Portugal 100% vitorioso no curto histórico de confrontos com a Croácia

Seleção Nacional defronta vice-campeã do Mundo na quinta-feira, no Estádio Algarve

Portugal apresenta um saldo 100% vitorioso nos quatro confrontos com a congénere da Croácia, mas nunca defrontou a seleção balcânica com o estatuto com que a vai encontrar na quinta-feira, no Estádio Algarve: a de vice-campeã mundial.

A equipa croata não só perdeu todos os encontros, como não marcou qualquer golo, tendo sofrido sete, o mais importante dos quais para a equipa das quinas foi marcado pelo avançado Ricardo Quaresma, na sofrida vitória por 1-0 em Lens, em França, nos oitavos-de-final do Euro'2016.

Após um nulo no fim do tempo regulamentar, Quaresma quebrou aos 117 minutos a resistência da equipa cuja base atingiria a final do Euro'2016, mantendo Portugal no torneio, que acabou por conquistar ao vencer no jogo decisivo a anfitriã França, utilizando a mesma fórmula (1-0, no tempo extra).

Três anos antes, em 2013, a seleção nacional tinha-se imposto pela mesma margem num jogo particular realizado na cidade suíça de Genebra, graças a um golo solitário de Cristiano Ronaldo, que, tal como Quaresma, ficou de fora dos convocados para a partida de quinta-feira.

O triunfo alcançado em 2005 na única partida realizada em solo português, em Coimbra, foi um pouco mais categórico, por 2-0, com golos de Petit e Pauleta, mas confirmou uma tendência de 'encurtamento' dos resultados sobre a equipa croata.

O primeiro embate entre as duas seleções, na última jornada do grupo D do Europeu de 1996, em Nottingham, em Inglaterra, terminou com a vitória mais robusta, por 3-0, mas foi obtida frente um adversário muito desfalcado, que já tinha assegurado a qualificação e por essa razão alinhou com vários habituais suplentes.

Portugal venceu não apenas o jogo, com golos marcados por Luís Figo, João Vieira Pinto e Domingos, mas também o agrupamento, apesar ter sido eliminado logo na fase seguinte, os quartos de final, pela República Checa, destino idêntico ao que conheceu a Croácia, frente à Alemanha.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Seleções

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.