Seleção dá metade do prémio de qualificação do Euro'2020 ao futebol amador

Jogadores, técnicos e dirigentes cedem metade da verba que receberam

• Foto: Paulo Calado

Os elementos da Seleção Nacional concordaram em doar metade do prémio pela qualificação para o Campeonato da Europa ao fundo criado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para apoiar os clubes do futebol não profissional. A decisão foi tomada ontem e mereceu a concordância de todos os envolvidos. Contas feitas, é um valor superior a um milhão de euros que se irá juntar aos 4,7 milhões de euros já garantidos pela FPF, fazendo a verba total chegar perto dos seis milhões de euros.

O valor diz respeito a prémios que seriam pagos a todos os jogadores envolvidos na fase de qualificação, bem como equipa técnica e dirigentes de topo. Os beneficiários serão os clubes abrangidos pelo programa de apoio anunciado no início da semana passada pela FPF, em que se encontram os clubes que disputam todas as provas seniores não profissionais: Campeonato de Portugal, Liga feminina, 2ª Divisão feminina, Liga de futsal, 2ª Divisão de futsal e Liga feminina de futsal.

A presença no Euro garantia à FPF um valor de 9,25 milhões de euros, valor pago a todas as seleções presentes. Desse valor, como é habitual, uma parte seria entregue às pessoas que contribuíram para a qualificação – as mesmas que, agora, aceitaram reduzir o valor para metade. O adiamento do Euro para 2021, com o consequente adiamento também do pagamento da UEFA, não impediu a FPF de avançar com esses pagamentos.

Todos os clubes poderão candidatar-se a esse fundo desde que tenham salários em dia. As transferências serão feitas em duas tranches, em maio e junho, e os emblemas terão de devolver o dinheiro a partir de junho de 2021, o que farão sem juros durante quatro anos. Se nunca falharem um pagamento e mantiverem o mesmo número de equipas, os clubes ficarão isentos da devolução dos últimos 25 por cento.

Por Sérgio Krithinas
2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Seleções

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.