João Silva com segunda vitória na Madeira
Ao volante de um Toyota GR Yaris Rally2, a dupla João Silva e Luís Rodrigues foi a mais rápida no Rali de Santana.
João Silva e Luís Rodrigues, em Toyota GR Yaris Rally2, venceram o Rali de Santana e reforçaram a liderança do Campeonato de Ralis Coral da Madeira. Miguel Nunes e João Paulo, atuais campeões em título, aos comandos de um Skoda Fabia RS Rally 2, foram segundos a 32,6 segundos do líder. No terceiro lugar do pódio ficou a dupla Rui Jorge Fernandes e João Pedro Freitas, num Skoda Fabia Rally2 Evo, mas a mais de um minuto de distância.
A vitória com uma margem significativa acabou por ficar definida logo na segunda especial de classificação quando Miguel Nunes sofreu um furo que condicionaria toda a sua prestação. No computo geral, João Silva venceu cinco das nove classificativas e angariou ainda mais dois pontos adicionais atribuídos ao piloto com maior número de vitórias em troço. Miguel Nunes venceu quatro PEC’s. Este resultado permite ao piloto Toyota consolidar o primeiro lugar nas contas do campeonato. Rui Jorge Fernandes não conseguiu impor um ritmo que permitisse intrometer-se na luta pela vitória, mas mostrou alguma regularidade no andamento e conseguiu um merecido terceiro lugar.
Nas Duas Rodas Motrizes, Carlos Ferreira e Jhony Fernandes, em Opel Corsa Rally4, chegaram a uma vitória surpresa na última classificativa, beneficiando de problemas dos principais adversários. Sandro Teixeira e João Neves, em Peugeot 208 Rally4, foram segundos a 5,4 segundos, enquanto Tiago Nunes e Nuno Nóbrega, em Renault Clio Rally4/5, foram terceiros a 31,3 segundos. Entre os Juniores, vitória de Martim Nunes e Kamran Lamba, em Peugeot 208 Rally4. Nos Master, Hélder Pestana e Pedro Figueira, em Renault Clio Rally 4/5, saíram vitoriosos.
A próxima prova do Campeonato acontece a 15 e 16 de maio com o Rali Município de São Vicente.
Emanuel Costa ganha em Cinfães
Entretanto, a serra entre o rio Douro e rio Paiva, na localidade de Moimenta, no concelho de Cinfães, foi palco de dois dias intensos na segunda etapa do Campeonato de Portugal de Trial 4x4. Duas provas de três horas, num percurso de cerca de 12 quilómetros, que exigiram muita técnica de pilotos e navegadores. Com alguns capotamentos, foi um fim de semana de verdadeiro espetáculo de trial.
Na classe Unlimited Petrol, a EC Racing Team, com Emanuel Costa e Ricardo Silva, voltou a dominar, somando duas vitórias. Na Unlimited Diesel, a Ziggaworks destacou-se numa luta equilibrada e garantiu o primeiro lugar, mantendo a liderança do campeonato.
A TUFF 4x4 com Diogo Mendes e Tiago Alves também teve dose dupla de triunfo na classe Extreme, enquanto na classe Promoção a NJ Team, com Nuno Silva e Jorge Gonçalves, venceu a primeira prova e a Inferninho Team 323, de João Teixeira e Nuno Gomes, regressou às vitórias no segundo dia. Nos SSV Stock, Pedro Costa e Pedro Campas estrearam-se no campeonato e subiram duas vezes ao lugar mais alto do pódio.
O Campeonato de Portugal de Trial 4X4 segue para Mação, no primeiro fim de semana de maio.
Christopher Jacob brilha em Fafe
No sábado, a dupla belga Christopher Jacob/Isabelle Regnier, em Ford Escort RS 1800, conquistou o seu primeiro êxito no Campeonato da Europa de Ralis Históricos (EHRC) em pisos de terra, ao vencer o Historic Rally Fafe por uma margem de 19.2 segundos face aos espanhóis Jesus Ferreiro Perez e Javier Anido Vasquez, também com um Ford Escort RS 1800, campeões em título na categoria 3.
Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2) subiu ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Norte de Ralis, por uma diferença de 1.8 segundos para Rúben Rodrigues (Toyota GR Yaris Rally2). Os dois travaram um duelo interessante, repartindo as vitórias nas seis classificativas. Guilherme Meireles (Skoda Fabia Evo Rally2) bateu Diogo Martins – Marujo – (Skoda Fabia R5 Evo) por 2.4 segundos na discussão do terceiro lugar. Filipe Madureira e Luís Boiça, no Nissan Micra 1.3, venceram, de modo categórico, a prova da Taça de Portugal de Ralis.
