Após a cerimónia de condecoração dos vencedores do Mundial de sub-17, Bino Maçães falou aos jornalistas, apelando a que os clubes continuem a apostas nestes jovens jogadores, cheios de talento: "O que estes miúdos fizeram no Europeu e agora no Mundial, para ganhar estes dois troféus, foi excelente."
Acha que os miúdos percebem o que lhes está a acontecer? "Às tantas, os pais ainda vão ter de lhes explicar, eles ainda são menores e é a primeira vez que estão a passar por uma situação destas, mas é justo."
O selecionador também tem o papel de lhes dizer o que isto significa? "Nós temos desde o primeiro momento passado valores e disciplina daquilo que queremos na Federação e a forma como nos têm representado enche-nos de orgulho."
Como se gere a expetativa destes jogadores de chegar à Seleção AA? "O importante é eles perceberem que há um caminho e que serem campeões da Europa e do Mundo não lhes valida nada. Valida o talento e as capacidades que têm, mas isto não pára. Juntando a isto, a aposta dos clubes terá de ser fundamental para que estes jogadores cheguem à Seleção AA."
Também pensa que os próximos 20 anos estão garantidos, como disse Proença? "Não sei os próximos 20 anos, mas espero que sim. Até por aquilo que têm demonstrado, foram os mesmos jogadores que ganharam o Europeu e o Mundial e já jogaram como adultos."
Como viveu isto pessoalmente? "Quando se ganha estamos sempre muito satisfeitos, mas sou sempre muito tranquilo nestas situações, já tenho muitos anos disto. O futebol é momento e amanhã já é outro dia e temos de pensar na qualificação para o Europeu. Mas estou muito satisfeito só por mim, mas por todo o staff e um conjunto de pessoas que permitiu esta vitória."
Por RecordMarcelo Rebelo de Sousa entrega medalhas aos campeões do Mundo no dia 2 de janeiro
Selecionador nacional de sub-17 falou ainda na necessidade de gerir as expetativas destes jovens campeões do mundo
Seleção Nacional está de volta a Portugal depois da conquista do Mundial no Qatar
Evolução do jovem pode vir a ter lugar entre sub-19, equipa B e também equipa A
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo
Central espanhol de 39 anos já tomou decisão
Num país onde existe centralização, devido à quebra do contrato os belgas poderão não conseguir ver a 16.ª jornada