O treinador José Lima, que orientou Portugal no Europeu, mostrou-se orgulhoso pela atribuição do prémio e considera que se trata do reconhecimento de uma característica não só deste conjunto, como de todas as seleções nacionais.
"É um prémio que nos deixa satisfeitos e orgulhosos, mas não era este o prémio que mais desejávamos. Saímos da prova de forma inglória, como é sabido, perdemos nas grandes penalidades quando poderíamos ter ido claramente à final", disse, em declarações divulgadas no site oficial da FPF.
Para José Lima, o prémio "dignifica a forma como a equipa jogou o torneio" e, acima de tudo, é uma prova de como as seleções nacionais trabalham, procurando privilegiar a qualidade de jogo, mas não ganhar a qualquer custo.
"É sinal de que, apesar de não termos ganho, a equipa teve sempre uma postura exemplar, mesmo nos momentos mais adversos. Estivemos à altura do símbolo que trazemos ao peito", acrescentou José Lima.
Portugal foi eliminado pela França nas meias-finais do Euro2022, no desempate por grandes penalidades, sendo que os gauleses viriam a conquistar a prova, depois de baterem os Países Baixos na final.
Selecionador nacional sub-17 chamou 23 jogadores
Portugal vai acolher os jogos do Grupo 5 de apuramento entre 15 e 21 de novembro de 2023
Jogos da fase de qualificação para o Europeu vão realizar-se entre 22 e 28 de março de 2023
Equipa das quinas triunfou por 2-0
Treinador português em entrevista ao 'Transfermarkt'
Português apareceu a decidir aos 90'+2 num jogo morno em que Talisca viu o vermelho a acabar frente ao Al-Fateh (2-2)
Médio do Chelsea tem percurso marcado pelos sucessos no Real Madrid
Adeptos do emblema de Sá Pinto não perdoam Siavash Yazdani