E que tal conduzir os modelos mais exclusivos da Mercedes-Benz no Algarve?
Já começou mais uma edição do Mercedes-Benz On The Road, na Marina de Vilamoura até 18 de agosto, um evento único aberto ao público, no qual podemos testar alguns dos modelos mais exclusivos da marca que vão dominar o futuro da indústria automóvel.

Os automóveis elétricos são cada vez mais o presente da indústria automóvel e o futuro a eles pertence. A tecnologia evolui e a mobilidade também, sempre ao lado de uma constante preocupação em desenvolver uma atividade sustentável e amiga do ambiente. É dentro destas premissas indispensáveis que a Mercedes-Benz tem feito o seu percurso e cria, uma vez mais, um evento que promete cativar os entusiastas do mundo automóvel.
No Mercedes-Benz On The Road, até 18 de agosto na Marina de Vilamoura, no Algarve, vão estar à disposição do público para test-drive seis modelos elétricos concebidos pela construtora alemã, e ainda dois híbridos plug-in (Classe E), um CLE Cabrio e o Mercedes-AMG GT 63 4MATIC+ Coupé (este disponível para test-drive exclusivo), permitindo uma experiência única de conduzir automóveis exclusivos e explorar todas as suas potencialidades: performance em estrada e todas as inovações tecnológicas cada vez mais procuradas no mercado.
Está ainda previsto um novo grande lançamento da marca, o Classe G 580 com tecnologia EQ, com chegada prevista ao mercado português já para o próximo mês de setembro. Apresentado em primeira mão durante o evento na Marina de Vilamoura, este novo Classe G elétrico é ideal para aventuras off-road, tendo a bateria protegida por uma caixa resistente à torção.
Descobrir toda esta panóplia de automóveis exclusivos é uma oportunidade que não vai querer desperdiçar. Já se pode inscrever nos test-drives do Mercedes-Benz On The Road. Aqui deixámos uma pequena amostra do que por lá encontra.
Espaço amplo e muita potência
Trata-se de um automóvel de excelência da gama EQ, no que diz respeito ao conforto e performance. Tem autonomia para percorrer até 655 km, potência até 544 cv, velocidade máxima de 210 km/h e, em menos de 5 segundos, vai dos 0 aos 100 km/h. Tem capacidade para sete lugares e surge com melhoria na aerodinâmica, já que os espelhos exteriores e os estribos foram otimizados a este nível. No interior, é equipado com a mais recente geração de telemática MBUX e, opcionalmente, com Hyperscreen, composto por três ecrãs de alta resolução unidos por uma única superfície de vidro curvo. O sistema de som Dolby Atmos cria uma experiência sonora a 360 graus.
A opção mais autónoma
Dos automóveis elétricos que protagonizam este Mercedes-Benz On The Road, em Vilamoura, este é o modelo com maior autonomia, no caso de 801 km, podendo gerar potência até 360 cv e atingir os 100 km/h em cerca de 6 segundos. Este é um automóvel no qual o conforto é a palavra de ordem, até pelo forte apoio tecnológico para qualquer viagem, pois dispõe dos mais avançados equipamentos de suporte à condução (deteção de radares ou auxiliares de manobras) e entretenimento.
Tecnologia de ponta
Este modelo foi mundialmente apresentado no ano passado, na Ericeira, e continua a casar na perfeição tecnologia avançada, performance e conforto. Tem autonomia de 613 km e potência até 292 cv, com um poder de arranque que requer apenas 6,9 segundos para atingir os 100 km/h. A bomba de calor de série utiliza o calor residual do acionamento elétrico e da bateria de alta tensão para o aquecimento do interior. É equipado com a mais recente geração de telemática MBUX, com painéis de várias funcionalidades que servem tanto o condutor como o passageiro, e uma experiência sonora que abrange todo o espaço interior.
Estacionamento automatizado
Este é um automóvel com linhas de equipamento distintas e que lhe conferem outras caraterísticas, como o estacionamento automatizado. Opcionalmente, pode optar pelo eixo traseiro de até 10º, permitindo reduzir o diâmetro de viragem, o que facilita manobras mais apertadas. É equipado com materiais de alta qualidade e a mais recente geração de telemática MBUX, com ecrãs de alta resolução (display central, de condutor e de passageiro). Tem autonomia até 613 km e potência máxima de 292 cavalos, podendo carregar numa wallbox em pouco mais de meia hora.
Performance e bem-estar
O conforto deste modelo atinge outro patamar, com auxiliares inteligentes para o condutor, sistema de informação e entretenimento intuitiva (MBUX) e com controlo de voz através do uso da expressão ‘Olá Mercedes’. Apresenta um poderoso processador, os ecrãs e os gráficos brilhantes e uma apresentação personalizável. Opcionalmente, pode ser ainda instalado um sistema de navegação com realidade aumentada. O EQA tem autonomia para 558 km e 190 cv de potência, podendo atingir os 160 km/h de velocidade máxima e passar dos 0 aos 100 km/h em menos de 9 segundos.
Conforto familiar
Modelo SUV compacto com capacidade de sete lugares e um design que acompanha o luxo progressivo da linha EQ de forma arrojada e imponente. Está equipado com um assistente ECO que interpreta os dados de navegação e permite economizar energia, prolongando, consequentemente, a autonomia do automóvel. O seu sistema de navegação com inteligência elétrica de série calcula o percurso mais rápido até ao destino, incluindo eventuais paragens necessárias para carregamento. Tem autonomia para 465 km e potência máxima de 292 cv, podendo atingir os 100 km/h em pouco mais de 6 segundos e velocidade máxima de 160 km/h.
Potência e conforto
É um modelo híbrido plug-in com 204 + 129 cv e com autonomia elétrica até 114 km, podendo atingir os 236 km/h de velocidade máxima e os 100 km/h em pouco mais de 6 segundos. É um automóvel que se adapta às suas necessidades, podendo tanto usufruir da propulsão elétrica e com os benefícios ambientais que isso acarreta, bem como do motor de combustão interna que lhe confere uma independência absoluta. É uma gama inteligente, luxuosa e muito confortável, com várias tecnologias de topo no interior: sistemas de assistência à condução e estacionamento; aplicações Webex e Zoom; informação e entretenimento MBUX e 5G.
Híbrido plug-in que se adapta
É um outro híbrido plug-in da família Classe E, com 197 + 129 cv de potência e com autonomia elétrica combinada até 101 km. Atinge velocidade máxima de 213 km/h e o poder de arranque permite-lhe atingir os 100 km/h em menos de 7 segundos. Tem diferentes programas de condução que se adaptam às distintas necessidades do condutor. Tal como o Classe E 300 e Limousine, é equipado de sistemas de assistência à condução e estacionamento; aplicações Webex e Zoom; informação e entretenimento MBUX e 5G. Esta versão All-Terrain foi lançada no início deste ano de 2024.
Robustez descapotável
Distingue-se dos demais modelos disponíveis neste evento da Mercedes-Benz pela silhueta alongada e um perfil de ‘nariz de tubarão’. Tem capota e lona, que se abre e fecha em 20 segundos se estiver a circular a uma velocidade até 60 km/h, e a capacidade de carga da bagageira é de 385 litros ou 295 litros com a capota aberta. Tem aircap, defletor de vento e airscarf com 3 níveis de controlo da temperatura. Este automóvel a gasolina tem potência de 204 + 23 cv, podendo atingir os 236 km/h, e uma capacidade de aceleração que o leva dos 0 aos 100 km/h em menos de 8 segundos.
Velocidade impressionante
Presente no Mercedes-Benz On The Road estará ainda o modelo Mercedes-AMG GT 63 4MATIC+ Coupé, que impressiona desde logo pelo aspeto visual. É o mais potente dos automóveis que estarão em Vilamoura, com 585 cv, podendo por isso atingir os 315 km/h e apresenta ainda uma capacidade de aceleração impressionante, que o leva dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos. É equipado, de série, com sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável, aerodinâmica ativa, controlo semiativo de estabilidade e eixo traseiro direcional. A configuração de bancos 2+2 é opcional, permitindo que este automóvel desportivo possa dispor de um espaço interior bastante generoso e, com os encostos traseiros rebatidos, a bagageira tem capacidade para 675 litros.
Grande lançamento à vista
O novo Mercedes-Benz Classe G elétrico chega ao mercado nacional em setembro e será apresentado durante o evento, na Marina de Vilamoura. É um modelo propício a aventuras todo-o-terreno, com funções de condução únicas durante a utilização fora de estrada: G-TURN, GSTEERING e a função inteligente de OFFROAD. A bateria está protegida por uma caixa resistente à torção, evitando também que seja atingida por água ou outro tipo de detritos. Tem potência até 587 cv (432 kw) e autonomia até 466 km, podendo atingir os 100 km/h em menos de 5 segundos. Está equipado com um sistema de informação e entretenimento MBUX, com ecrãs táteis de 12,3’’.
Pegada ambiental: Neutralidade carbónica* e reciclagem de baterias
A Mercedes-Benz evolui na indústria automóvel tendo como pilares fundamentais a sustentabilidade e proteção climática, ao abrigo da estratégia "Ambition 2039", que visa a neutralidade carbónica* e tendo em conta todo o ciclo de vida dos automóveis (desenvolvimento, fornecedores, eletrificação dos produtos, energias renováveis e a própria reciclagem de automóveis). A marca prevê que a venda de automóveis novos elétricos e híbridos plug-in chegará a 50% na segunda metade da presente década.
A construção dos automóveis EQE e EQS reaproveita materiais como fibras de cato e redes colhidas nos oceanos. A Mercedes-Benz também se dedica ao desenvolvimento de baterias e até já lançou uma fábrica na Alemanha destinada à reciclagem de baterias, reduzindo o consumo de recursos naturais.
Seguramente, todos estes ingredientes aguçam a vontade de qualquer adepto dos automóveis embarcar nesta experiência única na Marina de Vilamoura. Inscreva-se e participe neste Mercedes-Benz On The Road, testando os modelos que estarão disponíveis e conhecendo os que estarão em exposição. Uma oportunidade que não vai querer perder, afinal de contas não é todos os dias que pode conduzir automóveis que são o expoente máximo da evolução tecnológica, do conforto, da segurança e da performance. No dia 9, o test-drive será entre as 17h e as 24h. Entre os dias 10 e 18, poderá testar estes automóveis exclusivos em dois períodos: das 11h às 15h e das 17h às 24h. Vilamoura está à sua espera. Pode inscrever-se no site do Mercedes-Benz On The Road.
*Neutralidade carbónica significa que as emissões de carbono que não são evitadas ou reduzidas na Mercedes-Benz são compensadas em projetos de compensação certificados.