Agenda desportiva: Ligas regressam com duelos escaldantes
Dragão recebe Santa Clara com o pensamento na Champions, o Sporting visita um Moreirense incómodo e há jogos fundamentais para os títulos na Alemanha, Espanha e França. Vêm aí dias loucos de competição!

Os jogos das seleções já ficaram para trás. Está de regresso a emoção das Ligas nacionais por toda a Europa e logo a seguir vêm as competições europeias. Com a época já longa e preenchida, o cansaço acumula-se, mas o ritmo não abranda e seguem-se jogos fundamentais na luta pelos diversos títulos.
A começar por Portugal, com foco na visita do líder a Moreira de Cónegos, onde empatou nas duas últimas temporadas. No Porto, o Dragão recebe o Santa Clara, com a tarefa complicada de esquecer o jogo com o Chelsea, poucos dias depois.
Lá fora, há um jogo que pode lançar o Atlético para o título ou para as nuvens negras da dúvida. Na Alemanha, as duas melhores equipas defrontam-se num jogo potencialmente com muitos golos e, em França, batem-se os dois primeiros.
Como a vida não é só futebol, na NBA, há duelo entre equipas de Los Angeles. Até tivemos de tomar um calmante!
Liga NOS: Açorianos no caminho, mas Chelsea em mente
Sábado, 3 de abril, 20h30

Sérgio Conceição não poupou jogadores nos últimos tempos, apostando praticamente no mesmo onze em vários jogos seguidos – mesmo com a exigente Liga dos Campeões pelo meio. Com o regresso da Champions no horizonte, e após muitos jogos das seleções, a tentação de fazer descansar alguns nomes importantes pode levar os dragões a receberem o Santa Clara a pensar já na receção ao Chelsea, quatro dias depois.
O Santa Clara, por seu turno, está em 7º e em boa forma. Criou muitos problemas ao Sporting, em Alvalade, e nos últimos cinco jogos marcou tantos golos (7) quanto o Porto, sofrendo também poucos (4).
Neste contexto, tendo em conta que os azuis e brancos tiveram uma taxa de conversão de remate recente de apenas 9% e os açorianos até nem permitiram muitos disparos por partida aos seus adversários, não parece que este seja um jogo para muitos golos. Mas o triunfo portista é o mais provável.
Liga NOS: Sporting perante "muro" Pasinato
Segunda-feira, 5 de abril, 21h00

Este pode ser um dos testes mais complicados para o líder Sporting até ao final do campeonato. É certo que, nas dez partidas anteriores entre as duas formações em Moreira de Cónegos, os leões ganharam seis e só perderam uma, mas nas três últimas temporadas registaram-se dois empates. E os homens da casa estão a atravessar uma fase positiva: ocupam o oitavo posto e têm em Mateus Pasinato um guarda-redes que cria sempre problemas aos "grandes", um dos melhores guardiões da prova.
Acontece que o Sporting é, como se sabe, uma equipa sólida. Nos últimos cinco jogos, foi a formação que menos disparos permitiu aos adversários (6,8). O Moreirense foi a que menos rematou nas áreas contrárias (4,4). No geral, as duas equipas até rematam pouco (10,6 dos cónegos, 9,6 dos leões nesta fase), é de prever um embate com poucos golos. Talvez um triunfo leonino curto, mantendo a baliza inviolada.
Ligue 1: "Conferência" de líderes em Paris
Sábado, 3 de abril, 16h00

A luta pelo título em França está ao rubro. Entre os dois primeiros classificados – Paris Saint-Germain e Lille, ambos com 63 pontos – e o quarto lugar (ocupado pelo Mónaco) distam somente quatro pontos. Dificilmente este será o "jogo do título"!
Ainda assim, este pode ser o teste que o Lille de Renato Sanches, José Fonte, Tiago Djaló e Xeka precisa para se afirmar como sólido candidato, perante o PSG de Danilo Pereira.
O embate dá-se entre o melhor ataque (PSG com 67 golos) e a melhor defesa (19 sofridos pelo Lille). O jogo da primeira volta terminou empatado sem golos. Não espanta, já que o Lille é a equipa que menos remates permite aos adversários na Ligue 1.
Será que aguenta a pressão das estrelas parisienses?
Bundesliga: jogo do título na Alemanha
Sábado, 3 de abril, 17h30

Isto de fundarem clubes em 2009 complica, quando queremos olhar para o histórico de confrontos. O Leipzig, segundo classificado da Bundesliga e uma das grandes forças do futebol alemão dos últimos anos, recebe no sábado o crónico campeão e líder Bayern – separados por quatro pontos. Dizem os registos que as duas equipas apenas se defrontaram quatro vezes em Leipzig para o campeonato germânico – uma vitória para cada lado e dois empates, ambos nas duas últimas épocas.
O Bayern tem, de longe, o melhor ataque, com 78 golos – mais 30 (!) do que o Leipzig. Nos últimos cinco jogos marcou nada menos do que 17. Os homens da casa são, contudo, a melhor defesa (21), mas é difícil imaginar que mantenham a mesma consistência ante o colosso bávaro, o conjunto que mais remata (17,0 por jogo) e que tem a melhor taxa de conversão de remates em golo (18%).
Bayern favorito, mas atenção... não pode contar com Robert Lewandowski, o goleador, lesionado para quatro semanas.
La Liga: uma espécie de "tira-teimas" para o Atlético
Domingo, 4 de abril, 20h00

É o "sim ou sopas" para o Atlético de Madrid. Quem acompanha a Liga espanhola com atenção, e os jogos do Atlético em particular, não consegue fugir à sensação de que algo não bate certo quando vê os colchoneros no topo da tabela.
Apesar de ser o segundo melhor ataque da La Liga (51), por vezes é desesperante ver a incapacidade ofensiva da equipa de Simeone. Dizem que os ataques ganham jogos e as defesas campeonatos. Esta é uma ideia que se aplica na perfeição ao Atlético.
Contudo, na 29ª jornada vai ter pela frente o Sevilha, uma das equipas que se sentem mais confortáveis na expectativa e fecha-se bem, aproveitando o contra-ataque de forma mortífera. O Atlético terá de atacar para somar os três pontos na luta pelo título.
Este é um jogo entre as duas melhores defesas da Liga espanhola (21-18), pelo que não se esperam goleadas.
A não perder! Clippers recebem campeões desfalcados
Esteja atento ao site da Solverde e a mais um jogo quente NBA
LA Lakers vs. LA Clippers
Domingo, 4 de abril, 20h30
Duelo tremendo entre duas equipas de Los Angeles para mais uma ronda de emocionantes jogos da NBA! O triunfo dos LA Clippers por 122-112 na visita dos Philadelphia 76ers, na semana passada, foi espetacular, mas não muito surpreendente, dadas as ausências na formação contrária. Desta vez voltam a beneficiar de uma equipa desfalcada. Recebem os campeões LA Lakers, que "apenas" não podem contar com LeBron James – a estrela maior da competição, melhor marcador da equipa (25,4 pontos em média) e melhor assistente (7,9) –, a contas com uma lesão num tornozelo. Fica de fora também Anthony Davis, o homem dos ressaltos (8,4), lesionado num tendão de Aquiles. Favoritismo para os Clippers, portanto.