Record

Portugal conquista Europeu de Sub-19

Vitória sobre a Itália por 4-3 após prolongamento na final

• Foto: EPA
ACABOU! PORTUGAL É CAMPEÃO EUROPEU DE SUB-19! Enorme jogo termina com vitória de Portugal por 4-3 no prolongamento. Um jogo que teve de tudo, com Portugal a desperdiçar várias vantagens, mas a conseguir o título no fim de contas. João Filipe marcou dois golos, Trincão e Pedro Correia também faturaram para a equipa de Hélio Sousa. Do lado dos italianos, Moise Kean bisou e Scamacca também marcou.

120'- Última substituição para Portugal: sai João Filipe, entra Francisco Moura.

119'- Falha Frattesi! O italiano aproveita uma sobra para rematar à entrada da área, mas sai por cima.

115'- Cartão amarelo para Nuno Santos.

115'- Cartão amarelo para Frattesi.

115'- Grande confusão agora entre os jogadores, com o árbitro a ter de ir ao bolso...

108'- GOLO DE PORTUGAL! Pedro Correia faz o 4-3! O avançado consegue rodar e o remate, apesar de não sair com grande força, é suficiente para bater Plizzari!

106'- GOLO DA ITÁLIA! Scamacca volta a empatar! Grande cruzamento de Marcucci do lado direito e Scamacca a corresponder de cabeça.

105'- Começa a segunda parte do prolongamento.

Intervalo do prolongamento! Portugal está novamente em vantagem, de novo devido a um golo de João Filipe em cima da hora. Vamos ver se Portugal consegue manter esta vantagem e sagrar-se campeão.

105'- Cartão amarelo para Jota, por tirar a camisola quando festejava.

104'- GOLO DE PORTUGAL! Outra vez Jota! Outra vez à beira do descanso! O jovem arranjou espaço e atirou forte, com Plizzari ainda a tocar na bola antes de entrar.

102'- Pedro Correia tem logo uma ótima oportunidade para atirar à baliza, mas não o consegue fazer. O avançado fica a pedir penálti, mas o árbitro não assinala.

101'- Segunda substituição para Portugal: sai Trincão, entra Pedro Correia.

99'- Cria perigo a Itália! O remate sai desviado em Nuno Santos e quase trai João Virgínia, que ainda desvia para canto. A bola já ia para fora, contudo...

96'- Candela atira por cima de fora da área.

93'- Nuno Santos atira à baliza, mas surge o desvio da defesa italiana e a bola sai para canto.

91'- A Itália faz a sua quarta e última substituição (possível no prolongamento): sai Tonali, entra Marcucci.

90'- Começa a primeira parte do prolongamento! Portugal faz a sua segunda substituição: sai Domingos Quina, entra Nuno Santos.

Final dos 90 minutos! Portugal esteve a vencer por 2-0, com golos de João Filipe e Francisco Trincão, mas permitiu a Moise Kean empatar em apenas dois minutos. Vamos ter mais meia hora de futebol em Seinajoki.

90'+2- Cartão amarelo para Tonali.

90'- Jogo termina vivo como começou. Nenhuma das equipas parece querer o empate. Vão jogar-se mais 3 minutos.

87'- Intervenção providencial de Plizzari, a desviar para canto quando tinha vários portugueses prontos para finalizar!

84'- Bom remate de Domingos Quina para defesa apertada de Plizzari!

83'- Primeira substituição para Portugal: sai José Gomes, entra Mesaque Dju.

79'- Cartão amarelo para Zanandrea.

78'- No espaço de três minutos, três golos e Portugal perdeu o controlo que tinha no resultado. Vamos ver o que reserva esta reta final.

76'- Cartão amarelo para Cerofolini.

76'- Cartão amarelo para Moise Kean, por tirar a camisola nos festejos.

76'- GOLO DA ITÁLIA! Moise Kean bisa e empata num ápice! Cruzamento rasteiro do lado esquerdo e Moise Kean conclui com sucesso.

74'- GOLO DA ITÁLIA! Moise Kean responde quase de imediato e reduz! Boa jogada de envolvimento dos italianos termina com o remate cruzado sem hipótese para João Virgínia.

73'- GOLO DE PORTUGAL! Trincão faz o 2-0 e coloca Portugal mais perto do título! Abertura para Jota que entra na área, tira um adversário do caminho e remata. Plizzari defende para a frente e Trincão aumenta a vantagem de recarga.

72'- Cartão amarelo para José Gomes.

69'- Ameaça Jota! Com adversários em cima, ainda conseguiu o remate que não sai longe! A bola é desviada, mas o árbitro não vê e dá pontapé de baliza.

68'- Nova pausa para os jogadores se refrescarem.

67'- Cartão amarelo para Zaniolo.

65'- Última substituição na Itália: sai Tripaldelli, entra Candela.

64'- Remate de Domingos Quina muito ao lado da baliza.

63'- Grande jogada de Capone pelo corredor central, a aguentar a carga e dar em Scamacca na esquerda, mas o '11' italiano estragou tudo, oferecendo a bola a Virgínia.

59'- Nova substituição na Itália: sai Melegoni, entra Capone.

58'- Trincão falha o 2-0! Excelente oportunidade para o jogador do Sp. Braga, que atira pouco por cima!

55'- Bellanova aparece com espaço no lado direito, cruza rasteiro, mas a defensiva portuguesa corta.

54'- Falta dura de Zanandrea sobre Trincão. Escapa ao amarelo o defesa italiano.

52'- Passe picado de Nuno Henrique para a área, Trincão não chega por pouco...

49'- A Itália ganha o canto, com a bola a desviar em Domingos Quina. Bola parada acaba em falta ofensiva.

48'- Remate de Melegoni passa ao lado, mas serve para assustar João Virgínia...

46'- Recomeça o jogo! A Itália faz uma substituição:
sai Pinamonti e entra Moise Kean.

Tempo de intervalo!
Portugal chega ao descanso a vencer por 1-0, com um golo de João Filipe marcado mesmo em cima do intervalo. Portugal tem estado por cima do jogo, que tem tido um ritmo bem vivo. Plizaari foi-se notabilizando pelas defesas que efetuou, mas 'borrou a pintura' no lance do golo português.

45'+1- GOLO DE PORTUGAL! João Filipe abre o marcador (1-0)! Francisco Trincão assiste Jota com o peito e o jogador do Benfica remata à entrada da área. Plizzari ainda tenta a defesa, mas é mal batido...

45'- 2 minutos de compensação.

42'- Livre traiçoeiro de Tonali para defesa atenta de Virgínia, que soca para fora da área.

39'- Thierry Correia ao lado! O médio desvia de cabeça na sequência do canto e a bola passa muito perto!

38'- Remate de Jota desvia em Tripaldelli e dá mais um canto.

33'- Agora é Pinamonti a desviar de cabeça por cima da trave em boa posição na área. Jogo muito vivo!

29'- Grande defesa de João Virgínia! Frattesi atira em arco de fora da área obriga o guarda-redes a uma espetacular intervenção por cima da trave!

27'- Pausa para as equipas se hidratarem.

26'- Que míssil de David Carmo! Pontapé fortíssimo do central desde o meio-campo leva Plizzari a resolver como pode.

25'- Grande trabalho de José Gomes pela esquerda termina com mais um canto concedido a Portugal. Vai bater João Filipe... 

18'- Novo remate desviado volta a causar dificuldades a Plizzari, que vai sendo posto à prova quase desde o início.

17'- Jogo continua muito rápido, apesar dos esforços das equipas em manterem a bola.

12'- José Gomes atira à entrada da área e a bola ainda desvia na bota de um italiano. Canto para Portugal... termina com uma falta ofensiva.

11'- Grande oportunidade para Portugal! Excelente trabalho de João Filipe pelo lado esquerdo e o cabeceamento de Nuno Henrique para defesa difícil de Plizzari.

9'- Nova infiltração perigosa, desta vez de Frattesi, com David Carmo a ceder canto. Na sequência, Zaniolo atira muito ao lado. Mas a Itália responde bem.

8'- Itália entra na área e Scamacca ganha o canto. Portugal corta ao primeiro poste.

7'- Frattesi tentou o golo de meio-campo com o adiantamento de João Virgínia. Saiu muito longe...

4'- Outra vez Jota a aparecer com grande perigo para desviar de cabeça, mas sai fraco para as mãos de Plizzari. Início de jogo bastante rápido.

1'- Primeiro sinal de perigo criado pela irreverência de João Filipe! O jogador entrou pelo lado esquerdo e rematou cruzado, ao lado da baliza de Plixzzari!

1'- Começa o jogo!

Última hora: Miguel Luís lesionou-se e é rendido no onze por Nuno Henrique

E agora o hino italiano.

Ouve-se o hino nacional português.

As equipas entram em campo.

Dado curioso: a seleção da Ucrânia, que foi goleada por Portugal na meia-final (5-0), está no estádio em Seinajoki e vai ver a final a partir das bancadas.

Onze da Itália: 
Alessandro Plizzari, Raoul Bellanova, Gianmaria Zanandrea, Davide Bettella, Alessandro Tripaldelli, Filippo Melegoni, Sandro Tonali, Davide Frattesi, Nicolo Zaniolo, Andrea Pinamonti e Gianluca Scamacca.
Suplentes: Michele Cerofolini, Antonio Candela, Matteo Gabbia, Enrico Del Prato, Andrea Marcucci, Alessandro Mallamo, Enrico Brignola, Christian Capone e Moise Kean

Já há onze de Portugal!
João Virgínia; Thierry Correia, David Carmo, Romain Correia e Rúben Vinagre; Florentino, Domingos Quina e Miguel Luís; Jota, Trincão e José Gomes
Suplentes: Ricardo Benjamim, Francisco Moura, Diogo Queirós, Nuno Henrique, Nuno Santos, Diogo Teixeira, Elves Baldé, Mesaque Dju e Pedro Correia

Behind the scenes in the Portugal dressing room. #U19EURO final

Uma publicação partilhada por UEFA.com (@uefacom) a

Referir ainda que, neste escalão, Portugal e Itália já se defrontaram 11 vezes. Três vitórias para os portugueses, quatro para os transalpinos e ainda quatro empates.

Na fase de grupos, venceram a Finlândia por 1-0 e Portugal por 3-2, empatando 1-1 com a Noruega. Com a vitória por 2-0 sobre a França nas meias-finais, a Itália leva sete golos marcados e dois sofridos (melhor defesa da prova).

Na Ronda de Elite, disputada em casa, os transalpinos venceram a Grécia (2-0) e a Polónia (4-3) e empataram com a República Checa. Terminaram a classificação com mais três pontos do que a Polónia.

Na primeira fase, a equipa italiana eliminou Moldávia (4-0), Estónia (2-1) e Suécia (3-2).

A Itália também fez um apuramento impressionante, com cinco vitórias em seis jogos na primeira fase de qualificação, da qual Portugal ficou isento, e na Ronda de Elite de acesso ao Europeu.

Portugal ainda nunca venceu um Euro Sub-19, prova criada na época 2001/02. Nas três finais anteriores, três derrotas: frente à Itália em 2003 (0-2), Alemanha em 2014 (0-1) e Inglaterra em 2017 (1-2).

Esta é a segunda final consecutiva para os Sub-19 portugueses, que chegam a este jogo com treze golos marcados (melhor ataque da prova) e 4 sofridos. Se contarmos com a Ronda de Elite, a Seleção Nacional tem seis vitórias e uma derrota no seu percurso, com 23 golos marcados e 4 sofridos no caminho para a quarta final neste escalão.

Recorde-se que as duas equipas defrontaram-se na segunda jornada do grupo A. Na altura, os italianos venceram por 3-2, num jogo que ficou condicionado pela expulsão de Diogo Queirós ainda antes dos 10 minutos.

Portugal conseguiu o acesso à final depois de golear a Ucrânia nas meias-finais por 5-0. Já a Itália chegou ao jogo decisivo depois de bater a França por 2-0.

Boa tarde! A partir das 17h30, Portugal enfrenta a Itália na final do Europeu de Sub-19. O jogo disputa-se na cidade de Seinajoki, na Finlândia, e Record vai acompanhar todas as incidências.
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Sub19

Notícias

Notícias Mais Vistas

M