Portugal falhou o apuramento para a final do Europeu Sub-17 após perder com a França nos penáltis, por 6-5, após se ter registado um empate a dois golos no final dos 90 minutos. Manuel Mendonça foi o único jogador a falhar na marca dos 11 metros e os franceses acabaram por levar a melhor com Bitshiabu a converter o penálti decisivo.
França vai disputar o troféu na quarta-feira, 1 de junho, diante de Sérvia ou Holanda.
Bitshiabu marca e França elimina Portugal (6-5)
Manuel Mendonça falha e Portugal pode ser eliminado se França marcar (5-5)
Tel empata tudo (5-5). A bola ainda bate na trave e nas costas de Diogo Fernandes antes de entrar
Djaló marca e Portugal festeja se França falhar o próximo (4-5)
França volta a empatar (4-4)
Dário Essugo volta a deixar Portugal na frente com um remate forte (3-4)
Kabamba empata com alguma sorte à mistura, já que Diogo Fernandes ainda toca na bola (3-3)
Dinis Rodrigues marca e deixa Portugal na frente de novo (2-3)
Diallo deixa tudo empatado (2-2)
João Muniz coloca Portugal de novo na frente (1-2)
França empata por Gueguin (1-1)
O jogo decide-se nos penáltis após o empate a dois golos no final dos 90 minutos.
João Vasconcelos converte o primeiro penálti. Portugal na frente (0-1)!
90' - O jogo está a chegar ao fim. O árbitro dá 5 minutos de descontos.
86' Jogam os treinadores nos bancos, já a pensar nos penáltis. Na equipa portuguesa saíram João Conceição e João Veloso e entraram João Vasconcelos e Martim Fernandes. Na França, entraram Zoumana Diallo e Kabamba para os lugares de Saettel e Doué.
82' - Remate rasteiro de Saettel, diretamente para as mãos de Diogo Fernandes.
80' - Substituição na França, sai Atangana Edoa, entra Gueguin.
78' - Canto para Portugal, Vivaldo Semedo cabeceia e a bola passa muito perto do poste. Portugal perto do 3-2.
74' - Saettel vê Diogo Fernandes ligeiramente adiantado e faz um cruzamento remate que levava a direção da baliza mas o guardião português revela grandes reflexos e faz mais uma grande defesa.
69' - O choque entre os dois jogadores obrigou mesmo à saída de ambos. Na França, Sarr deu lugar a Mawissa, enquanto na Seleção Nacional, Manuel Mendonça rendeu Ivan Lima, logo depois de Dinis Rodrigues entrar para o lugar de Rodrigo Ribeiro.
66' - O jogo continua parado e os dois jogadores que chocaram já foram retirados do relvado. O francês Sarr apoiado por dois elementos do staff e Ivan Lima transportado de maca, no carrinho.
63' - O jogo está parado depois de um choque de cabeças. Ivan Lima caiu desamparado no relvado, aparentemente sem sentidos.
60' - Mais uma ameaça dos gauleses com Doué, já dentro da área, a rematar para boa defesa de Diogo Fernandes, a segurar o 2-2.
56' - Primeira substituição na Seleção Nacional: sai Afonso Moreira e entra Vivaldo Semedo.
53' - Tel fica muito perto do 3-2 para a França. A bola foi desviada pela defesa portuguesa e mesmo assim passou muito perto do poste, abanou as redes mas do lado de fora, dando a sensação de golo.
51' - Remate forte de Ivan Lima, à entrada da grande área, por cima da trave.
50' - Ataca Portugal com Ivan Lima a fazer um passe para a grande área mas Rodrigo Ribeiro não chega a tempo.
48' - Não houve substituições ao intervalo, vamos ver quando os treinadores mexem nas equipas, depois de uma primeira parte jogada a grande velocidade. Agora é a equipa portuguesa a trocar a bola, tentando marcar o ritmo do jogo.
46' - Já se joga a segunda parte em Israel.
Jogo chega ao intervalo com um empate no marcador (2-2). O resultado acaba por ter de se aceitar porque depois de Portugal conseguir a reviravolta a França respondeu bem e fez por merecer o 2-2. Primeiro acertou no poste e já nos descontos marcou mesmo. Ainda assim, excelente a resposta da equipa de José Lima ao forte arranque dos gauleses. Portugal respondeu muito bem à desvantagem e deu a volta, colocando o adversário em sentido. A 2ª parte promete.
45'+1 - Golo da França. Centro rasteiro que ia para as mãos de Diogo Fernandes mas João Muniz, ao primeiro poste, tenta o corte e faz autogolo. Muito azar do defesa português.
40' - A França não dá descanso. Mais uma vez Tel com espaço mas o centro-remate vai diretamente para as mãos de Diogo Fernandes.
37' - Franceses perto do empate. Tel remata em arco, rasteiro, e a bola acerta no poste, de nada valendo a estirada de Diogo Fernandes. Sorte agora para a equipa portuguesa.
35' - Os franceses continuam a colocar a bola nas costa dos defesas portugueses mas Diogo Fernandes sai novamente da área e afasta o perigo. Muito atento o guardião nacional.
30' - Livre lateral para a Seleção Nacional, no lado direito do ataque, e Afonso Moreira centra para perto da baliza com a bola a acertar diretamente na trave.
25' - Bola muito longa para o ataque francês mas Diogo Fernandes sai da grande área e chega primeiro que o adversário, afastando o perigo. Muito bem o guardião português.
20' - Portugal marca! Reviravolta no Estádio Netanya. Dário Essugo, a 30 metros da baliza, ajeita e dispara ao ângulo. Grande golo do médio português e a Seleção Nacional já está na frente.
Dário Essugo … minha nossa pic.twitter.com/zcaQ4exAFC
— ÁREA SLB (@areaslb) May 29, 2022
16' - Saettel novamente isolado mas o árbitro diz que o francês estava fora-de-jogo.
14' - A França não deixa Portugal respirar e já respondeu ao golo. Esugo perdeu um duelo no meio-campo e Saettel remata para as mãos de DIogo Fernandes.
12' - Portugal empata. Afonso Moreira recebe a bola de Djaló e dispara forte, sem hipótese para o guardião francês. Excelente resposta da equipa portruguesa-
8' - Franceses em vantagem com um tiro de Emery. Ivan Lima perdeu a bola no meio-campo e o jogador francês disparou, a uns 25 metros da baliza, um remate indefensável para Diogo Fernandes.
6' - Primeiro lance de perigo para a baliza dos franceses. Ivan Lima fugiu pela esquerda, fez um passe rasteiro para a 'zona de morte' mas Rodrigo Ribeiro adiantou-se e a bola passou-lhe nas costas.
Começou a partida, saiu Portugal que fez logo o primeiro ataque à baliza.
Já tocaram os dois hinos em Israel, primeiro a Portuguesa e depois a Marselhesa
Faltam menos de 15 minutos para o jogo começar
Já são conhecidos os onzes iniciais para este jogo das 'meias' do Europeu Sub-17.
ONZE DE FRANÇA: Olmeta, Kumbedi, Sarr, Bitshiabu, Belocian, Zaire-Emery, Atangana Edoa, Byar, Doue, Saettel e Tel.
Suplentes: Raveyre, Aiki, Diallo, Gueguin, Kabamba, Mawissa, Ndiaye, Vungele Vangi e Zidane.
ONZE DE PORTUGAL: Diogo Fernandes, João Conceição, João Muniz, Leonardo Barroso, Ussumane Djaló, Dário Essugo, João Veloso, Ivan Lima, Afonso Moreira e Rodrigo Ribeiro.
Suplentes: Francisco Silva, Tiago Andrade, Martim Fernandes, Luís Gomes, João Gonçalves, Rafael Luís, Manuel Mendonça, Dinis Rodrigues e Vivaldo Semedo.
VAMOS COM TUDO Só temos um objetivo: chegar à final do Euro sub-17!
— Portugal (@selecaoportugal) May 29, 2022
??
? 15h30
RTP 1 pic.twitter.com/QE8dnVHSms
Um jogo para a ó Revê os melhores momentos do Espanha 1-2 Portugal que nos garantiu o lugar nas meias-finais do Euro Sub-17! #VamosComTudo pic.twitter.com/F9QtHipW9z
— Portugal (@selecaoportugal) May 27, 2022
O defesa Martim Fernandes é o espelho do estado de alma da Seleção de sub-17 nesta altura. "Mantemos a mesma força mental. Não fazia sentido agora relaxarmos só porque passámos a Espanha. Estamos ainda mais comprometidos e motivados, porque queremos muito estar na final. Vamos para este jogo com o mesmo pensamento e o mesmo sonho: o de ganhar o Europeu", asseverou o jogador do FC Porto.
O selecionador José Lima considera que este é o desafio mais exigente nesta prova até o momento. "Este jogo vai ser muito mais difícil. Estamos nas meias-finais e ambas as equipas têm o objetivo de chegar à final, portanto vai ser um jogo de extrema dificuldade. Estamos a tentar recuperar os níveis físicos, porque motivados eles estão, e queremos jogar aquilo que sabemos para tentarmos ganhar."
Boa tarde, seja bem-vindo ao direto do França-Portugal, jogo das meias-finais do Campeonato da Europa de Sub-17, que se disputa às 15h30, em Israel.
Selecionador nacional sub-17 chamou 23 jogadores
Portugal vai acolher os jogos do Grupo 5 de apuramento entre 15 e 21 de novembro de 2023
Jogos da fase de qualificação para o Europeu vão realizar-se entre 22 e 28 de março de 2023
Equipa das quinas triunfou por 2-0
Treinador português em entrevista ao 'Transfermarkt'
Português apareceu a decidir aos 90'+2 num jogo morno em que Talisca viu o vermelho a acabar frente ao Al-Fateh (2-2)
Médio do Chelsea tem percurso marcado pelos sucessos no Real Madrid
Adeptos do emblema de Sá Pinto não perdoam Siavash Yazdani