Os 40 anos de Ronaldo: os grandes momentos de uma carreira sem igual
• Foto: Reuters
Se não faltam futebolistas que estenderam as suas carreiras para além dos 40 anos a alto nível – Paolo Maldini, Gianluigi Buffon, Zlatan Ibrahimovic ou o incontornável Pepe são alguns dos exemplos recentes –, mais difícil é encontrar craques do calibre de Cristiano Ronaldo a fazê-lo. E o capitão da Seleção Nacional festeja hoje o 40.º aniversário sem dar sinais de querer abrandar o ritmo.
Em grande forma no Al Nassr – marcou seis golos nos últimos quatro jogos pelo clube saudita e já leva 23 remates certeiros em 25 partidas esta temporada –, tem mostrado também serviço na turma das quinas, pela qual fez mais sete golos em 2024, sendo que os primeiros encontros de 2025 serão já em março, frente à Dinamarca, nos quartos de final da Liga das Nações – onde se espera que CR7 tenha, mais uma vez, um papel fundamental. Estes são os grandes momentos de uma carreira imparável.
PUB
Os 40 anos de Ronaldo: os grandes momentos de uma carreira sem igual
PRIMEIRO JOGO OFICIAL
A 14 de agosto de 2002, estreia-se como profissional. Foi numa pré-eliminatória da Champions frente ao Inter. Entrou aos 68' para o lugar de Toñito.
BIS AO MOREIRENSE Estreia-se a marcar ao bater o guarda-redes Roberto Volpato e logo por duas vezes. Foi a 7 de outubro de 2002 no velho Estádio José Alvalade.
FERGUSON RENDIDO A 6 de agosto de 2003, trocou as voltas a O'Shea na estreia do novo Alvalade. O Sporting vence por 3-1 e Ferguson não deixou Lisboa sem levar o jovem Ronaldo.
NASCE O... CR7 Seis dias depois é apresentado em Machester ao lado do brasileiro Kleberson. Recebe a mítica camisola '7' do United.
ESTREIA NA SELEÇÃO A lenda ao serviço de Portugal começa em Chaves, a 20 de agosto de 2003, num particular frente ao Cazaquistão. Foi lançado ao intervalo por Luiz Felipe Scolari.
GOLO À RED DEVIL A 1 de novembro faz o primeiro golo no United ao bater, de livre, Shaka Hislop, guardião do Portsmouth.
PRIMEIRO TROFÉU Na primeira época em Inglaterra, conquista a Taça frente ao Millwall. Marca na vitória por 3-0, a 22 de maio de 2004.
PUB
Os 40 anos de Ronaldo: os grandes momentos de uma carreira sem igual
LÁGRIMAS
Chamado ao Euro'2004, estreia-se a marcar no jogo de estreia diante da Grécia, mas acabou em lágrimas ao perder na final diante dos gregos, a 4 de julho.
EM NOME DO PAI O jogo mais difícil da carreira foi no apuramento para o Mundial'2006, a 7 de setembro de 2005. Na véspera no jogo na Rússia, recebeu a notícia da morte do pai, Dinis Aveiro. Ficou e jogou.
UNITED CAMPEÃO Em 2004 ganhou o Arsenal, 2005 e 2006 foi para o Chelsea de Mourinho. Mas, na época 2006/07, os red devils acabaram a festejar a 13 de maio.
GLÓRIA EM MOSCOVO A 21 de maio conquista a primeira Champions. Em Moscovo, frente ao Chelsea, marca de cabeça. Depois, falha o penálti no desempate, mas acaba a sorrir.
PUB
Os 40 anos de Ronaldo: os grandes momentos de uma carreira sem igual
BOLA DE OURO
A 2 de dezembro de 2008, recebe a primeira Bola de Ouro, superando Lionel Messi e Fernando Torres.
GELO NO DRAGÃO Um remate de longe frente ao FC Porto, no Dragão, a 15 de abril, dá-lhe o prémio Puskas de 2009.
TRICAMPEÃO E ADEUS Festeja o tricampeonato pelo Man. United a 16 de maio. Depois, chega a hora do adeus ao clube.
PUB
Os 40 anos de Ronaldo: os grandes momentos de uma carreira sem igual
HALA MADRID
A 6 de julho de 2009, o Santiago Bernabéu recebe 85 mil pessoas… para a apresentação. Nunca se viu nada assim. O Real Madrid pagou 94 M€, verba recorde na altura.
PRIMEIRO PÓQUER Marca pela primeira vez quatro golos na goleada por 6-1 do Real Madrid ao Racing Santander, a 23 de outubro de 2010.
DECISIVO NA TAÇA A 20 de abril de 2011, conquista o primeiro troféu no Real Madrid ao marcar de cabeça o único golo da final da Taça do Rei, diante do Barcelona.
CAMPEONES! Depois de três anos de domínio do Barça de Guardiola, o Real Madrid consegue conquistar a Liga, a primeira de CR7. A festa foi a 2 de maio de 2012.
PUB
Os 40 anos de Ronaldo: os grandes momentos de uma carreira sem igual
GLÓRIA NA SUÉCIA
Depois da vitória por 1-0 na Luz, a Friends Arena, em Estocolmo, foi palco de uma das melhores exibições de Cristiano Ronaldo na Seleção. A 19 de novembro de 2012, frente à Suécia, marcou três golos no triunfo por 3-2 e garantiu o bilhete para o Mundial'2014.
BIS DE OURO Os 69 golos em 2012/13 valeram-lhe a segunda a Bola de Ouro, recebida a 13 de janeiro de 2014, superando Messi e Ribéry. Foi a primeira vez que um português bisou.
LA DÉCIMA Vence a segunda Champions, a primeira no Real Madrid. No Estádio da Luz, a 24 de maio, os merengues vencem o At. Madrid por 4-1 após prolongamento. De penálti, CR7 fixa o resultado final.
'SIIIIIIII!' A 12 de janeiro de 2015, nova Bola de Ouro para Cristiano Ronaldo. Ficou célebre o 'Siiiiiiiiiiii' na entrega dos prémios, que até hoje se ouve nos estádios.
MELHOR MARCADOR A 30 de setembro de 2015 bisa frente ao Malmö e chega aos 324 golos pelos merengues, tornando-se no melhor marcador do clube, superando Raúl.
PUB
Os 40 anos de Ronaldo: os grandes momentos de uma carreira sem igual
PARIS COM AMOR
Vence o Euro'2016, o primeiro troféu pela Seleção. Éder foi herói na final de 10 de julho, em Paris, depois de CR7 sair lesionado ainda na primeira parte.
MAIS UMA A 9 de janeiro de 2017 conquista a quarta Bola de Ouro.
PUB
Os 40 anos de Ronaldo: os grandes momentos de uma carreira sem igual
GLÓRIA EM CARDIFF
É a grande figura da final da Champions de 2016/17 ao bisar frente à Juventus, a 3 de junho. Um triunfo que lhe valeu mais uma Bola de Ouro nesse ano.
MÃO CHEIA A 26 de maio de 2018, o Real Madrid vence o Liverpool por 3-1 na final da Champions. Ronaldo conquista a 5.ª Liga dos Campeões e faz o último jogo pelos blancos.
OLÁ, JUVENTUS Aos 33 anos e após quase uma década em Madrid, Ronaldo muda-se para Turim. Os italianos pagam 117 M€ e o português é apresentado a 10 de julho em Turim.
PUB
Os 40 anos de Ronaldo: os grandes momentos de uma carreira sem igual
CAMPEÃO
A 20 abril de 2019, sagrou-se campeão pela Juventus na época de estreia em Itália.
LIGA DAS NAÇÕES Conquista a Liga das Nações no Estádio do Dragão. Vitória por 1-0 frente à Holanda na final disputada a 9 de junho.
VOLTA A OLD TRAFFORD Após uma época sem qualquer título na Juventus, decide regressar a Manchester. A 27 de agosto de 2021 é anunciado no United.
PUB
Os 40 anos de Ronaldo: os grandes momentos de uma carreira sem igual
O MAIOR
A 12 de março de 2022, faz um hat trick ao Tottenham e passa a ser o melhor marcador da história do futebol, com 807 remates certeiros, ultrapassando Bican.
EXPLOSIVO Na 2.ª época em Manchester, entra em rota de colisão com Ten Hag, dá uma entrevista explosiva e rescinde contrato a 22 de novembro de 2022.
REI DAS ARÁBIAS A 30 de dezembro de 2022 torna-se jogador do Al Nassr, rumando à liga saudita com o maior contrato da história do futebol.