A família do futebolista argentino Emiliano Sala, que morreu em janeiro de 2019 vítima de um acidente de avião no Canal da Mancha, entrou esta quarta-feira com uma ação judicial contra os clubes Cardiff City e Nantes.
O avançado morreu em 21 de janeiro de 2019, com 28 anos, quando o avião que o transportava, pilotado pelo britânico David Ibbotson, caiu no Canal da Mancha, numa altura em que o jogador se encontrava em trânsito dos franceses do Nantes para o País de Gales, para assinar pelo Cardiff City.
Segundo os advogados da família, esta decisão foi tomada para "proteger os seus interesses", embora o processo não se inicie até que seja julgado o piloto David Henderson, que deveria ter transportado Sala, mas acabou por delegar o serviço a David Ibbotson, de 59 anos, cujo corpo nunca foi encontrado, ao contrário do corpo do jogador, que foi recuperado do avião no Canal da Mancha, a uma profundidade de 67 metros.
Uma primeira investigação determinou que o avião caiu no mar, após sofrer um problema técnico por voar mais rápido do que poderia, sendo que o piloto David Ibbotson pode ter sido contaminado com dióxido de carbono durante a queda.
Em 26 de outubro de 2020, David Henderson declarou-se "não culpado", em depoimento perante o tribunal de Cardiff, visto que é acusado de ter agido de forma "descuidada e negligente" no acidente.
A ação legal contra Henderson, de 66 anos, partiu da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido.
Por LusaÁrbitro da AF Évora estreia-se em jogos da fase de liga da Champions
Jonathan Gjoshe representa o Scunthorpe United, da 5.ª divisão
Rui Borges chama 'miúdos' da formação
El Hadji Diouf foi titular no triunfo dos hammers frente ao Newcastle, o primeiro do treinador português nos hammers
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Saída de Campo