Portugal: uma equipa envelhecida, baixa e magra

Estudo às 50 primeiras do ranking FIFA

A Seleção Nacional é uma das mais velhas nas primeiras 50 do ranking FIFA. De acordo com um estudo do Observatório do Futebol divulgado hoje, os jogadores utilizados por Fernando Santos em 2015 tinham uma média de idades de 28,4 anos, um número igual ao apresentado por Suécia e Itália. Apenas sete seleções das 50 analisadas apresentam um valor superior.

Além disso, Portugal é a quinta equipa com maior percentagem de jogadores acima de 30 anos utilizados, com 36,9 por cento. À nossa frente, apenas Eslováquia, Brasil, Escócia e Irlanda do Norte. Não surpreende, por isso, que tenhamos um dos jogadores mais velhos a jogar a nível internacional: Ricardo Carvalho, que fez o último jogo pela Seleção a 8 de outubro, com 37,42 anos. Mais velhos, só três guarda-redes: o húngaro Kiraly (39,65), o norte-irlandês Roy Carroll (38,15) e o italiano Gianluigi Buffon (37,83).

Outros dados curiosos dizem respeito a altura e peso. Portugal, com uma média de 180,5 centímetros, é uma das seleções europeias mais baixas - apenas a Escócia (180,1 cm) e a Espanha (179,2 cm) estão abaixo. No peso, somos dos mais magros, com 73,7 quilos, apenas acima da Inglaterra (73,5).

O levantamento foi feito com base em todos os encontros de 2015, entre oficiais e particulares. No caso de Portugal, foram 10 partidas, nas quais foram utilizados 45 jogadores. E o mais utilizado foi Nani, que esteve 663 minutos em campo.

Por Sérgio Krithinas
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Seleções

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.