_
O antigo guarda-redes búlgaro de futebol Borislav Mihaylov, que representou o Belenenses, nas épocas de 1989/90 e 1990/91, morreu, esta terça-feira, em Sófia, aos 63 anos, depois de ter sofrido um AVC há alguns meses.
Elevado à condição de lenda do futebol búlgaro, o antigo capitão da seleção, que representou em 102 jogos, foi também presidente da União Búlgara de Futebol, de 2005 a 2024.
Em novembro do ano passado, Borislav Mihaylov sofreu um AVC do qual nunca recuperou.
Na Bulgária, Mihaylov era considerado um dos heróis do Mundial de 1994, disputado nos Estados Unidos, onde a seleção búlgara chegou às meias-finais sob o comando do selecionador Dimitar Penev, que também faleceu recentemente.
"O nosso capitão, o nosso líder, o nosso amigo deixou-nos. Não consigo parar de chorar. Partiu um grande homem e um grande guarda-redes. Que tristeza", lamentou o antigo jogador Hristo Stoichkov, numa publicação nas redes sociais.
Stoichkov, jogador que representou o Barcelona e foi o melhor marcador desse Mundial, a par do russo Oleg Salenko, disse que Mihaylov reuniu-se agora "num mundo melhor com Tunyo" (Trifon Ivanov, defesa búlgaro, que faleceu em fevereiro de 2016).
A ginasta Maria Petrova, viúva de Mihaylov, também publicou uma mensagem comovente nas redes sociais a lamentar a morte do marido.
"Agradeço ao destino por ter trazido este grande homem à minha vida. Obrigada, Borislav, por partilhares a tua vida comigo. Sou grata por todos os belos momentos, as palavras, o apoio e o amor que me deste. Eras a minha paz. Um universo desapareceu", escreveu a tricampeã mundial de ginástica rítmica (1993, 1994 e 1995).
A nível de clubes, o guarda-redes jogou não só no Levski, Botev e Slavia, na Bulgária, mas também em outros clubes como o Belenenses (Portugal), Mulhouse (França), Reading (Inglaterra) e Zurique (Suíça).
O pai de Borislav Mihaylov, Biser Mihaylov, também foi guarda-redes do Levski, e o seu filho, Nikolay, retirou-se do futebol profissional no ano passado.
Por LusaTransação do St. James' Park foi feita para evitar perdas recorde
Ucranianos veem guardião do Benfica bem e Sudakov "sem criatividade nem impacto"
Defesa espanhol, há quatro épocas em Stamford Bridge, apontou o dedo à direção dos blues
Jogador representou a seleção da Bulgária por 102 vezes e era titular na equipa que chegou às meias-finais do Mundial de 1994
Tribunal Comercial de Nantes ditou esta segunda-feira a sentença que coloca um ponto final na batalha judicial entre os dois clubes
Trio do podcast 'The Rest Is Football' não coloca o esquadrão luso entre favoritos, mas lembra que... Ronaldo pode fazer a diferença
Numa ilha paradisíaca, o advogado natural de Cascais cumpriu o sonho de jogar num apuramento para o Mundial e... marcou na estreia
Jogadores de Benfica e Sporting foram titulares no segundo particular dos 'cafeteros' de preparação para o Mundial
Valorizar jogador local é objetivo do novo Manager da academia do emblema da 3ª divisão
Autor português na Alemanha destaca influência política nos Mundiais de Futebol em novo livro