Radiomodelismo: João e José Figueiredo aceleram rumo ao Record Challenge Park

Festa do desporto é já este sábado no Parque de Jogos 1.º de Maio, em Lisboa

A carregar o vídeo ...
José e João Figueiredo deram-nos uma lição sobre esta modalidade

Só falta mais uma noite de sono antes do grande dia. O Record Challenge Park é já este sábado, por isso descanse bem, porque aproxima-se um evento cheio de animação, competitividade e divertimento, no qual poderá experimentar as mais variadas modalidades, sendo que uma das grandes novidades é esta que lhe trazemos hoje: radiomodelismo.

Este trata-se mesmo de um mundo novo para nós e até tivemos de reaprender o que é a direita e a esquerda, veja lá. Nestes primeiros passos, ninguém melhor para nos ajudar que José Figueiredo e o filho João Carlos - número 12 do ranking mundial e um de apenas dois portugueses profissionais desta modalidade -, que se encontraram com a nossa equipa de reportagem na pista do Sport Clube do Bairro, em Óbidos.

“Um conselho? Dediquem-se ao máximo. O meu pai passou-me o bichinho e em 2015 consegui o meu primeiro contrato profissional. A partir daí nunca mais parei”, começou por dizer-nos Litos, como é conhecido o mais novo, enquanto preparava o seu carro: “São muitas horas nisto. Às vezes é desde que acordo até ir dormir.” Posto isto, surgiu-nos uma questão: o que será mais importante, a mecânica ou o talento com o comando na mão? “Acho que para a alta competição, o mais importante acaba mesmo por ser a parte mental, pois temos de passar 45 minutos focados no que estamos a fazer. O nível está tão alto que, o mínimo erro, pode ser a diferença entre ficar em 1.º ou em 7.º”, referiu.

“Parece fácil”, dissemos quando Litos acelerava na pista, mas nada mais errado. Quando foi a nossa vez de colocar as mãos à obra, tudo mudou: ir para lá é fácil, mas a vir para cá a direita é esquerda e a esquerda é a direita. Claro que nos despistámos! Mas com anos e anos e anos de treino... chegamos lá.

Na ‘box’, o pai, presidente da Federação Portuguesa de Radiomodelismo, destaca a dificuldade em cativar novos praticantes, mas revela que “há vários projetos para conseguir maior projeção”. Será que amanhã vamos encontrar novos craques nesta modalidade?

Por Record
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Record Challenge Park

Notícias
Notícias Mais Vistas