João Ferreira domina e vence a Baja Montes Alentejanos
Ferreira e Palmeiro foram mais rápidos do que a dupla Ricardo Porém e Nuno Sousa
• Foto: FPAK
João Ferreira e Filipe Palmeiro (Toyota Hilux IMT Evo) estiveram irrepreensíveis na ESC Online Baja Montes Alentejanos, prova de abertura do Campeonato Portugal de Todo-o-terreno AMl48, disputada na região de Beja este último fim de semana, concluindo os 361,38 quilómetros dos três setores seletivos com uma vantagem de 8m21,5s face à dupla Ricardo Porém e Nuno Sousa (Kaizen S1).
O piloto da Toyota Gazoo Racing cumpriu a totalidade dos objetivos a que se propunha, tendo em vista a segunda prova do Campeonato do Mundo de Rally-Raid, a decorrer no nosso país entre os próximos dias 18 e 22. “Após o Dakar, era importante ganhar ritmo e testar já muita coisa para o Rally-Raid Portugal. Conseguimos fazer uma corrida perfeita e não tivemos qualquer problema no carro. Também foi importante ganhar e agora pretendemos chegar na melhor forma possível à prova do Campeonato do Mundo…”, referiu, no final, João Ferreira.
Desde o primeiro momento que o regressado Ricardo Porém se afirmou como o mais direto opositor do piloto oficial da Toyota, ainda que a uma distância considerável. O leiriense do Kaizen S1 sagrou-se, por outro lado, vencedor destacado da categoria T3, cujo domínio não deixou dúvidas. Se Tiago Reis (MMP) terminava o primeiro dia no terceiro lugar absoluto, a 52.2 segundos de diferença e estava apostado em não baixar os braços nos dois últimos setores seletivos, o certo é que Porém foi mais forte, ao acabar com um pecúlio final de 1m20s. E o famalicense acabaria mesmo por cair dois lugares a nível absoluto (5º), sendo ladeado no pódio T3 por Mário Franco (Can-Am Maverick X3). “Este resultado é o reflexo do trabalho que temos vindo a desenvolver com a equipa Cattiva Sport. Ao fim da sua terceira participação, o Kaizer já venceu [T3] e isso é sinal de que estamos no caminho certo”, realçou Ricardo Porém.
A discussão da primazia na categoria T4 apenas se decidiu no último dia de competição, depois de João Dias (Polaris RZR Pro R), João Monteiro (Can-Am Maverick R) e Luís Cidade (Can-Am Maverick R) terminarem o primeiro dia separados por menos de 30 segundos. Depois, Monteiro e Cidade conseguiram destacar-se de Dias, com o primeiro a carimbar a vitória por 6,1 segundos e aquele último finalizar a 41,9 segundos da segunda posição.
José Rogeira (Ford Ranger) destacou-se na categoria T1. Marco Cardoso, em Nissan, triunfou nos T8, Américo Santos, em Nissan, venceu nos T2 e Leonor Barreto, em Isuzu, conquistou a Taça das senhoras.
FPAK Júnior Team de Ralis à procura de cinco pilotos
Entretanto, a 5ª edição do FPAK Júnior Team de Ralis já arrancou, com a abertura das candidaturas para um projeto de grande sucesso e que visa a descoberta de novos valores, com ou sem experiência no desporto automóvel, entre os 16 e os 25 anos. Este ano serão selecionados cinco pilotos, de acordo com um formato de escolha mais abrangente: um da região autónoma dos Açores, um da Madeira, um com experiência no automobilismo e outro sem experiência e, por fim, um oriundo do SimRacing.
Os testes de aptidão estão já agendados para Leiria (10 de março), Funchal (14 março), Baltar (24 março) e Ponta Delgada (28 março).
O quinteto de jovens pilotos “eleitos” terá à sua espera o volante de um Peugeot 208 Racing para disputar um programa de cinco provas: Rally de Lisboa (29 e 30 maio); Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão (19 e 20 junho); Rali da Água Transibérico Eurocidades Chaves-Verin (11 e 12 setembro); Rali de Cantanhede Marquês de Marialva (10 e 11 outubro) e Rali Vidreiro Centro de Portugal (20 e 21 setembro). Todas as informações aqui.
Karting arrancou em Viana do Castelo
Duarte de Deus (Cadete), Mateus Gomes (X30 Mini), Artur Loureiro (X30 Mini U10), Duarte Alves (Júnior), António Macedo (X30 Sénior), Luís Aguiar (KZ2) e João Barros (X30 Super Shifter) venceram, este domingo, a Winter Cup Portugal, a primeira edição que reuniu 75 pilotos no Kartódromo de Viana do Castelo.
