Deco construiu uma carreira de sucesso dentro dos relvados e nos últimos tem cimentado também o seu nome nos bastidores, fruto da experiência que tem vindo a acumular como diretor desportivo do Barcelona. Numa entrevista ao 'Lance!', o ex-internacional português colocou a turma das quinas entre os principais candidatos a conquistar o Mundial de 2026 e distribuiu muitos elogios a Cristiano Ronaldo.
"Não convivo com ele há muito tempo. Cristiano sempre foi um exemplo no que é querer melhorar, nunca se contentou com o básico. Isso não é fácil. Essa capacidade de querer melhor, evoluir... Para tu tentares melhorar no que acreditas que és bom, tens que ser humilde. Ele é a pessoa mais humilde que já vi na vida. O único que queria melhorar todos os dias. Ele reconhecia o que não era bom pra tentar melhorar. É uma capacidade, uma mentalidade de competir fora do comum. É fácil fazer isso um ano, dois, mas fazer 20? Quase impossível. Portugal chega bem porque tem uma seleção muito forte e tem um Cristiano que é uma inspiração para os outros jogadores", disse Deco.
O ex-jogador de FC Porto, Barcelona, Chelsea e Fluminense partilhou o balneário com Cristiano Ronaldo e Lionel Messi e foi naturalmente convidado a falar sobre a mais famosa comparação do futebol mundial. "Existe uma diferença de personalidade. Mas o que têm de semelhante é que são dois génios de formas distintas. Os homens ficaram mais de 15 anos em alto nível. Isso não é normal, é excecional. Mais do que ser bom, ganhar títulos. Jogar àquele nível durante tantos anos é pera muita pouca gente no desporto em geral. O Cristiano e Messi são génios, são homens que têm uma capacidade mental acima dos outros. Quando te motivas 15 anos seguidos a fazer a mesma coisa só porque é a sua profissão, só porque tu és atleta, é algo diferente. São pessoas com uma capacidade mental muito fora da curva e essa é a semelhança entre os dois. Essa capacidade de se reinventarem todos os anos. A história da carreira deles é isso. Superação."
Quanto ao Campeonato do Mundo do próximo ano, Deco não tem dúvidas que a seleção portuguesa pode perfeitamente chegar ao título. "Eu acho que Portugal é um dos favoritos. É uma geração muito forte. Tem jogadores que estão a um nível muito alto. Vai da questão do equilíbrio que o treinador encontra, mas eu vejo Portugal muito forte. E Cristiano encaixa na perfeição com o que Portugal precisa. Falar sobre motivação, dedicação e ambição... o Cristiano é o maior de todos nesse sentido. No que depender dele, vai chegar bem."
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Equipas defrontam-se hoje no jogo que marca a estreia na Liga Europa
Elgezábal envolveu-se numa troca de palavras acalorada com o brasileiro no encontro desta terça-feira
Thomas Letsch pede coragem à sua equipa na receção aos dragões para a Liga Europa
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Lamine Yamal venceu o prémio do melhor sub-21 pelo segundo ano seguido
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro