Rafael Quintas recebe o troféu de melhor jogador do Europeu
Rafael Quintas, o capitão da Seleção Nacional, recebeu o troféu de melhor jogador do Europeu sub-17.
2003, 2016 e 2025: Seleção Nacional levanta o troféu depois de uma exibição exemplar num jogo de sentido único (3-0)
Rafael Quintas, o capitão da Seleção Nacional, recebeu o troféu de melhor jogador do Europeu sub-17.
2003, 2016 e... 2025. Portugal dominou este domingo a França (3-0) e sagrou-se campeão da Europa de sub-17 pela terceira vez. Num jogo praticamente de sentido único - principalmente na 1.ª parte -, a equipa das quinas inaugurou o marcador à passagem da meia hora de jogo, por Anísio Cabral, dilatou a vantagem pouco depois, por Duarte Cunha (38'), e fechou o resultado já na 2.ª parte, por Gil Neves, que marcou... segundos após ter sido lançado por Bino Maçães.
90' - Vão jogar-se mais 5 minutos nesta final...
88' - Ao poste! Yoan Pereira acerta em cheio no ferro da baliza de Jourdren e, por pouco, não dilata a vantagem de Portugal.
83' - Portugal está a poucos minutos de se sagrar campeão da Europa de sub-17 pela terceira vez. A França diminuiu o ritmo e até parece já ter desistido...
77' - Substituições nas duas equipas: Santi Verdi rende Bernardo Lima na Seleção Nacional, enquanto Christ Batola e Sanah Camara entram para os lugares de Rémi Himbert e Rudy Matondo na França.
71' - A França sobe mais no terreno nesta altura e, como consequência, abre mais espaços na defesa. Portugal voltou a chegar à grande área de Jourdren, que travou nova investida da Seleção.
69' - Romário Cunha! Grande defesa do guarda-redes português, que fecha a porta a Kyllian Antonio.
67' - Duarte Cunha sai para dar lugar a Ricardo Neto. O número '7' português é muito saudado por todos os elementos presentes no banco de suplentes.
60' - GOLO DE PORTUGAL (0-3), marca Gil Neves! E que entrada do jogador português, que, segundos depois de ser lançado por Bino Maçães, recebe um grande passe de Bernardo Lima e finaliza de pé esquerdo.
58' - Alterações na Seleção Nacional: Bino Maçães lança Gil Neves, Yoan Pereira e Tomás Soares para os lugares de Mateus Mide, Stevan Manuel e Anísio Cabral.
50' - Mais bola para a seleção francesa neste início de 2.ª parte, numa altura em que dá a entender que Portugal baixou um pouco as linhas. Ainda assim, a equipa de Bino Maçães vai controlando.
48' - Anísio Cabral ficou muito perto do bis! O ponta-de-lança português recebe a bola, parte para cima do adversário, supera-o e, em posição para finalizar, não consegue enquadrar o remate da melhor maneira.
45' - Arranca a 2.ª parte! Portugal está a 45 minutos de se sagrar campeão da Europa de sub-17.
É uma vantagem justa aquela que Portugal conseguiu construir na 1.ª parte da final do Europeu sub-17. A Seleção controlou sempre as operações do jogo e acabou por marcar nas duas oportunidades que teve, algo que trouxe tranquilidade à equipa orientada por Bino Maçães. A França, por outro lado, vai tendo muitas dificuldades em chegar à baliza de Romário Cunha.
45'+2 - Intervalo: França-Portugal, 0-2.
45' - Vão jogar-se mais 2 minutos nesta 1.ª parte.
40' - Aproximação da França! Bom cruzamento para a grande área da Seleção Nacional, com Nguessan a ganhar nas alturas e a visar a baliza de Romário Cunha. O guarda-redes português, no entanto, está atento e agarra a bola sem problemas.
38' - GOLO DE PORTUGAL (0-2), marca Duarte Cunha! Romário Cunha bate a bola na frente, Anísio Cabral ganha de cabeça e serve Duarte Cunha que, na cara de Jourdren, mostra muita frieza para levar a melhor sobre o guarda-redes francês.
32' - A França 'desperta' depois do golo de Portugal e responde com um remate perigoso. Djibril Coulibaly entra na grande área portuguesa e, após puxar da direita para o meio, 'dispara' de pé esquerdo ao lado da baliza defendida por Romário Cunha.
30' - GOLO DE PORTUGAL (0-1), marca Anísio Cabral. Jogada de insistência da Seleção Nacional que termina com Mateus Mide a servir o ponta-de-lança que, com alguma sorte à mistura, coloca a bola no fundo da baliza de Jourdren. Está feito o primeiro!
27' - A França chega à grande área portuguesa, mas a jogada 'morre' após um cruzamento torto de Rémi Himbert que, pressionado, não conseguiu fazer melhor e atirou para fora.
22' - À passagem dos 20 minutos, ainda só Portugal rematou uma vez à baliza. A Seleção Nacional continua a controlar as operações, mas deixou de conseguir aproximar-se com tanta frequência da baliza gaulesa. Bino Maçães vai dando instruções aos jogadores.
Nota para Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que está na Albânia a assistir a esta final do Europeu de sub-17.
11' - Portugal volta a criar perigo, mas o lance acaba anulado. Rafael Quintas descobre Duarte Cunha com um passe em profundidade, mas a bola toca no braço do avançado da Seleção no momento em que este se preparava para rematar.
8' - Combinação da Seleção Nacional que termina com Mateus Mide a aparecer à entrada da grande área francesa e a rematar, forte, para defesa atenta de Jourdren.
7' - Bom arranque de Portugal nesta final. A Seleção Nacional está a construir através dos centrais e, quando perde a bola, tenta pressionar de imediato o portador da mesma. A França, por agora, não está a conseguir pegar no jogo.
2' - Portugal começa por cima e cria perigo logo no segundo minuto! Duarte Cunha ganha a bola em zona comprometedora para a defesa francesa mas, quando se aproximava da baliza, adiantou demasiado e perdeu o duelo com o guarda-redes.
0' - Arranca a final do Europeu de sub-17!
A cerimónia dos hinos nacionais já decorre na Albânia. Estamos a poucos minutos do apito inicial!
ONZE DA FRANÇA: Jourdren; Kyllian Antonio, Hermann Diandaga, Emmanuel Mbemba e Lucas Batbedat; Rudy Matondo, Paul Eymard, Abdoulaye Camara e Djibril Coulibaly; Rémi Himbert e Djylian Nguessan.
ONZE DE PORTUGAL: Romário Cunha; Daniel Banjaqui, Martim Chelmik, Mauro Furtado e José Neto; Rafael Quintas, Bernardo Lima e Mateus Mide; Duarte Cunha, Stevan Manuel e Anísio Cabral.
Portugal defrontou a França na fase de grupos, um jogo que terminou empatado a zero. O treinador Bino Maçães espera uma partida diferente esta noite.
“São jogos distintos, este é uma final. A França é uma seleção com muito talento e qualidade. Nós também e é por isso que as duas equipas chegaram a este momento. Estamos a encarar as coisas com bastante naturalidade. Acredito que vai ser uma grande final e que possamos levar o troféu para casa”, resumiu.
O selecionador nacional voltou a dizer que Portugal não tem um onze base e elogiou o trabalho dos miúdos neste Europeu. “Não tivemos medo de ninguém até este momento, mas tivemos muito respeito por todos os adversários. O respeito que vamos ter perante a França é que nos pode levar a conquistar o troféu”, anotou, garantindo máxima ambição para hoje: “Começámos com esta geração nos sub-16 e este percurso é revelador do enorme crescimento da equipa. Estou muito orgulhoso, mas, como disse até agora, queremos mais. Queremos ganhar esta final!”
Chegou o grande dia! Portugal defronta este domingo, a partir das 19h30, a França, na final do Campeonato da Europa de sub-17. Acompanhe todas as incidências do encontro através do nosso direto!
Foi recebido pela autarquia
Jogadoras têm sessões de estudo apoiado. Rodrigo Mora e Quenda também pensam ir à faculdade
Rafael Quintas, Romário Cunha, Daniel Banjaqui, Mauro Furtado e Duarte Cunha escolhidos
Mide, ex-jogador de futsal e pai do médio, falou sobre a carreira do campeão europeu
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Médio necessitou somente de 11 jogos para convencer o presidente Serdal Adali
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra