Portugal inicia Ronda de Elite com goleada sobre a Suécia

Apuramento para o campeonato da Europa da Alemanha'2016

• Foto: Nuno André Ferreira

A seleção Sub-19 venceu esta quinta-feira a Suécia, por 4-0, em partida do grupo 6 da Ronda de Elite para o Campeonato da Europa da categoria, que se disputa na Alemanha, este ano.

O extremo Buta, com dois golos e uma assistência, ainda na primeira parte, acabou por ser decisivo para uma vitória que Portugal justificou, por ser sempre mais pressionante e dominador, perante um adversário frágil no capítulo defensivo.

Apesar de algumas dificuldades causadas pelo vento que habitualmente se faz sentir em Vila do Conde, a equipa das quinas entrou melhor no jogo, pressionando um adversário que desde cedo mostrou dificuldades a defender.

Não surpreendeu, por isso, que os portugueses se adiantassem no marcador pouco depois dos 10 minutos, através de Alexandre Silva, depois de ser servido por Buta, que construiu a jogada no corredor direito.

O extremo, que atua nos juniores do Benfica, viria a estar em destaque pouco depois, assinando dois golos em dois minutos, que praticamente sentenciaram o desafio.

Aos 21, Buta galgou toda a sua faixa e, depois de deixar três adversários pelo caminho, executou um chapéu perfeito perante a saída do guardião sueco.

Logo a seguir, o extremo recuperou uma bola perdida pelos suecos no seu meio-campo, para se isolar e, com parca oposição, bisar na partida, depois de um remate que ainda embateu no poste.

A formação nórdica apenas abandonou a sua postura inofensiva depois da meia-hora, quando Tekie surgiu na área para um remate que mereceu defesa por instinto do guardião luso Pedro Silva, que assim manteve o 3-0 até ao intervalo.

Para o segundo tempo, Portugal abrandou o ritmo, permitindo que os suecos surgissem um pouco mais atrevidos, surgindo mais vezes em posição de remate.

No entanto, a formação lusa mostrava-se sempre mais consistente sempre que acelerava o seu futebol e, numa investida finalizada por Guga, num remate que ainda ressaltou num adversário, acabou por chegar ao 4-0, aos 65 minutos.

A vantagem confortável fez com que Portugal assumisse, então, uma postura mais contida, permitindo que os suecos, na fase final, ainda esboçassem uma série de remates, que tiveram boa resposta do guarda-redes luso Pedro Silva, que segurou o 4-0 até ao final.

No outro jogo do grupo, a Eslovénia venceu por 1-0 a Rússia, o adversário que Portugal vai encontrar na segunda jornada, que se disputa este sábado (16 horas), no Estádio Cidade de Barcelos.

Jogo no Estádio do Rio Ave, em Vila do Conde.

Ao intervalo: 3-0.

Marcadores:

1-0, Alexandre Silva, 13 minutos.

2-0, Buta, 23.

3-0, Buta, 24.

4-0, Guga, 64.

Portugal: Pedro Silva, Pedro Empis, Rúben Dias, Francisco Ferreira, Yuri Ribeiro (Pedro Amaral, 76), Pedro Rodrigues, Pedro Delgado (João Carvalho, 58), Guga, Diogo Gonçalves (Xadas, 66), Alexandre Silva e Buta.
Suplentes: Fábio Duarte, João Carvalho, Jorge Fernandes, Pedro Amaral, Xadas, Bruno Costa e Almeida.
Treinador: Emílio Peixe.

Suécia: Petterson, Terzic, Dagerstal, Suljic, Leksell, Berggren (Gravius, 70), Maric, Tekie, Kaib, Larson (Sakirovski, 85) e Nilsson (Nikolic, 70).
Suplentes: Olsson, Dresevic, Sakirovski, Sivodedov, Nikolic, Gravius e Jeahze.
Treinador: Tomas Turesson.

Árbitro: Padraig Sutton (Irlanda).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Maric (27), Yuri Ribeiro (32), Terzic (42) e Berggren (55).

Assistência: cerca 1.000 espetadores.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Sub19

Notícias

Notícias Mais Vistas