C•Studio
Saiba Mais

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Cofina.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Agenda desportiva: Benfica à conquista do castelo de Guimarães

O regresso da Liga portuguesa ficará marcado, entre outros compromissos, pela visita do Benfica ao reduto do Vitória. Em Inglaterra, há um dérbi intenso.

Fim da fase de grupos da Liga das Nações, regresso do futebol de clubes. A Liga portuguesa tem diversos jogos importantes, um deles, no sábado: a visita do Benfica a Guimarães. Os momentos atuais das duas equipas, bem como o histórico de confrontos da última década, apontam claramente para o favoritismo das águias. Destaque também para um jogo que promete emoção: a receção do Vizela ao Portimonense.

Em Espanha, duas equipas longe do seu melhor defrontam-se em Sevilha. Em Itália, José Mourinho vai ver, da bancada, a visita da "sua" Roma ao "seu" Inter, no jogo mais importante da Serie A. Porém, o embate que concentrará mais atenções é o dérbi de Manchester, entre City e United. Emoção não falta.




Liga portuguesa: Benfica conta com história a seu favor

Sábado, 1 de outubro, 20h30




A jornada 8 da Liga portuguesa tem alguns jogos bem interessantes, sendo um deles a visita do Benfica ao "castelo" do Vitória de Guimarães. Este é um jogo que surge após a paragem para os compromissos das seleções, facto que acrescenta alguma incógnita acerca da forma das equipas, em especial daquela que deu mais jogadores às formações nacionais, nomeadamente a equipa lisboeta. Ainda assim, olhando para a forma dos dois conjuntos e para o histórico recente, o favoritismo é todo do Benfica.

Os encarnados venceram nove das últimas dez deslocações a Guimarães, com um empate a estragar o registo perfeito. Os homens da casa não ganham aos lisboetas no seu reduto desde fevereiro de 2012 e os últimos encontros não ajudam.

O Vitória é nono classificado, tem dificuldade para marcar golos (só seis em sete jogos) e só venceu um dos últimos cinco embates. O Benfica é líder só com vitórias, tem a melhor defesa –a par do Casa Pia – e o segundo melhor ataque. Os encarnados ainda não sofreram golos fora de portas e são a formação com melhor média de remates por jogo (20,6), de remates na área de bola corrida (13,0) e a que regista mais Golos Esperados (xG) na prova, 18,3. Triunfo da águia em perspetiva.

Liga portuguesa
1 de outubro
V. Guimarães vs Benfica



Liga portuguesa: vizelenses perdulários, algarvios com arranque de sonho

Sábado, 1 de outubro, 15h30




Este é um jogo que promete muita competitividade, entre duas equipas que gostam de procurar o golo. O Vizela costuma jogar bem em casa e criar muito perigo, embora nem sempre com o melhor aproveitamento. Contra o Estoril Praia, por exemplo, registou o pior aproveitamento do xG desta Liga, 3,2 a favor que resultou em… zero golos, apesar dos 16 remates na área dos estorilistas. Não espanta que ainda não registe triunfos caseiros.

O Portimonense, por seu turno, é quinto classificado, soma cinco vitórias em sete jornadas, duas delas fora de casa, e ainda não soma qualquer empate neste campeonato. A equipa de Paulo Sérgio tem aqui a possibilidade de prosseguir o arranque de temporada de sonho.

Liga portuguesa
1 de outubro
Vizela vs Portimonense



La Liga: Atlético com favoritismo ante Sevilha deprimido

Sábado, 1 de outubro, 17h30




Ninguém esperava ver o Sevilha em 15º lugar nas primeiras seis jornadas da La Liga, mas a realidade é essa para a formação da Andaluzia. Ganhou somente um jogo, perdeu três e já sofreu 11 golos, quatro deles em casa, onde ainda não venceu e marcou por apenas uma vez. A sétima ronda poderá trazer mais problemas aos homens de Lopetegui, pois recebem o Atlético de Madrid.

É verdade que os colchoneros estão longe da exuberância de outras temporadas. A equipa de João Félix também não passa do sétimo posto, mas, curiosamente, dá-se melhor fora de casa, onde se fecha bem e explora ainda melhor os contra-ataques. O Atlético sofreu só um golo em três deslocações e ganhou duas delas. Perante este contexto, é muito provável que consiga, pelo menos, um empate em Sevilha. Ou até algo mais.

La Liga
1 de outubro
Sevilha vs Atlético Madrid



Serie A: Inter favorito a travar o seu antigo líder

Sábado, 1 de outubro, 17h00




Jogo que tem tudo para ser muito interessante, naquele que é o de maior cartaz da oitava jornada da Liga italiana. O Inter recebe a Roma de José Mourinho – que falha a presença no banco ante a sua ex-equipa, por cumprir castigo. Olhando para o momento das equipas, dá para perceber que estamos perante duas formações irregulares. Os romanos ocupam o sexto lugar e até estão à frente dos homens de Milão, com um ponto de diferença.

A vantagem dos anfitriões poderá estar no fator casa, pois os nerazzurri venceram os três jogos, com sete golos marcados e somente um sofrido. A Roma, por seu turno, dá-se melhor fora, com dois triunfos, mas já sofreu seis golos nesta condição (quatro deles em Udine). Dificilmente conseguirá travar o poder ofensivo dos milaneses perante o seu público. Que nos desculpe Mourinho, mas o favorito é mesmo o Inter.

Serie A
1 de outubro
Inter Milão vs Roma



Super 14! Premier League: dérbi potencialmente desequilibrado

Domingo, 2 de outubro, 14h00




Dérbi de Manchester para sobremesa do almoço de domingo. E neste particular, apesar da aparente melhoria de forma do United, não é difícil perceber que o grande favorito é só um, o City.

Os comandados de Pep Guardiola são os atuais campeões da Premier League, os vice-líderes da prova e a única equipa, a par do Tottenham, que ainda não perdeu na edição de 2022/23. Além disso, têm Erling Haaland, norueguês que chegou esta época ao clube e que leva 11 golos e uma assistência em sete partidas.

Do outro lado está um United que é quinto classificado, vai numa sequência de quatro vitórias consecutivas, mas não mostra a mesma consistência e qualidade do seu grande rival.

O City é a segunda equipa que mais remata em média (16,9) e a que mais ocasiões flagrantes cria (3,4), além de ser a que menos disparos permite (5,7), em especial na sua área (3,7), números de que o United nem sonha aproximar-se. Citizens deverão vencer tranquilamente.

Premier League
2 de outubro
Manchester City vs Manchester United