i

On the road: explore Portugal com total segurança!

Em percursos montanhosos ou à beira-mar, em autoestrada ou em todo-o-terreno, a segurança rodoviária não tira férias: vai consigo!

Mais um verão e, feliz ou infelizmente, mais um ano em que as férias ficam condicionadas pela pandemia. Entre avanços na vacinação, novas variantes do vírus e um país a várias velocidades, marcar férias é como um jogo de lotaria. Isto não significa que seja preciso abdicar de uns bons dias de descanso, com família, amigos, ou mesmo numa viagem de autoconhecimento a sós.


O destino, as circunstâncias, escolhem por nós: Portugal! Com menos turistas e com tempo ameno, é a oportunidade ideal para conhecer cidades que nunca visitou e deixar-se surpreender pela riqueza e pela diversidade, sem aglomerados e com toda a segurança. Para aproveitar ao máximo as férias e evitar espaços com muita aglomeração, troque o avião pelo carro e faça-se à estrada.


Antes da viagem


Quer seja um condutor diário ou pontual, há alguns aspetos a ter em conta na preparação de uma viagem de automóvel. O conforto tem de estar assegurado para todos os passageiros, uma vez que poderão passar longas horas entre a origem e o destino, e o espaço no carro é essencial para que possam levar tudo o que necessitam.



Lista de essenciais para as férias


- Marcação em alojamento com garantias de desinfeção e higienização

- Máscaras e gel desinfetante para todos

- Reservas para jantares/almoços fora

- Check-up pré-viagem: óleo, pneus, travões, ...

- Carro atestado

- Seguro Auto em dia!




Antes de se aventurar pelos caminhos de Portugal, é essencial perceber se o desempenho do carro se coaduna com os quilómetros e o pavimento. Deve, sobretudo, ter o seguro automóvel em dia, para se certificar de que qualquer imprevisto não se tornará num impedimento em seguir viagem. O seguro Auto Allianz é o companheiro invisível nesta viagem, que está sempre disponível, esperando nunca ser necessário! O seguro é totalmente personalizável às necessidades dos seus hábitos e ao budget disponível, com opções que vão desde o seguro de responsabilidade civil até aos planos mais completos, que protegem contra danos próprios.

Utilize o seguro para fazer a verificação da pressão de ar dos pneus, os níveis de óleo, o funcionamento dos limpa para-brisas, o kit de avarias (pneu sobressalente, macaco, caixa de primeiros socorros, triângulo e colete refletor) e, claro, se o depósito está atestado. Prontos para a partida?


Durante a viagem


Malas na bagageira, snacks e bebidas na lancheira, cintos apertados e o double-check necessário nas cadeiras auto. Começa a viagem para as tão desejadas férias. A viagem deve ser planeada tendo em conta alguns fatores, como a hora de check-in, as horas de maior trânsito e, claro, as limitações de acesso a alguns concelhos em horários específicos.

Se algum imprevisto acontecer e ficar parado no meio da estrada – ou nalguma estação de serviço o carro não voltar a arrancar – não desespere! Com a Allianz, há a garantia de assistência 24 horas – mesmo para os condutores que aproveitam até de madrugada – e tem descontos em várias oficinas e rent-a-car. Esteja onde estiver, os imprevistos poderão sempre ser solucionados através de um parceiro! Em vários dos planos de seguro Auto, existe também a garantia de um carro de substituição: mesmo que o seu carro não siga caminho, a viagem não parará!

No caminho, é importante estar atento aos sinais dos passageiros e do veículo. Um carro demasiado quente no habitáculo é desconfortável e perigoso para os passageiros, e pode dar até sonolência – por isso, o AC é essencial. No motor, o sobreaquecimento pode também potenciar problemas maiores, por isso devem-se fazer pausas regulares – o aconselhável, durante o verão, será a cada uma hora e meia de viagem.


Depois da viagem


No caminho de regresso, o número de paragens e os fatores a ter em conta com o veículo e os passageiros são os mesmos. Depois de chegarem de férias, o melhor será fazer uma revisão ao veículo, tendo em conta o desgaste que o carro pode ter sofrido ou os percalços que poderão ter ocorrido.

Quando chegar a altura da revisão, a Allianz vai com o seu carro por si! O seguro Allianz Auto oferece um serviço completo de pré-inspeção gratuito e chave na mão, para se certificar que não há surpresas. E para que não perca dias de férias com burocracia, a Allianz leva ainda o seu carro à inspeção anual.

Mas atenção: há mudanças que não podem esperar! Quer seja um pequeno ou um grande dano no vidro, nunca deverá adiar a sua substituição, porque constitui riscos para o veículo e para os passageiros. O seguro Auto pode e deve, sempre que possível, incluir cobertura de quebra de vidros, um dos problemas mais comuns em quem tem carro. O seguro da Allianz garante também preços ainda mais competitivos para os bons condutores. Na estrada, responsabilidade também é dinheiro!