Record

i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Odivelas “em campo” para ser Cidade Europeia do Desporto em 2020

Candidatura de Odivelas a Cidade Europeia do Desporto em 2020 entrou no seu sprint final, com a visita da Associação das Cidades Europeias do Desporto (ACES)

Odivelas - Desporto - ACES Europe
Nesta que é a sua última visita ao concelho antes da decisão final, que começou no passado dia 1 e termina hoje, o presidente da ACES Europe, Gian Francesco Lupattelli, e o presidente da ACES Portugal, Nuno Santos, estão a ter a oportunidade de conhecer os diversos equipamentos desportivos do concelho, além de assistirem a inúmeras atividades que movimentam centenas de atletas, como a Gala do Desporto que decorreu, ontem à noite, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

A dinâmica desportiva que se respira no território é empolgante e três organismos com impacto desportivo nacional e internacional já anunciaram, publicamente, terem escolhido Odivelas para instalar as suas "casas": o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol - SJPF, a Federação Portuguesa de Judo - FPJ e a Federação de Ginástica de Portugal - FGP (ver caixas).

Nesta "maratona" tem existido o apoio, constante e direto, das diversas associações desportivas locais, mas não só. Os patronos desta candidatura são Nelson Évora, Naide Gomes, Jorge Pina e Susana Barroso, que subiram aos mais importantes pódios internacionais, olímpicos e paraolímpicos. Para o município, esta candidatura reflete a paixão que Odivelas tem pelo desporto e pela prática desportiva, por hábitos de vida saudáveis, pelo bem-estar dos munícipes e pela inclusão através do Desporto para Todos. A autarquia estima que 32 mil habitantes do concelho sejam membros de uma coletividade/clube ou associação desportiva. Na elaboração da nova Carta Desportiva do Concelho, apurou-se que 49,8% da população é praticante de atividade desportiva regular.

Município, população e coletividades unidos

Incutir nos odivelenses hábitos e estilos de vida saudáveis que contribuam para a promoção da saúde e para o desenvolvimento pessoal e coletivo da população do concelho é o objetivo desta candidatura de Odivelas a Cidade Europeia do Desporto em 2020. Para cumprir este desígnio, houve um forte investimento por parte da autarquia, que apostou, numa primeira fase, "na construção de infraestruturas desportivas que permitiram alcançar um patamar acima da média nacional", explica Hugo Martins, presidente do município. E prossegue: "Foram construídos equipamentos desportivos de média e de grande dimensão, como o Pavilhão Multiusos de Odivelas e o Pavilhão Susana Barroso, permitindo ao concelho disponibilizar locais de prática desportiva para os seus 156 mil habitantes." Em 20 anos, o investimento foi superior a 50 milhões de euros, realça. Uma aposta que se estendeu na promoção da prática desportiva, através da dinamização de programas e projetos, formais e informais, dirigidos para os diversos universos do concelho. "Das crianças aos jovens, das famílias à população sénior, numa lógica de Desporto para Todos, na qual a inclusão das pessoas com deficiência tem também um papel central."

Por todo este trabalho e esforço, Hugo Martins mostra-se otimista, acreditando que Odivelas pode vencer esta candidatura. "Desde a primeira hora que as associações desportivas locais e os munícipes em geral têm dado um grande apoio a esta candidatura e acreditam que seja vencedora." "Desta forma, o município quer, os odivelenses desejam e as coletividades desportivas esperam que Odivelas seja Cidade Europeia do Desporto em 2020."

Casa do Judo

A FPJ inaugurou, a 2 de novembro, a sua nova sede em Odivelas, com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. Este novo espaço com cerca de 250 m2 de área beneficia também de maior proximidade com o Pavilhão Multiusos de Odivelas, palco de muitos eventos nacionais e internacionais de judo. Esta é uma das modalidades com mais medalhas internacionais, contando com duas Medalhas Olímpicas - Nuno Delgado e Telma Monteiro.
 
Cidade do Desporto

Integrado, também, na visita dos representantes da ACES, foi apresentado, ontem, o projeto do Complexo Desportivo do Porto Pinheiro que resulta de um investimento global de 10 milhões de euros. Assim, foram definidas a manutenção e a beneficiação dos atuais campos 2 e 3 e a construção de um novo campo 1, com a requalificação de todos os espaços de apoio. Uma área relvada para a prática de râguebi, a construção de bancadas, de um centro de estágios e de um equipamento desportivo com ginásio, piscinas e não só também estão contemplados.

Casa da Ginástica

Com um investimento de 2,5 milhões de euros, o Polidesportivo Honório Francisco, no Bairro da Codivel, vai transformar-se na Casa da Ginástica de Portugal. O projeto foi ontem apresentado e na prática, o atual espaço será requalificado, dando lugar a um pavilhão direcionado para a prática de ginástica. Num segundo piso, estará a sede da FGP. Haverá, ainda, a instalação do Centro de Alto Rendimento da Ginástica Portuguesa, um elemento diferenciador que coloca Odivelas como elemento de base a uma estratégia de desenvolvimento da modalidade.
M