_
O Benfica B foi a Inglaterra golear o Newcastle, por 5-0, na 4.ª e última jornada do Grupo C da Premier League International Cup, com Gonçalo Moreira a bisar apesar de só ter jogado os segundos 45 minutos. O médio-ofensivo, de 20 anos, já foi elogiado publicamente por José Mourinho - o técnico assumiu ter um "fraquinho" pelo jovem - e esteve em destaque na partida disputada no Whitley Park.
Os encarnados entraram forte na partida, com Olívio Tomé a inaugurar o marcador aos 10 minutos na conclusão de um contra-ataque rápido. Sem abrandar, a equipa portuguesa aumentou para 2-0 através de um bom cabeceamento de Leandro Martins após cruzamento de Kevin Pinto. Até ao intervalo, as águias podiam ter dilatado a vantagem mas o guarda-redes Adam Harrison esteve em bom plano.
Na segunda parte, Nélson Veríssimo lançou Ricardo Neto - o campeão mundial sub-17 estreou-se na equipa B -, Gonçalo Moreira e Francisco Silva, com os encarnados a manterem o domínio da partida. Logo numa das primeiras iniciativas ofensivas, Gonçalo Moreira marcou um grande golo e assinou o 3-0. O internacional sub-20 bisou na parte final do encontro (85') numa recarga oportuna a um cabeceamento de Francisco Silva ao poste. Já em período de compensação (90'+5), Francisco Silva fechou as contas ao dar o melhor seguimento a um cruzamento de Gonçalo Moreira.
Nélson Veríssimo destaca mérito
Após a partida, o técnico Nélson Veríssimo mostrou-se satisfeito com o triunfo expressivo. "Estivemos muito bem, dominámos do princípio ao fim, não me recordo de um remate de perigo do Newcastle. Chegámos com mérito à vantagem cedo e depois dilatámos para 2-0. Depois, a equipa quebrou um bocadinho naquilo que era a procura do terceiro golo", afirmou à BTV.
Para contrariar essa quebra, Veríssimo mexeu na equipa ao intervalo. "A correção que fizemos foi no sentido de dizer à equipa que o jogo ainda não estava fechado, porque, se sofrêssemos um golo, o Newcastle entrava no jogo. Portanto, o desafio que lançámos foi vencermos a 2.ª parte, e foi isso que aconteceu", referiu, acrescentando: "Entrámos bem, marcámos 3 golos. No somatório total ficam os 5 golos que fizemos, não demos muitas oportunidades à equipa contrária para criar perigo e revelámos consistência defensiva. Portanto, acabámos por fazer globalmente um bom jogo."
O treinador destacou ainda outro aspeto da partida com o Newcastle. "Devemos também assinalar a estreia do Ricardo Neto, um jogador sub-19, que acabou por ter a oportunidade de jogar e teve um desempenho muito interessante", destacou Nélson Veríssimo, alargando os elogios. "Quero dar os parabéns aos jogadores, à equipa. Fizemos aquilo que nos competia, que era ganhar este jogo, e agora temos de esperar o resultado do jogo do PSG. Estamos dependentes disso para passar à fase seguinte", afirmou. Os franceses defrontam o Nottingham Forest, na próxima segunda-feira, e o Benfica torce pelo triunfo dos ingleses para garantir o segundo lugar do grupo.
Por Nuno Miguel FerreiraTreinador de 44 anos já passou pelo clube como jogador e como técnico interino
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Emblemas de Londres enfrentam-se nas meias-finais da Taça da Liga
Ex-Benfica é novo concorrente do reality show brasileiro
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Alain Orsoni, que liderou o Ajaccio em duas ocasiões, terá sido atingido por um sniper no cemitério
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Internacional francês estava sem clube há vários meses
Médio-ofensivo por quem Mourinho tem um "fraquinho" entrou ao intervalo, em como o estreante Ricardo Neto
Egito enfrenta Senegal e Marrocos recebe Nigéria