Vernon De Marco tem uma das histórias mais marcantes deste Euro’2024. O defesa eslovaco não teve uma vida fácil, passando por momentos bastante complicados que o levaram a pensar desistir do sonho de ser jogador de futebol.
Em 2001, durante a crise económica que se estabeleceu na Argentina, Vernon e a família decidiram fugir do país para ir viver para a Áustria, onde, com apenas 10 anos, praticava basquetebol. O amor pelo futebol só chegou mais tarde, aos 12 anos, quando se mudou para Espanha.
O início de carreira não foi fácil. Na região de Maiorca, onde vivia, representou o CE Constancia, o modesto clube amador, da quarta divisão espanhola. Por mês ganhava apenas 225 euros, dinheiro esse, que só servia para pagar a gasolina.
O desejo de viver sozinho e de poder se sustentar a si próprio, levou-o a começar a trabalhar como empregado de mesa num hotel da região. Mas tudo mudou quando, em 2012, recebeu uma chamada do seu agente a propôr uma mudança para a segunda liga eslovaca.
Sem saber bem onde era o país, aceitou a oferta e rumou à Eslováquia para representar o Zemplin Michalovce. Depois foi sempre a subir. Em 2016 assinou pelo Slovan Bratislava, em 2017 pelo Lech Poznan, da Polónia, até regressar, novamente, ao Slovan, onde, em 2021 recebeu a cidadania eslovaca para assim poder representar o país. Na estreia pela seleção apontou um dos golos da goleada sobre Malta.
Atualmente joga no Hatta FC, dos Emirados Árabes Unidos, e terá esta segunda-feira, a sua estreia no Euro’2024 no duelo entre a Eslováquia e a Bélgica, marcada para as 17h (hora portuguesa).
Em causa estão dívidas pela transferência de Thiago Almada. Fogão arrisca ser punido com 'transfer bans'
Belgas e holandeses também perderam
Depois de Rui Silva ter segurado o nulo na 1.ª parte, João Simões fez sonhar a equipa de Alvalade
Galês diz que sempre se deu bem com todos
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Glen De Boeck tinha 54 anos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado do Toluca brilha no México
Qatar Sports Investments anunciou aquisição do Eupen, da 2.ª liga daquele país
Caso foi tornado público em maio