Roberto Martínez: «Compreendia as dúvidas: porquê um estrangeiro quando os portugueses são dos mais requisitados?»

Selecionador Nacional em entrevista à Marca

Roberto Martínez
Roberto Martínez • Foto: Victor Sousa/Movephoto

Roberto Martínez deu um extensa entrevista à Marca na qual passou em revista muitos temas da carreira, inclusivamente a chegada à Seleção portuguesa. O técnico de 52 anos disse que sempre teve noção que poderiam existir dúvidas devido ao facto de ser estrangeiro e que, por isso, fez questão de aprender rapidamente a língua.

"É curioso. Só houve dois treinadores estrangeiros e ambos eram de língua portuguesa, brasileiros, mas sempre me senti muito bem acolhido, com muito carinho. Não só como treinador. No dia a dia, com a minha família, sentimo-nos em casa. Compreendia que pudessem existir dúvidas: por que precisamos de um treinador estrangeiro quando os portugueses são dos mais requisitados? Por isso, a minha proposta foi aprender a língua o mais rápido possível. Se eu fosse adepto, gostaria que o treinador falasse português", disse ao diário espanhol Roberto Martínez, destacando ainda a forma como se trabalha nos escalões de formação.

"Conseguimos abrir caminho para novos talentos que chegaram para ganhar jogos: Vitinha, João Neves, Francisco Conceição, Pedro Neto, Renato Veiga... O futebol de formação em Portugal é incrível e um exemplo para outros países. Gosto sempre de salientar isso. Com 11 milhões de habitantes, consegue todos os anos ter 3/4 jogadores de altíssimo nível. Ao nível das seleções, temos três dias para preparar um jogo. Não faz sentido mudar os 23 jogadores em cada lista, porque perdem-se os conceitos. Mantivemos o compromisso de jogadores com muita experiência que adoram estar na seleção: Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rúben Neves, Rúben Dias, Cristiano Ronaldo."

7
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Seleções Notícias
Notícias Mais Vistas