublimar infortúnios", recordou o Presidente da República, não marginalizando aqueles que continuam afastados desta realidade.

"Ainda encontro de quando em vez um compatriota insensível a essas emoções, por uma predesposição intelectual, ou agnóstico perante essas sensações, por rejeição do que apelida de mercantilismo do desporto atual. Eu admito que não seja estimulante, nem a ideia de que o mundo do futebol possa ser um estado independente da comum vivência comunitária nem a dúvida sobre a transparência de competições ou organismos desportivos internacionais", admitiu o chefe de Estado, recusando-se a aceitar que isso possa suceder no nosso país: "O PR portuguesa acredita que em Portugal nunca será possível nem a imunidade nem a impunidade deste ou de qualquer outro domínio da vida nacional e ainda mais o esvaziamento do significado das nossas seleções, como testemunho da corajosa lisura das nossas gentes"

Por João Lopes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Seleções

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.