A UEFA adiou hoje alguns dos encontros das seleções israelitas de futebol de outubro, entre os quais o Israel-Suíça, do Grupo I de qualificação para o Euro2024, face ao conflito armado entre Israel e o grupo islâmico Hamas.
Em comunicado hoje emitido, o organismo que tutela o futebol na Europa justifica a decisão com a "situação corrente" que se vive em Israel, desde o ataque do Hamas em território israelita, no sábado, tendo prometido anunciar novas datas para os jogos em devido tempo.
Além desse jogo previamente marcado para 12 de outubro, a UEFA adiou os encontros da seleção sub-21 israelita com a Estónia, também agendado para 12 de outubro, e com a Alemanha, em 17 de outubro, e o minitorneio de seleções sub-17, envolvendo Israel, Bélgica, País de Gales e Gibraltar.
O organismo vai esperar mais alguns dias até decidir se o encontro Kosovo -- Israel, do Grupo I da fase de qualificação para o Euro2024, se vai realizar em 15 de outubro, conforme previsto, ou vai ser adiado.
"A UEFA vai continuar a monitorizar a situação e manter-se-á em contacto com todas as seleções envolvidas antes de tomar decisões sobre novas datas e eventuais alterações a outros jogos calendarizados", refere ainda o comunicado.
O grupo islâmico Hamas lançou no sábado um ataque surpresa contra o território israelita, sob o nome de operação "Tempestade al-Aqsa", com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.
Em resposta ao ataque surpresa, Israel bombardeou a partir do ar várias instalações do Hamas na Faixa de Gaza, numa operação que batizou como "Espadas de Ferro".
No mais recente balanço, o Ministério da Saúde israelita estimou que o número de mortos em Israel na sequência do ataque do Hamas ultrapassa os 700, registando-se ainda 2.243 feridos, 365 deles em estado considerado grave.
O elevado número de mortos confirmado em pouco mais de 24 horas não tem precedentes na história de Israel, apenas comparável à sangrenta primeira guerra árabe-israelita de 1948, após a fundação do Estado de Israel.
Por LusaApesar da vitória por 3-0 sobre o Atlético Mineiro, a equipa do português viu o Flamengo sagra-se campeão do Brasileirão
Quatro dias após se tornar o primeiro clube brasileiro a conquistar quatro títulos da Libertadores
Ourense, do 3.º escalão, causou surpresa
Diogo Leite marcou um autogolo na derrota do Union Berlim ante os bávaros
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Técnico deixa o Columbus Crew para assinar por duas épocas e meia com os escoceses