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FleetData, um especialista em automóveis e motas

Empresa que se dedica ao negócio de market intelligence fornece toda a informação necessária sobre viaturas.

Comprar um automóvel ou uma mota não precisa de ser uma dor de cabeça. Através da FleetData, concessionários e grupos, financeiras, comerciantes de usados, gestoras de frota, marcas, rent-a-car, software houses dedicadas ao setor e media conseguem obter, sem esforço, toda a informação especializada de que necessitam sobre automóveis e motas, seja no mercado português ou no espanhol.

Esta abrangência de mercados traz benefícios aos clientes da FleetData, pois ficam informados sobre "realidades bastante distintas, nomeadamente dos países de muito maior dimensão territorial, populacional, económica e fiscal", explica Luís Ribeirinho, sales manager da FleetData.



"Hoje, avaliamos qualquer viatura do parque circulante de automóveis ligeiros"

Luís Ribeirinho, sales manager da FleetData



Criada em 2004, a empresa apresenta algumas novidades. Uma delas é a incorporação na sua base de dados de motas, motorizadas e motociclos de 2, 3 e 4 rodas, com preços e características técnicas de viaturas comercializadas no mercado português, atual e do passado. "Aplicando as nossas metodologias e conhecimento passámos a disponibilizar a mesma informação que temos para automóveis ligeiros a este tipo de veículos. Ou seja, os preços e as características técnicas e os valores em usado nos mercados profissional e de retalho na atualidade (spot) ou valores no futuro (forecast)."

Esta decisão prendeu-se com a procura crescente da parte dos potenciais e atuais parceiros da FleetData de informação nesta área, a qual "tem vindo a ganhar cada vez maior relevo no panorama da mobilidade com taxas de crescimento anuais significativas, e em contraciclo com o que ocorre com os automóveis".

Questionado sobre como está a ser o comportamento desta nova base de dados de motorizadas e motociclos, Luís Ribeirinho responde que "o processo está a decorrer normalmente e conforme as expetativas". "Tal como esperado, o mercado dos clientes finais – pessoas com necessidade de deslocação, mas menos sujeitos a constrangimentos de trânsito, parqueamento, custo mais baixos de aquisição e utilização – tem interesse crescente sobre este tipo de veículo, que são cada vez mais uma forma facilitada de mobilidade, nomeadamente nas cidades. Por isso, os nossos habituais parceiros de negócio têm também cada vez maior necessidade na informação nesta área", refere.



"Os nossos parceiros têm cada vez maior necessidade na informação na área das motas"

Luís Ribeirinho, sales manager da FleetData




Avalia viaturas com qualquer idade

Outra novidade assenta no facto de as bases de dados da FleetData permitirem aos profissionais do setor fazer consultas rápidas sobre viaturas e com diferentes idades.

"Efetivamente, uma das nossas novidades foi que mudámos o universo de viaturas usadas que podemos avaliar e que era apenas de viaturas até 15 anos. Hoje, e independentemente da sua idade, avaliamos qualquer viatura do parque circulante de automóveis ligeiros", garante Luís Ribeirinho, prosseguindo: "Foi também feito um esforço para englobar as viaturas importadas nesse universo e a sua devida classificação e valorização, pois em muitos casos são bastante distintas das viaturas comercializadas em Portugal."



Oferta de serviços sem igual

A FleetData distingue-se no mercado por conseguir fornecer informação importante para todo o ciclo de vida de uma viatura, desde a sua compra até a revenda, passando pelos seus custos de utilização – manutenção, pneus, impostos e fiscalidade para as empresas. As principais vantagens dos serviços oferecidos pela FleetData são os seguintes:

• Disponibiliza informação de diversas formas, acerca de valores de viaturas e equipamentos, bem como sobre as suas características técnicas;
• O mesmo se aplica acerca dos valores futuros previsionais dessas viaturas em função de um determinado prazo e quilometragem de utilização. Bem como os custos associados a essa mesma utilização tal como o impacto fiscal para as empresas, porque os custos para estas têm de ser ajustados quando comparado com os custos da utilização particular;
• A FleetData avalia uma viatura usada no presente momento (spot) de uma forma bastante profissional, independente e realista e tendo em atenção a conjuntura de qualquer momento, quer no mercado profissional, quer no mercado de cliente final, o retalho.