Portugal-Noruega, 3-1: Vitória tranquila já a olhar para o Europeu

Seleção de Rui Jorge passa teste com distinção

• Foto: Lusa

20h12 - Os Sub-21 de Rui Jorge passaram com distinção o primeiro teste do ano, com vista ao Europeu da categoria em junho próximo. As (muitas) alterações introduzidas na 2ª parte - o selecionador mudou tudo ao intervalo do meio-campo para o ataque - não desvirtuaram a equipa nacional que mandou sempre no jogo e construiu uma vitória tranquila (3-1) sobre a Noruega. A única nota menos positiva foi o golo consentido, num lance de desconcentração defensiva.

20h09 - Final da partida no Estádio António Coimbra da Mota.

90'+ 1 - Último suspiro da Noruega, com Kristoffersen a assistir de cabeça Bjordal, mas este falha o toque fatal na bola quando já só tinha Miguel Silva pela frente.

90' - O árbitro Luís Godinho dá dois minutos de descontos.

89' - GOOOOOOLLLLLOOOOOOO de PORTUGAL! Diogo Jota com um remate colocado de cabeça, após um centro bem medido de João Carvalho.

87' - Miguel Silva evita o segundo golo da Noruega com  uma bela estirada a remate de Bjordal. A selação nordica ameaça chegar ao empate, aproveitando alguma apatia da defesa nacional.

81' - A Noruega a criar mais uma ocasião de perigo, mas Rasmussen não consegue chegar à bola cruzada para o coração da área.

79' - Mais três alterações no onze nacional. Tobias Figueiredo, Luís Mata e Domingos Duarte rendem Rúben Semedo, Edgar Ié e Kevin Rodrigues.

76' - GOOOOLLLOOOO da NORUEGA! Livre do meio campo descaído na direita, bola bombeada para a área e Thorsby marca de cabeça já na pequena área, beneficiando da pouca reação da defesa nacional, Miguel Slva incluído.

73' - Rebocho tenta a sua sorte de fora da área, mas o remate saiu denunciado à figura do guardião Myhra.

70' - O norueguês Nakkim vê o primeiro amarelo da partida, após falta sobre Podence.

68' - Portugal continua confortável no jogo e Bruno Fernandes deixa João Carvalho na cara do golo, mas o pontapé de primeira deste sai muito por cima.

65' - Miguel Silva em grande, a negar o golo à Noruega com uma saída corajosa aos pés de Kristoffersen.

61' - Rui Jorge faz mais uma substituição na equipa nacional. Rebocho rende Fernando Fonseca na lateral-direita. O técnico norueguês responde com mais duas substituições e tira Odegaard do jogo.

59' - GOOOOOOOOOLLLLOOOOOOO de PORTUGAL! Rúben Semedo fulgurante de cabeça, após canto de Bruno Fernandes na direita.

57' - A equipa nacional volta a cheirar o golo! Bruno Fernandes explora a desmarcação de Carlos Mané, que por pouco não faz de cabeça o 2-0.

53' - Portugal continua a mandar no jogo, agora com um trio ofensivo de baixa estatura (Carlos Mané, Diogo Jota e Podence) mas com grande mobilidade. Na ocasião, um cruzamento largo de Carlos Mané na direita, encontra a cabeça de Diogo Jota, que atira por cima, aproveitando a saída em falso do guardião contrário.

46' - Primeiro sinal de perigo de Portugal no segundo tempo! Pontapé fabuloso de Rúben Neves, do 'meio da rua', com a bola a beijar a trave da baliza norueguesa.

19h22 - Início atrasado da 2ª parte devido às inúmeras substituições nas duas seleções. Rui Jorge lança no jogo Podence, Carlos Mané, João Carvalho, Rúben Neves, Diogo Jota e Bruno Fernandes, trocando por completo o meio-campo e o ataque. O seu homólogo norueguês também lançou cinco novos elementos e trocou de guarda-redes (Myhra).

Os números do primeiro tempo dão corpo à vantagem da seleção Sub-21 de Portugal. Mais remates (10-4), mais cantos (5-0) e menos faltas (7-8). Destaques individuais da 1ª parte: Gonçalo Paciência muito ativo na frente, Iuri Medeiros com cruzamentos preciosos, e a atenção de Miguel Silva e Rúben Semedo na equipa nacional; pela Noruega sobressaíram o possante médio Sakor, o tecnicista Odegaard e o irrequieto Ingebritsen.

19h03 - O árbitro Luís Godinho apita para o final da 1ª parte, depois de ter dado um minuto de descontos. Portugal está em vantagem no placar que pode considerar-se justa, já que dispôs de mais ocasiões de golo que a Noruega (4-2).

45'+1 - Portugal à beira de fazer o segundo golo! Jogada de Bruma pela direita, com um passe para Gonçalo Paciência que, na pequena área, tenta o golo de calcanhar, mas Bratveit reage a tempo.

44' - GOOOOOOOLLLLOOOOO de PORTUGAL! Gonçalo Paciência converte o penálti com um remate para a direita do guarda-redes Bratveit.

43' - Penálti na Amoreira! Luís Godinho ainda hesitou, mas assinalou a marca de penálti numa falta de Reitan que puxa Gonçalo Paciência no interior da área.

41' - Primeira substituição no jogo, para a Noruega. O gigante Espejord sai lesionado, entrando para o seu lugar Kristoffersen, também com impressionante envergadura física.

36' - Quase golo de Portugal! Canto de Ricardo Horta, com Rúben Semedo a antecipar-se de cabeça ao guardião Bratveit, mas a bola saiu a centímetros do poste. Grande oportunidade para as cores nacionais.

35' - O central Knudsen trava um bem desenhado contra-ataque português, derrbando Gonçalo Paciência no seu meio-campo.

32' - Portugal sacode a pressão da Noruega e Iuri Medeiros ganha um canto na direita. Na sequência do lance, Rony Lopes tenta o remate de fora da área, mas este é bloqueado.

31' - Os noruegeses voltam a encontrar o caminho da baliza portugesa, mas o remate de Ingebritsen sai à figura de Miguel Silva.

29' - A Noruega outra vez a criar muito perigo junto da baliza de Miguel Silva. Odegaard em boa posição, já no interior da área, atira à rede lateral, desperdiçando uma soberana oportunidade.

27' - Portugal com dificuldades para ligar o seu jogo do meio-campo para a frente. Na resposta, os noruegueses criam perigo pela direita, com Odegaard a entrar na área e a cair no duelo com Kevin Rodrigues. O árbitro Luís Godinho mandou jogar.

24' - Livre a favor da Noruega na zona intermediária da seleção portuguesa. Na sequência do lance, o médio Sakor, no coração da área, vê o seu remate bloqueado pela pronta ação da defesa nacional.

15' - Primeira reação da Noruega, com Sakor a lançar Ingebritsen na área portuguesa, mas o remate pronto foi bem defendido por Miguel Silva.

10' - Chove na Amoreira. Portugal continua por cima do jogo e cria o primeiro lance de golo. Cruzamento de Iuri Medeiros na direita e assistência de Ricardo Horta para toque subtil de Gonçalo Paciência que o guardião Bratveit desvia para canto.

5' - Sinal mais da seleção portugesa, sobretudo pelo seu flanco direito, onde Fernando Fonseca e Iuri Medeiros combinam bem. Na ocasião, o remate de Iuri sai muito por alto.

1' - Primeiro remate do jogo, por Gonçalo Paciência, à meia volta, com a bola a sair a lado da baliza.

18h16 - Início da partida. A bola pertence à Noruega.

18h12 - Ouve-se o hino nacional português, depois de tocado o da Noruega.

Na formação norueguesa o destaque vai para o avançado Martin Odegaard - jogador do Real Madrid, emprestado aos holandeses do Heerenveen - que alinha com o nº 10.

Já é conhecida a formação oficial de Portugal. O onze português alinha com: Miguel Silva; Fernando Fonseca, Edgar Ié, Rúben Semedo e Kevin Rodrigues; Francisco Ramos, Ricardo Horta e Rony Lopes; Iuri Medeiros, Gonçalo Paciência e Bruma

17h58 - Os jogadores das duas seleções já aquecem no relvado do António Coimbra da Mota.

Como adversários na fase final do Europeu da Polónia, Portugal terá Espanha, Sérvia e Macedónia. 

Recorde-se que a seleção de Sub-21 não compete desde novembro, depois do empate a um golo com a congénere holandesa. Dias antes, havia batido a República Checa por 3-1.

O embate será, também, palco de testes para Rui Jorge, que deverá dar minutos a todos os convocados nesta dupla-jornada. Com efeito, diante da Noruega deverá alinhar o seguinte onze: Miguel Silva; Fernando Fonseca, Edgar Ié, Rúben Semedo e Pedro Robocho; Rúben Neves, Francisco Ramos e Bruno Fernandes; Iuri Medeiros, Bruma e Gonçalo Paciência.

O selecionador nacional afirmou em conferência de imprensa que a equipa demonstra qualidade, ambicionando para esta dupla jornada de preparação uma melhor prestação defensiva dos seus pupilos. "Queremos ser mais consistentes defensivamente, pois vimos de quatro jogos consecutivos a sofrer", adiantou Rui Jorge na antevisão.

Os Sub-21 de Portugal e Noruega defrontam-se hoje pelas 18h15, no António Coimbra da Mota, Estoril, naquele que será o primeiro de dois jogos particulares que a equipa comandada por Rui Jorge tem no calendário antes do Europeu da categoria, a realizar em junho próximo.

PORTUGAL-NORUEGA, 18H15
- Particular
- Estádio António Coimbra da Mota, Estoril
- Árbitro: Luís Godinho (Portugal)

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Sub21

Notícias

Notícias Mais Vistas