_
Luís Freire, selecionador nacional de sub-21, mostrou-se muito satisfeito e fez um balanço positivo da época da equipa das quinas, encerrada esta noite com uma goleada à Irlanda do Norte (4-0) num particular realizado no Estoril.
"Superámos bem os desafios que tivemos pela frente neste estágio. Quero, principalmente, enaltecer o compromisso dos jogadores. Realizar um estágio em junho, depois de uma época tão pesada para muitos deles, não é fácil. Continuamos a observar e a dar oportunidades a vários atletas, e este período foi muito importante para formar e consolidar o grupo. Foi uma época perto da perfeição. Temos sido muito competentes na qualificação: estamos em primeiro lugar, temos o melhor ataque e a melhor defesa. Abordámos este jogo de forma muito séria e comprometida. Fizemos uma excelente primeira parte, com muitas oportunidades de golo, sempre a pressionar, a reagir rapidamente à perda da bola e muito focados defensivamente", começou por referir ao Canal 11.
"Este tem de ser o nosso caminho, até porque virão testes mais difíceis com certeza. Mas com esta atitude e o compromisso de todos conseguimos atingir o objetivo de ser 'só um Portugal'. Na parte final conseguimos materializar as oportunidades, ser mais objetivos e fechámos com um 4-0 que me parece inteiramente justo. A Irlanda do Norte tinha perdido apenas por um golo contra a Alemanha, por isso demonstrámos competência para vencer bem um terceiro classificado do grupo", acrescentou.
Confiança para a fase final do Europeu?
"Primeiro, temos de continuar focados na qualificação. Esta fase tem de servir para os testar em competição, dar oportunidades, formar o grupo e conhecê-los melhor, criando a equipa mais forte possível para o Europeu. Hoje fizemos alguns testes, algumas experiências e estreias. Quero dar os parabéns a quem se estreou e agradecer muito ao público que nos apoiou. Deixa-me muito feliz a campanha que estamos a fazer neste ano de Sub-21. Agora é altura de descansar um pouco, porque por esta altura, no próximo ano, queremos estar no Europeu a competir para dar vitórias aos portugueses. Toda a gente deseja que estas gerações jovens consigam ganhar títulos por Portugal".
Posição 9 mais móvel
"A intenção era precisamente testar várias alternativas. A Irlanda do Norte jogou com as linhas muito baixas e um bloco muito compacto. Para o Afonso Moreira, que é um jogador mais móvel e rápido, acabou por não haver tanto espaço. Ainda assim, ele esforçou-se muito e deu-nos soluções diferentes das do Chermiti, que é um jogador muito mais posicional e de área. Temos características diferentes no grupo e precisamos de arranjar soluções, até porque vamos ter testes mais difíceis. Os jogos de setembro e outubro serão decisivos para a qualificação, por isso era fundamental testar alternativas hoje. Fiquei muito satisfeito com as estreias e com a atitude certa de quem entrou. Num estágio em junho, seria fácil faltar este compromisso, mas os jogadores demonstraram que são muito sérios. É um excelente sinal para o futuro".
Por Record