Os elogios a Cristiano Ronaldo, a dupla com João Neves e o favoritismo no Euro'2024: o que disse Vitinha

Médio fez a antevisão ao Eslovénia-Portugal, marcado para amanhã

• Foto: Vítor Chi

Vitinha foi o jogador escolhido para fazer a antevisão ao particular entre Eslovénia e Portugal, marcado para amanhã. O médio do Paris Saint-Germain destacou a importância de Cristiano Ronaldo e frisou que a Seleção Nacional está entre os favoritos a conquistar o Europeu'2024.

"Todas as bases já temos desde há algum tempo. Eu talvez tenha um pouco mais porque me interesso, porque pergunto e porque gosto."

Há muito concorrência no meio-campo da Seleção. Não tem tanto tempo em relação ao tempo que tem no PSG... Considera que existe alguma incompatibilidade em jogar com João Neves no meio-campo?

"O futebol é mesmo assim. São contextos diferentes, o clube e a Seleção. Temos muitos jogadores de qualidade, em grandes equipas na Europa e quase todos eles jogam sempre. Alguém tem de ficar de fora. Claro que não quero ficar de fora, mas percebo. Cabe-me a mim demonstrar nos treinos. Mas realmente temos muitas opções de qualidade. Vou fazer de tudo para que não seja eu. Dupla com João Neves? O míster saberá melhor do que eu, mas acho que não há isso de incompatibilidades."

Nuno Mendes

"Eu não sou a melhor pessoa para falar disso porque não sou médico ou fisioterapeuta, mas sei que ele está feliz e realizado por poder voltar a jogar e contribuir, tanto na Seleção como no clube. Cabe ao departamento médico e ao mister decidir. Estou muito feliz por poder contar com ele, tanto no clube como na Seleção."

Preparação para o Europeu

"Penso que estes jogos servem mesmo para isso, para preparar, queremos ganhar mas são jogos de preparação para o Europeu. Ainda temos bastantes coisas para melhorar e vamos tentar aproveitar amanhã para fazê-lo, tanto ofensiva como defensivamente."

Oportunidades

"Como disse, temos 8 jogadores novos que não estavam na primeira parte do estágio e que certamente estarão com muita vontade e energia. Vamos estar frescos e também há os jogadores que jogaram pouco ou não jogaram em Guimarães. Sei que toda a gente vai tentar aproveitar a oportunidade para mostrar a sua qualidade."

Memórias deste estádio

"As memórias são boas, mas também jogamos aqui a final do Europeu de sub-21 e também alguns das eliminatórias e fase de grupos. Foi um grande torneio, mas infelizmente perdemos na final com a Alemanha, infelizmente é essa memória que fica. Mas tenho boas memórias deste estádio."

Importância de Cristiano Ronaldo

"Ainda é super importante, é o nosso capitão. Não quero cometer nenhum erro, mas provavelmente é o melhor marcador [de Portugal] da fase de qualificação. Para além do que faz dentro de campo, também tem um papel importante fora dele."

O nosso selecionador disse que Portugal é um dos candidatos a vencer o Euro. Qual é o vosso objetivo para o torneio?

"Claramente que queremos ganhar, como qualquer seleção, mentiria se não o dissesse. Temos uma grande seleção. Nós, juntamente com duas ou três seleções, somos bastante candidatos. Assumimos isso. Mas vamos pensar jogo a jogo e agora queremos pensar no jogo contra a Eslovénia."

Antes de marcar presença na conferência de imprensa, Vitinha havia falado em exclusivo ao Canal 11. Nesse momento, o médio de 24 anos voltou a referir que o principal objetivo para o jogo de amanhã é mesmo consolidar conceitos e deixou elogios a Roberto Martínez. "Será mais um jogo de preparação, um típico jogo de preparação em que ambas as equipas querem preparar da melhor forma o Europeu. Nós ainda vamos analisar a Eslovénia da melhor forma para sabermos o que nos espera amanhã e para podermos ganhar."

O estágio foi um pouco diferente. O que acharam os jogadores destes dois grupos?

"É de louvar, porque raramente os selecionadores pensam desta forma, no jogador também, e da nossa parte já lhe agradecemos também porque são muitos jogos, cada vez são mais, e menos tempo para descansarmos. Falo por mim, nós que estamos fora do país, também sentimos muitas saudades de casa e passamos muito pouco tempo perto das nossas famílias e amigos e quando assim o é, é uma maravilha."

Mais golos e assistências...

"Chuto mais. É realmente algo que eu tenho de dar mais atenção, mas também acredito que não é primordial para um médio. Creio que já fiz grandes jogos e grandes épocas em que não fiz nem golos nem assistências, mas infelizmente no futebol atual olha-se muito para os números e é um bocado contra a minha opinião. Mas a verdade é que as coisas são assim e eu tenho que me adaptar. Fazer mais golos e assistências também ajuda a equipa."

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Seleções Notícias
Notícias Mais Vistas