Emoções fortes voltam à Falperra
Nova adesão massiva do público à vista para a mais emblemática prova de automobilismo de montanha do país, numa corrida contra o tempo numa subida estreita e sinuosa.
Entrámos na contagem decrescente para o arranque de um dos eventos mais conceituados do automobilismo português: a Rampa Internacional da Falperra realiza-se entre os próximos dias 17 e 19 e promete gerar uma forte mobilização não só da população de Braga e de outras zonas do nosso país, como também de muitos entusiastas das mais diversas nacionalidades.
É esse sentido de popularidade tão bem vincado, associado à espetacularidade do traçado, que tem tornado a Rampa da Falperra tão procurada pelos pilotos, que vão enriquecendo uma história quase centenária, atendendo a que a primeira edição remonta a 1927, sendo que a deste ano será a 43.ª. Esta competição de automobilismo de montanha tem-se mantido firme no calendário do circuito nacional e europeu da especialidade, apresentando-se como a mais rápida da Europa, com um trajeto de 5,2 quilómetros e com 262 metros de altitude desde o seu início, junto ao Parque de Lazer, na EN309, até à meta localizada na Avenida do Santuário, no Sameiro, um dos ex-líbris da cidade de Braga (veja aqui o percurso da 43.ª edição da Rampa da Falperra).
Características que tornam este evento particularmente apreciado pelos pilotos, que a consideram mítica, mas também pelas famílias que se deslocam anualmente até à Cidade dos Arcebispos para contemplar os momentos de adrenalina proporcionados pelos pilotos, que concorrem em carros da mais diversa espécie, desde clássicos a protótipos de carros de competição, numa corrida contra o tempo e num percurso estreito e sinuoso.
Não é por acaso que, no ano passado, foram registados cerca de 250 mil adeptos ao longo dos três dias da competição. Paralelamente, a transmissão televisiva, através da CMTV, reforçou o impacto mediático da prova, com uma audiência média de 150 mil espectadores por minuto, na corrida de domingo. E, este ano, o canal da Medialivre volta a associar-se ao evento organizado pelo Clube Automóvel do Minho (CAM), em cooperação com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), com a Federação Internacional do Automóvel (FIA) e com a Câmara Municipal de Braga.
Programa 43.ª Rampa da Falperra
17 de maio, sexta-feira
11h30 - 19h00
Exposição das viaturas de competição (Largo do Pópulo)
19h00
Desfile das viaturas de competição (principais ruas da cidade)
18 de maio, sábado
07h30
Fecho da pista (km 30 estrada Nacional 309)
08h30
Warm Up Campeonato Portugal Montanha
09h30 - 12h05
Treino Oficial 1 - Rampa Regional, Campeonato de Portugal de Montanha e Campeonato Europeu de Montanha
12h40 - 15h15
Treino Oficial 2 - Rampa Regional, Campeonato de Portugal de Montanha e Campeonato Europeu de Montanha
15h50 - 16h50
Corrida Oficial 1 - Rampa Regional
17h25 - 18h25
Corrida Oficial 1 - Campeonato Portugal Montanha
Treino Oficial 3 - Campeonato Europeu de Montanha
19 de maio, domingo
07h00
Fecho da pista (km 30 estrada Nacional 309)
08h00
Corrida Oficial 2 - Rampa Regional
09h35 - 10h35
Corrida Oficial 1 - Campeonato Europeu de Montanha
Treino Oficial 3 - Campeonato Portugal de Montanha
11h50 - 12h50
Corrida Oficial 2 - Campeonato de Portugal de Montanha e Campeonato Europeu de Montanha
14h05 - 15h05
Corrida Oficial 3 - Campeonato de Portugal de Montanha e Campeonato Europeu de Montanha
16h00
Pódio (escadaria do Sameiro)
Orgulho da autarquia
A importância deste evento para a cidade torna-se evidente perante as palavras do autarca Ricardo Rio. “A Rampa da Falperra é mais do que uma competição desportiva; é um evento icónico que atrai aficionados do desporto motorizado de todo o mundo para a nossa cidade de Braga. Ao longo dos anos, esta prova desafiadora e emocionante tornou-se um símbolo do nosso compromisso com a excelência desportiva. Esta é uma das mais emblemáticas provas do automobilismo internacional e mais uma oportunidade para mostrarmos ao mundo a nossa capacidade e competência para fazermos deste evento mais um sucesso a todos os níveis”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Braga.
“De destacar o papel na organização do Clube Automóvel do Minho e de todos os envolvidos na preparação deste evento. O seu trabalho incansável, dedicação e paixão são fundamentais para o sucesso contínuo da Rampa Internacional da Falperra. Braga sente orgulho desta competição de renome mundial e acredito que esta edição será mais um evento marcante na vida da cidade. A Rampa Internacional da Falperra é um evento que une comunidades, promove o turismo e reforça o nosso compromisso com o desporto e o lazer. Que os dias de competição sejam emocionantes e memoráveis para todos os presentes”, assinala ainda Ricardo Rio.
Sustentabilidade ambiental
Ni Amorim, presidente da FPAK, destaca a especial preocupação da organização em relação à sustentabilidade ambiental. “O Clube Automóvel do Minho e o Município de Braga têm investido bastante para o sucesso da prova e para a melhor repercussão a nível internacional e para isso muito contribui a excelência na organização e no bem receber da região. Mas este ano com especial atenção à sustentabilidade ambiental. Há uma preocupação de todos em minimizar o impacto da prova no meio ambiente e isso é notável”, refere.
Uma perspetiva também destacada por Rogério Peixoto, presidente do CAM. “Em pleno século XXI, estamos conscientes das alterações climáticas e da atenção que o nosso planeta requer. A contribuição que cada um de nós pode dar, quer pessoal quer coletivamente, já não é indiferente a ninguém. Conscientes da necessidade de contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o CAM não quer perder esta corrida do planeta. É desafiante, mas é possível e o CAM vai promover a aliança entre o espetáculo e a sustentabilidade”, garante Rogério Peixoto, atribuindo um “misticismo ímpar” a tudo o que envolve esta prova que proporciona “a verdadeira festa da montanha”.
Esperança nos portugueses
A competição integra o Campeonato Europeu de Montanha, mas Ni Amorim confia que os portugueses darão boa réplica. “Fico sempre muito grato de ver os melhores pilotos da Europa da modalidade acolherem a Rampa da Falperra tão bem e de se reverem no espírito organizativo português. No entanto, torço sempre para o maior sucesso dos pilotos portugueses e este ano não será exceção: gostava de ver os nossos pilotos a lutarem, também eles, pelos primeiros lugares como têm feito até aqui. Isto porque acredito que temos em Portugal pilotos de grande talento”, sublinha o líder da FPAK. As últimas quatro edições foram ganhas pelo italiano Christian Merli, num Osella FA 30. Hélder Silva, num Osella PA 2000, foi o vencedor entre os portugueses no ano passado.