Basquetebol em festa: milhares esperados em Lisboa
6.ª edição do Portugal Basketball Festival realiza-se nos dias 27 e 28 de junho, em seis pavilhões da cidade. O evento tem entrada gratuita.
• Foto: PBF
São cerca de 1000 participantes entre os 14 e os 22 anos, provenientes de 11 países, divididos por 73 equipas masculinas e femininas. A juntar ao número de atletas e equipas antevê-se a presença de mais de 4000 visitantes ao longo dos dois dias de competição. Estamos a falar do Portugal Basketball Festival (PBF) que se realiza em seis pavilhões de Lisboa, arrancando amanhã à noite com a cerimónia de abertura, seguindo-se dois dias de competição, a 27 e 28 de junho, com o primeiro dia dedicado à fase de grupos e playoffs; e o segundo aos jogos de classificação e às finais.
Além da dimensão desportiva, o PBF assume uma forte vertente social, educativa e cultural, promovendo a prática desportiva entre jovens, incentivando estilos de vida ativos e combatendo o sedentarismo – explica a organização. A presença de equipas de diferentes países cria um ambiente de intercâmbio cultural e partilha de experiências, reforçando valores como o respeito, a inclusão e a cooperação. O evento contribui ainda para a projeção internacional de Lisboa e de Portugal enquanto destino de grandes eventos desportivos, com impacto positivo na dinamização económica associada ao turismo desportivo – acrescenta a organização.
Um encontro para os que amam o basquetebol
O PBF nasceu em 2021, num período pós-covid marcado por muitos desafios e incertezas. “Apesar de todas as dificuldades, havia algo que nos movia: uma enorme vontade de fazer acontecer. Quisemos criar um espaço onde o basquetebol unisse pessoas de diferentes países e culturas, usando a modalidade como ponte entre nações. Mais do que competir, sempre quisemos que este fosse um espaço de encontro para todos os que amam o basquetebol — um verdadeiro festival!” Palavras de Pedro Machado, managing partner da O-Sports, organizadora do evento.
O balanço que Pedro Machado faz dos cinco anos anteriores é “muito positivo”. “A cada edição crescemos em número de participantes, em qualidade organizativa e, sobretudo, na diversidade de países representados”, explica. Segundo o responsável da O-Sports, ver equipas de origens diferentes a competir, a conviver e a partilhar as suas culturas dentro e fora do campo é o que torna este festival único. “Essas trocas de experiências entre jovens de várias nacionalidades são a verdadeira marca do evento e a nossa maior recompensa”, sublinha.
Quanto às expectativas para a edição que se realiza este fim de semana, “são as melhores”. “Preparámos uma edição ainda mais completa com mais atividades e mais momentos para todos os que amam o basquetebol. Vamos ter um recorde de jogos e de equipas participantes e queremos superar o que fizemos antes e proporcionar a melhor experiência de sempre, mantendo aquilo que nos definiu desde o início: a paixão pelo basquetebol e o convívio entre todos”, conclui Pedro Machado.
Joana Soeiro e Arnette Hallman são os embaixadores
Refira-se que a edição do PBF deste ano tem duas referências do basquetebol português como embaixadores: Joana Soeiro, atleta do Benfica e base internacional portuguesa, sendo uma das jogadoras mais experientes e influentes da Seleção Nacional feminina; e Arnette Hallman, extremo/poste internacional português do Queluz e internacional pela Seleção Nacional principal.
PBF também se joga fora do campo
Além da competição, o Parque de Jogos 1.º de Maio, em Alvalade, acolhe a Games Village, um espaço de animação com diversas atividades culturais e de lazer abertas aos participantes e ao público em geral. Eis a lista de atividade:
. Pintura de azulejos;
. Caricaturas;
. Sala de videojogos;
. Karaoke;
. Matraquilhos e máquinas do Gaspar;
. Hooper Van by Malaba da Gun;
. Workshop de grafíti, mascotes e concursos de triplos e lançamentos;
. Breakdance;
. Freestyle basketball — com demonstração de atleta convidada;
. Música ao vivo.
Pavilhões
• Parque de Jogos 1.º de Maio
• Pavilhão CDA
• Pavilhão Municipal de Alvalade
• Pavilhão Engenheiro Santos Castro
• Pavilhão do Oriente
• Pavilhão da Escola Secundária da Portela