A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a "aceitação da classificação atual", devido à pandemia de covid-19, decisão que deverá ser formalmente validada em 15 de abril.
O cenário de conclusão antecipada da prova entregará o título de campeão ao Club Brugge, líder destacado após 29 jornadas disputadas na fase regular, com mais 15 pontos do que o Gent e 17 do que o Antuérpia, segundo e terceiro classificados.
O campeonato é disputado por 16 equipas, primeiro numa fase regular de 30 jornadas, e, depois, com um 'play-off' de apuramento do campeão belga, país que já regista mais de mil mortos devido ao novo coronavírus, de acordo com os números atualizados hoje pelas autoridades sanitárias.
Se a decisão unânime do Conselho de Administração da Liga for aceite na Assembleia Geral de meados de abril, o campeonato belga deverá tornar-se o primeiro no futebol europeu a tomar esta decisão, em consequência da crise sanitária.
O organismo explica que optou pela decisão mais radical depois de "tomar conhecimento" das recomendações efetuadas pelo epidemiologista belga Van Ranst e pelas autoridades, segundo os quais será pouco provável existirem jogos com público antes de 30 de junho.
"Mesmo que sejam, teoricamente, possíveis jogos à porta fechada, é conveniente evitar a pressão suplementar que a organização desses jogos exerceria sobre os serviços de saúde e as forças da autoridade", justifica o organismo.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil. Dos casos de infeção, cerca de 180.000 são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia, e o continente europeu é neste momento o mais atingido, acima de 508 mil infetados e 34.500 mortos.
Em Portugal, que está em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 17 de abril, registaram-se 209 mortes e 9.034 casos de infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.
Por LusaAcompanhe todas as incidências do encontro da LaLiga
Acompanhe todas as incidências do encontro da Premier League
Acompanhe todas as incidências do encontro da Premier League
Treinador português volta ao ativo um mês depois de ter deixado o cargo de selecionador de Angola
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Treinador português volta ao ativo um mês depois de ter deixado o cargo de selecionador de Angola