Santos tem a palavra

Selecionador nacional revela esta noite eleitos para França

A contagem final da Seleção Nacional para o Europeu’2016 inicia-se esta noite quando Fernando Santos revelar a lista de 23 jogadores que levará à prova que vai decorrer em França entre 10 de junho e 10 de julho. Nas últimas horas, o selecionador nacional acertou com o seu staff técnico, mas também com o departamento médico da FPF, as poucas dúvidas que tinha, sendo que as principais estavam relacionadas precisamente com a condição física de dois ou três jogadores.

A maior questão levantada no fim de semana prendeu-se com Bernardo Silva, médio-ofensivo do Monaco, que se lesionou na coxa da perna direita e chegou a Lisboa no domingo de manhã. Bernardo foi observado pelos médicos da Seleção mas nenhuma informação esteve disponível.

Também a condição física de João Moutinho preocupou o selecionador nacional, apesar de neste caso as notícias serem mais tranquilizadoras. O médio disputou apenas três dos últimos oito jogos do Monaco, contabilizando 37 presenças em 52 possíveis na equipa ao longo da época. Foi possível saber que Fernando Santos esteve em contacto com Leonardo Jardim para se inteirar da evolução do médio de 29 anos.

Poucas dúvidas

Ao longo dos últimos meses, Fernando Santos foi deixando entender que a escolha dos 23 jogadores que levará a França será subordinada não apenas ao bom ou mau momento de cada um, mas acima de tudo ao seu plano geral para a prova. Como é que cada um dos eleitos se integrará, que papel cada um terá de desempenhar, como irá enquadrar-se nas opções táticas para cada jogo em particular e para toda a prova.

É por isso que uma das grandes interrogações que se coloca neste momento se prende com a eventual chamada de Renato Sanches. O jovem médio do Benfica fez uma boa temporada, foi mesmo uma das grandes revelações do seu clube e de toda a Liga portuguesa, mas resta saber se ele se enquadra na ideia de jogo e de equipa que Fernando Santos tem para o Europeu.

A lista possível

Num exercício normal, pode dizer-se que a lista de 23 de Fernando Santos (com três guarda-redes, oito defesas, sete médios e cinco avançados) não deverá andar longe dos seguintes nomes:

Guarda-redes: Rui Patrício, Eduardo e Anthony Lopes.

Defesas: Cédric, Vieirinha, Ricardo Carvalho, Pepe, Bruno Alves, José Fonte, Eliseu e Raphaël Guerreiro.

Médios: William Carvalho, Danilo Pereira, João Moutinho, André Gomes, Adrien Silva, João Mário e Rafa Silva.

Avançados: Cristiano Ronaldo, Nani, Ricardo Quaresma, Bernardo Silva e Éder.

É evidente que Renato Sanches, Pizzi, André André, Ricardo Pereira, Antunes ou Hugo Vieira são nomes que podem surgir na lista, mas certamente que a chamada de um ou outro poderá estar sujeita, por exemplo, à condição física de Bernardo Silva ou à vontade de o selecionador nacional ir além das escolhas que foi fazendo ao longo da fase de qualificação e nos jogos de preparação.

De uma forma ou de outra, logo mais, na Cidade do Futebol, todas as dúvidas serão esclarecidas. Tem a palavra Fernando Santos.

Por José Carlos Freitas
2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Seleções

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.