Portugal-Bélgica: Mais do que um jogo de futebol

Duelo ficará marcado por gestos de solidariedade em Leiria

• Foto: João Miguel Rodrigues

O Portugal-Bélgica desta noite não será apenas um jogo de futebol. Faz precisamente uma semana que Bruxelas acordou debaixo de um pesadelo, com uma série de atentados que vitimou 35 pessoas e fez mais de 350 feridos. Nessa terça-feira, dia 22, as seleções de Portugal e da Bélgica já preparavam os compromissos particulares com vista à sua presença no Euro’2016, entre eles um Bélgica-Portugal agendado precisamente para hoje. Quis a vontade dos responsáveis das duas federações que o futebol não se rendesse ao terrorismo e em 24 horas o jogo trocou de palco – do Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas, para o Magalhães Pessoa, em Leiria.

Cerca de 1.600 quilómetros separam as duas cidades, mas logo à noite portugueses e belgas estarão em uníssono na condenação daqueles que privam a liberdade no Mundo pela via do terror. Pouco antes das 19.45, os jogadores das duas seleções irão juntar-se no relvado para um minuto de silêncio em memória das vítimas dos atentados e entoar em conjunto os dois hinos nacionais. A FPF irá distribuir pelos espectadores milhares de bandeiras da Bélgica, e nas muralhas do castelo de Leiria serão projetadas as cores preto, amarelo e vermelho.

As mais altas figuras do Estado português irão marcar presença na tribuna VIP do estádio, nomeadamente o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República Ferro Rodrigues e o primeiro-ministro António Costa, num claro sinal político de solidariedade pela tragédia que afetou a nação belga.

Ontem foi feriado na Bélgica e os serviços diplomáticos estiveram encerrados em Portugal, pelo que não foi possível confirmar a presença de individualidades belgas, para além do embaixador no nosso país, Boudewijn Dereymaeker, convidado pela FPF logo após a decisão de passar o jogo para Leiria. Os jogadores belgas irão entrar em campo com o equipamento habitual mas inscrito nas suas camisolas uma mensagem de homenagem às vítimas dos atentados, guardada em segredo até à hora do jogo.

Depois serão 90 minutos de futebol, num jogo de caráter particular entre a seleção nº 1 do ranking FIFA (Bélgica) e a nº 7 (Portugal), ambas com aspirações a brilhar no Europeu de França a partir de 10 de junho.

Inglaterra-França quatro dias após os atentados em Paris
O jogo desta noite em Leiria terá uma carga simbólica como o Inglaterra-França em novembro de 2015, quatro dias depois dos atentados em Paris que fizeram 129 mortos e mais de 300 feridos. A ‘Marselhesa’ foi entoada em coro pelos milhares de espectadores em Wembley, com os jogadores unidos no centro do relvado. As cores azul, branco e vermelho decoraram as bancadas e a divisa "Liberdade. Igualdade e Fraternidade" foi exibida na fachada principal do estádio. O príncipe William e os selecionadores Didier Deschamps e Roy Hodgson depuseram uma coroa de flores no recinto e foi observado um minuto de silêncio. Quanto ao jogo, a Inglaterra venceu por 2-0, mas nessa noite o resultado não era o mais importante….

Livro de condolências na Embaixada da Bélgica
A Embaixada da Bélgica em Portugal abriu um livro de condolências em memória das vítimas dos atentados da semana passada em Bruxelas. O livro estará disponível hoje, entre as 9h30 e as 13 horas, nas instalações da embaixada na Praça Marquês de Pombal, n.º 14, 6.º andar, em Lisboa, para quem desejar expressar a sua solidariedade para com as famílias das vítimas. As mensagens também poderão ser enviadas, via e-mail (lisbon@diplobel.fed.be) , para a página do facebook da embaixada belga ou http://diplomatie.belgium.
be/en/condolences.jsp.

Homenagem sentida antes da partida
A seleção da Bélgica viajou para Portugal no último domingo e aproveitando a presença no aeroporto de Zavantem, uma delegação prestou homenagem às vítimas junto ao terminal de partidas onde aconteceram as explosões. O treinador Marc Wilmots e os jogadores Axel Witsel e Nicolas Lombaerts depuseram uma coroa de flores no local e assinaram um placar, no qual o selecionador belga deixou uma mensagem particular: "Juntos seremos fortes. Viva a Bélgica!"

Segurança apertada no Magalhães Pessoa
A Polícia de Segurança Pública irá proceder a um reforço do dispositivo de segurança para o jogo desta noite em Leiria. Sublinhando que "não existe qualquer risco adicional identificado para este evento", a PSP recomenda os adeptos a chegarem mais cedo ao estádio e que "evitem transportar consigo mochilas, sacos o outros objetos que possam atrasar os processos de revista". Refira-se ainda que para além da empresa de segurança que já tinha assegurado o serviço na semana passada para o jogo com a Bulgária há uma empresa de segurança belga em Leiria, que fez ontem, no Estádio Magalhães Pessoa, o acompanhamento da conferência e do treino dos red devils. As mochilas de todos os jornalistas foram revistadas à entrada e uma que ficou esquecida na sala de imprensa do estádio motivou a pronta intervenção dos seguranças que rapidamente identificaram o seu portador.

Por Paulo Quental
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Seleções

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.