O argentino Gustavo Alfaro demitiu-se esta sexta-feira de selecionador da Costa Rica, após nove meses no cargo, anunciou o organismo que rege o futebol local.
"A Federação Costa-riquenha de Futebol (FCRF) anuncia que o diretor técnico Gustavo Alfaro decidiu deixar o cargo de selecionador da seleção costa-riquenha juntamente com a sua equipa técnica, a partir de hoje", pode ler-se num comunicado oficial do organismo.
A FCRF, que não explicou os motivos da demissão, agradeceu a Alfaro e à sua equipa técnica pelo "trabalho e dedicação" durante os nove meses em que estiveram no cargo.
"Continuaremos a construir o caminho rumo ao Mundial2026, manteremos os nossos adeptos informados e reiteramos o nosso compromisso de continuar a trabalhar pelo desenvolvimento e sucesso do futebol nacional", concluiu a FCRF.
A saída de Alfaro começou por ser um rumor que foi ganhando força nos meios de comunicação locais e internacionais após a Copa América de 2024, devido ao interesse manifestado publicamente pela seleção do Paraguai.
Alfaro, que orientava a Costa Rica desde novembro de 2023, tinha contrato até ao final do Mundial'2026 e liderava um processo de transição na sequência da retirada de uma geração de jogadores que se destacaram no Brasil'2014 e que conquistaram a qualificação para os Mundiais seguintes, Rússia'2018 e Qatar'2022.
Com Alfaro no banco, a Costa Rica perdeu dois jogos com o Panamá, perdeu um particular com a Argentina, venceu El Salvador e Honduras e empatou com o Uruguai.
Na Copa América, a Costa Rica empatou com o Brasil, perdeu com a Colômbia e venceu o Paraguai, naquele que foi o último jogo de Alfaro à frente da seleção centro-americana.
Alfaro, de 61 anos, tinha acabado de se qualificar e treinar o Equador no Mundial'2022, no Qatar, e construiu anteriormente a sua carreira no futebol argentino no comando de equipas como Boca Juniors, Huracán, Gimnasia y Esgrima de la Plata, Tigre, Arsenal, Rosario Central, São Lourenço, entre outros.
O seu registo inclui o título da Taça Sul-Americana de 2007 e o Torneio Clausura Argentino de 2012, com o Arsenal de Sarandí, a Superliga Argentina de 2020 e a Supertaça de 2019, com o Boca Juniors, entre outros.
Por LusaTreinador do Benfica faz a antevisão ao jogo com o Newcastle, marcado para amanhã às 20h00
Goleada no terreno do Ferroviário de Lichinga, por 4-1
Como bateu Juventus por 2-0 em mais uma ronda da Serie A
Inglês marcou quatro diante do Le Havre mas italiano pretende ver melhorias
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês