Portugal goleou a Bielorrússia por 5-0 e soma por vitórias os dois jogos realizados na fase de apuramento para o Europeu de sub-21, que se realiza em 2025, e lidera o Grupo G à condição com seis pontos.
Fábio Silva esteve em destaque ao bisar (9' e 33', de este último de penálti), ainda assistiu para João Marques se estrear a marcar pelo sub-21 e esteve no golo de Henrique Araújo (26'), permitindo à equipa de Rui Jorge chegar ao intervalo a vencer por 4-0.
Já perto do apito final, Rodrigo Gomes também marcou o primeiro golo pelos sub-21 e fechou a goleada portuguesa em 5-0 aos 89 minutos.
89' - Golo de Portugal (0-5)! Aceleração de Carlos Borges pela esquerda do ataque português, o extremo cruza para a área onde Tiago Tomás atira de calcanhar para defesa do guarda-redes para a frente. Na recarga Rodrigo Gomes aumenta a vantagem lusa e estreia-se a marcar pelos sub-21.
85' - Carlos Borges atira para nova defesa do guarda-redes bielorrusso.
73' - Sai Pedro Santos para a entrada de Carlos Borges.
69' - Mateus Fernandes atira para defesa de Kozakevich.
65' - Tiago Tomás entra na área da Bielorrússia pela esquerda do ataque mas atira por cima da baliza.
61' - Sai Lozhkin para a entrada de Rovdo.
61' - João Marques sai e é substituído por Mateus Fernandes.
58' - Lozhkin vê cartão amarelo por falta sobre Pedro Santos no meio-campo da Bielorrússia.
56' - Paulo Bernardo atira pouco ao lado do poste da baliza da Bielorrússia a passe de Tiago Tomás.
56' - Kozakevich tira golo a Rodrigo Gomes na estreia pelos sub-21 com grande defesa. Novo canto para Portugal!
55' - Skibskiy cria perigo junto da baliza de Portugal, mas Samuel Soares controla o lance.
48' - Tomás Araújo sobe à área adversária e cabeceia à barra, na sequência de um livre lateral assinalado após falta de Kasarab, a qual valeu um cartão amarelo ao médio bielorrusso.
45' - Shumansky e Zinovich são os dois jogadores que saem para as entradas de Karpitski e Chernyak.
Três substituições de Portugal ao intervalo: saem Henrique Aráujo, João Neves e Fábio Silva para as entradas de Tiago Tomás, Dário Essugo e Rodrigo Gomes.
Portugal já goleia a Bielorrússia por 4-0, após os primeiros 45 minutos deste jogo de qualificação para o Euro'2025 de sub-21. Fábio Silva esteve em destaque com um bis e uma assistência para o João Marques se estrear a marcar pela seleção orientada por Rui Jorge. Pelo meio Henrique Araújo também marcou, num lance onde o ex-FC Porto também participa.
44' - Golo de Portugal (0-4)! Grande assistência de Fábio Silva para João Marques se estrear a marcar pelos sub-21.
39' - Tiago Santos parte para cima da defesa adversária, flete para dentro e atira forte para defesa atenta de Kozakevich para canto. Esteve à vista um grande golo de Portugal mais uma vez!
36' - Tiago Santos cai na área da Bielorrússia, mas o árbitro da partida entende ter sido simulação do lateral português e mostra o primeiro cartão amarelo do jogo.
34' - Golo de Portugal (0-3)! Fábio Silva converte o penálti com um remate a meia altura para a esquerda do guarda-redes, que adivinha o lado mas não consegue chegar à bola. O avançado português bisa na partida.
33' - Fábio Silva é derrubado na área da Bielorrússia e o árbitro assinala penálti para Portugal.
28' - Na sequência do canto, João Neves atira para defesa de Kozakevich.
27' - Henrique Araújo cruza da esquerda do ataque português e João Marques aparece ao segundo poste a cabecear para a baliza. Vale a primeira intervenção do guarda-redes adversário para evitar que Fábio Silva emende à boca da baliza e depois o corte de um defesa. Novo canto para Portugal.
26' - Golo de Portugal (0-2)! Henrique Araújo aumenta vantagem portuguesa com um remate à meia volta, já dentro da área adversária, a passe de João Marques.
23' - Fábio Silva recebe um passe de João Marques já na área bielorrussa, puxa para dentro mas remata fraco e a bola acaba nas mãos de Kozakevich.
21' - Agora é Pedro Santos quem tenta a meia distância e a bola volta a não sair longe do poste da baliza adversária.
20' - João Marques aposta num remate de longe e a bola não sai muito longe do poste esquerdo da baliza da Bielorrússia. Esteve à vista um grande golo!
16' - Shumansky volta a incomodar Samuel Soares, desta feita de livre direto. O guarda-redes português tem de ir ao relvado para afastar a bola com as mãos. Bielorrússia melhor nesta fase do jogo.
13' - Mau passe de Paulo Bernardo e Shumansky aparece na cara de Samuel Soares, que responde com uma grande defesa com as pernas e evita o empate. Canto para a Bielorrússia.
11' - João Neves fica perto de fazer um grande golo! Cruzamento de Buta da esquerda do ataque e o médio remata de primeira, valendo a defesa apertada de Kozakevich. Novo canto para Portugal!
9' - Golo de Portugal (0-1)! João Neves cruza da direita do ataque português e Fábio Silva aparece solto ao segundo poste onde cabeceia para a baliza. Está inaugurado o marcador no primeiro remate de Portugal à baliza.
5' - Portugal tem conseguido criar perigo maioritariamente pela direita do ataque, mas tem 'esbarrado' na defesa bielorrussa com cinco jogadores.
3' - Portugal assume naturalmente o jogo, perante uma defesa muito fechada da Bielorrússia.
É Portugal quem dá o pontapé de saída.
Altura de momento de silêncio em memória das vitimas do sismo em Marrocos.
Altura de se ouvirem os hinos nacionais.
Onze inicial da Bielorrússia: Kozakevich; Skibskiy, Yakushevich, Baranok, Kasarab e Moskalenchik; Zinovich, Lisakovich e Rylach; Lozhkin e Shumansky;
Suplentes: Lapavukhau, Barkovsky, Chernyak, Dushevskiy, Karpitski, Kuzniatsou, Martynov, Rovdo e Zenkov.
Onze inicial de Portugal: Samuel Soares; Tiago Santos, Tomás Araújo, Renato Veiga e Buta; Paulo Bernardo, João Neves, João Marques e Pedro Santos; Henrique Araújo e Fábio Silva;
Suplentes: Gonçalo Ribeiro, Eduardo Quarema, Vitor Sousa, Carlos Borges, Dário Essugo, Mateus Fernandes, Rodrigo Gomes, Diego Moreira e Tiago Tomás.
A seleção portuguesa sub-21 pode ser "mais agressiva com bola" frente à Bielorrússia, face ao último embate frente a Andorra, considerou o técnico da jovem equipa das quinas, Rui Jorge.
"Vai ser um jogo que queremos vencer. É verdade que [contra Andorra] tivemos uma ou outra ocasião para fazer golo e não o conseguimos fazer, mas a essência é para manter. A segurança com bola, que tivemos, é para manter. Podemos ter mais alguma acutilância e ser mais agressivos com bola, é o que vamos tentar fazer", afirmou o selecionador à Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
"Recuperar fisicamente era importante. De resto, estamos confiantes e desejosos de mostrar o nosso valor. Vamos tentar impor o nosso estilo e fazer um bom jogo. Espero um maior domínio e uma defesa mais baixa da parte deles. Mas a Bielorrússia tem capacidade para sair para ataque rápido ou contra-ataque. Tem também jogadores bastante altos e, se estiver vento como estava hoje no treino, isso pode complicar o que nós gostamos de fazer", apontou Rui Jorge.
Portugal joga na Bielorrússia esta terça-feira, a partir das 14 horas de Portugal Continental, em jogo do Grupo G de qualificação para o Europeu de sub-21. Depois da vitória (3-0) diante de Andorra na sexta-feira, a seleção portuguesa procura agora novo triunfo que daria o 1.º lugar isolado do grupo, com seis pontos.
Acompanhe aqui todas as incidências do encontro!
Primeira derrota da equipa das quinas em fases de apuramento desde outubro de 2019
Lateral-direito do Montalegre fez parte da primeira convocatória do selecionador nacional
Declarações do selecionador nacional dos sub-21 após a derrota frente à Grécia (2-1) na qualificação para o Euro'2025
Equipa de Rui Jorge foi surpreendida por uma Grécia aguerrida e a jogar em contra-ataques rápidos (2-1)
Clube histórico foi relegado para a Taça Sul-Americana na próxima temporada
Antigo jogador do Paris SG diz que o argentino mudou e se está a revelar
Treinador português orienta o Al Gharafa desde outubro do ano passado
CR7 ‘rejeita’ um penálti e sofre lesão no pescoço no dia em que o Al Nassr se apura para os oitavos