Agenda desportiva: Porto versus Braga e título mundial decidido na F1
Olhos no Dragão para o embate entre Porto e Braga na Liga portuguesa, mas também no dérbi de Madrid e na decisão do Mundial de Fórmula 1.

O Porto recebe este domingo o Braga, no Estádio do Dragão, no jogo grande da 14ª jornada da Liga portuguesa. Os portistas estão em grande forma e resta saber se os minhotos vão ser um osso duro de roer ou se caem como aconteceu na Luz. Isto numa jornada com outro clássico, entre o espetacular Sporting e o inconsistente Boavista.
Lá fora, teremos jogo com muitos portugueses na receção do Manchester City ao Wolves e um escaldante dérbi de Madrid, entre um Real que ganha há seis jogos seguidos e um Atlético longe da solidez de outros tempos. E em Abu Dhabi vamos, finalmente, conhecer o novo, ou o velho, campeão do mundo de Fórmula 1. Já reservámos lugar no sofá.
Liga portuguesa: prova de fogo para Porto e Braga
Domingo, 12 de dezembro, 20h30
Este é a doer para os dois lados, mas em especial para o Braga. O jogo mais importante da 14ª jornada da Liga portuguesa põe em confronto um dos dois líderes e o quarto classificado. As duas equipas estão num bom momento – em especial os dragões, com os minhotos também em crescendo. Só que o histórico das duas equipas dá total favoritismo aos portistas, que ganharam 53 dos 65 encontros em que o Porto foi anfitrião. Os "guerreiros" venceram apenas quatro, o último dos quais em janeiro de 2020.
O Porto é, neste momento, o melhor ataque do campeonato, com 33 golos, e está numa forma ofensiva tremenda, assente no 4-4-2 que põe muita gente na área, e tem Luis Díaz numa forma pouco vista. Em casa, os comandados de Sérgio Conceição ganharam todos os seis jogos, marcaram 18 golos e só sofreram três, sendo a equipa mais rematadora da prova. Os bracarenses vêm de uma goleada de 6-1 sofrida na última deslocação, pelo que não dá para fugir do favoritismo do dragão, certamente num jogo com mais de 2,5 golos.
Liga portuguesa: leão em grande, mas marca pouco em casa
Sábado, 11 de dezembro, 20h30

O momento de forma do Sporting – que vem de vencer categoricamente no Estádio da Luz sem duas das peças mais importantes –, frente à fase difícil do Boavista no campeonato (já para não falar na odd!), não nos deixa equacionar outro desfecho que não o triunfo tranquilo dos campeões nacionais.
Este é o desfecho que damos como dica, mas com uma ressalva. O Sporting regista tímidos 1,57 golos marcados em Alvalade, enquanto o Boavista – embora tenha uma média de 2,5 sofridos fora – é a quinta equipa que menos remates permite aos adversários (11,2), e também na sua grande área (7,4). O triunfo leonino e menos de 3,5 golos está com excelente odd na Solverde.pt. Este foi o jogo que, na época passada, confirmou o título leonino
Premier League: embate de armadas lusas
Sábado, 11 de dezembro, 12h30

O (por vezes) avassalador Manchester City recebe o Wolves, orientado por Bruno Lage. São esperados muitos jogadores lusos em campo, de um lado e do outro. Estas são duas equipas em forma, com os comandados de Pep Guardiola liderados por um Bernardo Silva que está num dos melhores momentos da carreira – e a marcar golos, muitas vezes sustentado pela competência de João Cancelo.
O City é o líder da Premier League. Em casa, ganhou cinco de sete jogos, com 17 golos marcados e apenas três sofridos (dois na única derrota) – uma média de 2,43 golos marcados. O Wolves até marca mais fora do que em casa. Pode causar alguns problemas, pois só sofreu seis golos como visitante. Algo que não deverá evitar o triunfo do City, mas com fortes possibilidades de ser sem goleada.
La Liga: Real e Atlético a parar Madrid
Domingo, 12 de dezembro, 20h00

É o grande dérbi da capital espanhola. Jogo de tripla, certamente, mas os últimos jogos dão-nos pistas sobre o que poderá sair do grande jogo da 17ª jornada da La Liga. O Real Madrid está em grande forma, tendo vencido sete dos últimos dez jogos do campeonato, seis dos quais consecutivamente, e é, de longe, o melhor ataque da prova (37). O Atlético vive uma época atípica, sem a solidez defensiva que o caracterizou na última década, e perdeu o último jogo em casa.
A odd para a vitória do Real Madrid é muito apetecível, melhor ainda se tivermos em conta que os merengues não perdem em casa com os colchoneros desde 2016 e que venceram os dois últimos jogos sem sofrer golos.
Ainda assim não se esperam goleadas. Se não quiser arriscar, a odd para menos de 2,5 golos – que se verificou nas seis últimas temporadas na casa do Real – está bem alta na Solverde.pt.
Fórmula 1: campeão do mundo decidido no domingo
Domingo, 12 de dezembro, 13h00

Tal como previmos nas nossas últimas abordagens à Fórmula 1, Lewis Hamilton chega a esta reta final da época fortíssimo e a vencer, demonstrando uma estabilidade emocional que Max Verstappen não está a conseguir reunir e com um motor potente, quase como novo, sem dar grandes hipóteses à concorrência.
A vitória na Arábia Saudita – e o ponto pela volta mais rápida – deixou o inglês e o neerlandês com os mesmos 369,5 pontos à entrada para a última corrida, este domingo, em Abu Dhabi. Tudo será decidido ao "photo finish".
Previsões? Lewis é melhor e mais experiente. O Mercedes está afinadíssimo e a pista em Abu Dhabi para este ano terá menos curvas, mais retas longas e locais de ultrapassagem, condições nas quais o britânico se sente como peixe na água. Vaticinamos a vitória de Lewis e o (inédito) oitavo título mundial.