A France Football vai atribuir pela primeira vez a uma mulher a Bola de Ouro, que distinguirá a melhor futebolista de 2018, revelou esta segunda-feira o chefe de redação da revista desportiva francesa à AP.
"O futebol feminino está em grande expansão e merece o mesmo tratamento que o masculino", resumiu Pascal Ferré, em declarações à agência noticiosa norte-americana, adiantando que o anúncio oficial será feito na edição de terça-feira da revista.
Ferré lembrou que "mais de 760 milhões de telespetadores assistiram aos jogos do Mundial feminino", em 2015, explicando que o júri não será constituído pelas mesmas pessoas que votarão no prémio masculino, que o português Cristiano Ronaldo recebeu em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017.
A lista das 15 jogadoras que poderão conquistar a edição inaugural da Bola de Ouro - com base na votação de "cerca de 40 jornalistas de países onde a modalidade está em forte crescimento - será divulgada em 8 de outubro, em conjunto com os 30 nomeados no setor masculino.
Entre 1956 e 1994, a Bola de Ouro era atribuída apenas a jogadores europeus que representassem clubes europeus, mas, a partir de 1995, a distinção da publicação francesa foi alargada a todos os futebolistas que jogam na Europa e, desde 2007, passou a ter amplitude planetária, sem qualquer restrição.
Em 2010, a France Football e a FIFA juntaram-se para criar a Bola de Ouro FIFA, que foi atribuída em conjunto entre 2010 e 2015, altura em que o prémio voltou a ficar, de novo, sob a égide exclusiva da revista francesa.
Por LusaAvançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Espanhol consagrado como melhor treinador na gala de entrega da Bola de Ouro
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Lamine Yamal venceu o prémio do melhor sub-21 pelo segundo ano seguido
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais