Newsmuseum: momentos históricos eternizados

Os leitores de Record elegeram os oito melhores momentos do desporto nacional. O resultado está em exibição em Sintra. E bem merece a sua visita um destes dias

• Foto: Fernando Ferreira

São oito momentos que vão perdurar na história do desporto português e que pode agora visitar no Newsmuseum, em Sintra. Depois de os leitores de Record terem escolhido os oito maiores feitos a nível desportivo no nosso país, foi ontem inaugurada a exposição ‘8 Best of: Melhores Momentos do Desporto’, numa cerimónia que contou com, entre outros, o campeão olímpico Carlos Lopes, Sandra Ferreira, a filha mais nova de Eusébio, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal e Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, que destacou a importância da iniciativa. "É importante que o Newsmuseum, em colaboração com Record, possa ter momentos como este. É um museu dinâmico que mostra aqui as escolhas dos leitores do Record e os oito momentos que os marcaram mais", disse o membro do Governo, lembrando alguns dos momentos que o marcaram. "Vivi alguns deles. Lembro-me da Seleção de sub-20. Estava no 7º ano e saí da escola para viver esse momento. Lembro-me perfeitamente onde estava quando o Rui Costa se sagrou campeão do Mundo. E estava no estádio quando o Eder marcou aquele golo. Aqueles que amam o futebol e mesmo aqueles que gostam menos estavam atentos, porque era um momento cimeiro", disse o ministro.

Casa cheia

A sala dedicada ao jornalismo desportivo foi pequena para a inauguração da exposição. Luís Paixão Martins, criador do Newsmuseum, fez as honras da casa, brincando com a presença de Sandra Ferreira. "O Eusébio deu-me alegrias e infelizmente muitas tristezas, porque sou adepto do Sporting", disse o consultor de comunicação. "É importante para as pessoas poderem rever estes momentos importantes da história do desporto português", sublinhou. Depois dos discursos, vários ecrãs mostraram as imagens e fotos com testemunhos dos jornalistas Rui Dias e Norberto Santos destes momentos escritos de forma indelével nas páginas do desporto português.

Para Bernardo Ribeiro, diretor de Record, se dúvidas havia em relação ao momento mais marcante, a exposição tratou de as dissipar. "Sendo totalmente sincero, percebi agora o que foi a vitória do Carlos Lopes. Ao ver os oito momentos, foi pelo Carlos Lopes que me vieram as lágrimas aos olhos", disse. "Foram os leitores de Record que, de 50 momentos do desporto português, escolheram os oito. Não foram jornalistas, não foram editores. Esta é a parte mais gratificante deste projeto. Está ali a vontade dos leitores de Record", frisou.

Por Rafael Godinho
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Iniciativas

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.