Elite junta... para já

Hélio Sousa chamou craques para jogos de preparação, mas fica a dúvida para o Mundial

• Foto: Miguel Barreira

Com a fase final do Mundial sub-20 a aproximar-se, Hélio Sousa chamou 24 jogadores para a dupla jornada de preparação com Alemanha (dia 22, em Sandhausen) e Inglaterra (dia 26, em Penafiel). O selecionador nacional convocou todas as estrelas desta geração – João Félix, por exemplo, era elegível, mas figura nas opções de Fernando Santos –, mas isso não quer dizer que este seja o grupo que vai estar na Polónia entre os dias 23 de maio e 15 de junho. É que, uma vez que a prova não se realiza em datas FIFA (ao contrário destes particulares), os clubes não estão obrigados a libertar os atletas para as seleções.

Ora, por isso mesmo, convocar jogadores como Florentino, Gedson, João Filipe, Diogo Dalot ou Rafael Leão pode tornar-se impossível para Hélio Sousa. No caso do trio encarnado, as águias não têm qualquer decisão tomada, uma vez que tudo irá depender do contexto que se verificar na altura: posicionamento nas diferentes provas, lesões no plantel e momento na equipa, por exemplo.

A Liga acaba apenas a 19 de maio e a final da Taça de Portugal joga-se no dia 26, pelo que todos esses fatores vão pesar na altura de libertar ou não os atletas para disputar o Mundial. Já no caso de Diogo Dalot, Rúben Vinagre e Domingos Quina – todos estão integrados nas respetivas equipas principais em Inglaterra, enquanto Mesaque Dju tem alinhado nos sub-23 do West Ham –, a Premier League chega ao fim a 12 de maio, dando mais margem de manobra, embora a participação nas Taças também seja decisiva.

No fundo, Hélio Sousa quer contar com os melhores, mas só mais perto saberá quem realmente vai poder convocar para a fase final na Polónia.

Por Pedro Gonçalo Pinto
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Sub20

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.