Jamie Carragher não deixa nada por dizer e este domingo não fugiu à regra. Após o empate do Manchester United frente ao Leeds United (1-1), e na sequência das declarações de Ruben Amorim no rescaldo do encontro, o agora comentador desportivo e antiga lenda do Liverpool não poupou nas críticas ao técnico português dos Red Devils.
Na opinião de Jamie Carragher, Ruben Amorim "não é bom o suficiente", e "mal tem competência para ser treinador de um clube da Premier League".
"Conflito com a direção? Só pode ser por duas coisas: ou é sobre o mercado de transferências de janeiro, onde ele sente que não está a ser apoiado, ou as pessoas acima dele estão a questionar o facto de ele, neste momento, estar constantemente a saltar entre sistemas táticos", começou por dizer o comentador desportivo, em declarações na Sky Sports Premier League, continuando: "Não acho que ele esteja sequer em posição para questionar as pessoas que o contrataram. Porquê? Porque ele não é bom o suficiente. Ele não é bom o suficiente para ser o treinador do Manchester United. Neste momento, mal tem competência para ser treinador de um clube da Premier League. Acredito, genuinamente, que a maioria dos treinadores da Premier League olharia para este Manchester United e pensaria: 'eu conseguiria mais pontos do que isto'."
A lenda do futebol inglês sublinha que Ruben Amorim "foi mais do que apoiado" no Manchester United, lembrando que o clube gastou mais de 200 milhões de euros em contratações no último verão. "Ele foi mais do que apoiado. Não poderia ter tido muitas queixas se o clube se tivesse separado dele no verão, depois do quão má foi a época passada. Mas foram ao mercado e gastaram muito dinheiro no ataque... 217 milhões em três jogadores este verão", atirou, recordando a posição em que os Red Devils terminaram no campeonato na última temporada: "Quando foi contratado, a ideia era Ruben Amorim tentar levar o Manchester United à Liga dos Campeões. Estavam a quatro pontos da Champions quando ele chegou e terminaram em 15.º lugar. Portanto, quando se fala em falta de fundos, isso deveu-se a ele, à equipa e aos jogadores."
Segundo Jamie Carragher, a situação que Ruben Amorim atravessa neste momento no Manchester United em nada se assemelha à que Enzo Maresca ultrapassou antes de ser sido despedido pelo Chelsea. "Acho que o que disse sobre Maresca se aplica aqui: isto pode acabar muito rapidamente. Mas o Maresca estava numa posição muito mais forte para desafiar a sua direção do que Ruben Amorim. O Maresca ganhou o Mundial de Clubes, colocou a equipa na Liga dos Campeões, fez tudo o que lhe pediram. O Amorim não está em posição para falar assim [da direção do Manchester United] porque, como disse, até agora, pelo que mostrou, é um treinador de Premier League apenas minimamente competente."
Sobre a qualidade do plantel, Jamie Carragher não tem dúvidas de que o Manchester United tem de lutar, pelo menos, pelos lugares de acesso à liga milionária. "Ninguém olha para aquele plantel e pensa que é para lutar pelo título ou que tem a Champions garantida, mas não tendo competições europeias esta época, eles deveriam estar a lutar pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões", finalizou.
Recorde-se que neste momento o Manchester United ocupa a 6.ª posição da Premier League, com os mesmos 31 pontos que o Chelsea (5.º), que neste momento ocupa um lugar que dá acesso à fase regular da Liga Europa na próxima temporada. Mais acima, a apenas três pontos de distância, está o Liverpool. O atual campeão inglês tem 34 pontos e encontra-se no 4.º lugar, o primeiro que garante acesso à fase regular da Liga dos Campeões em 2026/27. Portanto, esse objetivo mínimo exigido por Jamie Carragher, não está assim tão longe de ser alcançado - pelo menos por enquanto.