O internacional espanhol Thiago Alcantara, futebolista do Bayern Munique, criticou o facto de a 'Bundesliga' ainda não ter decidido parar o campeonato, mantendo até ao momento a decisão de jogos à porta fechada, devido ao Covid-19.
"É uma loucura, por favor parem com a estupidez e voltem à realidade. Vamos ser honestos, há coisas muito mais importantes do que o desporto", disse o jogador, na sua conta na rede social Twitter.
A Liga alemã anunciou esta sexta-feira que irá propor na segunda-feira uma interrupção total dos campeonatos da primeira e segundas divisões até 2 de abril, sem que nenhuma medida de suspensão tenha sido tomada.
Apenas o encontro Werder Bremen-Bayer Leverkusen, da 26.ª jornada da Liga alemã de futebol, agendado para a segunda-feira, foi cancelado, tornando-se no primeiro jogo da prova que não se vai realizar como medida de prevenção do Covid-19.
De acordo com um comunicado dos dois clubes, a decisão final partiu do governo local da cidade de Bremen, que optou pelo cancelamento do jogo, depois de saber que existia a possibilidade de cerca de "2.000, 3.000 adeptos se puderem juntar fora do estádio".
Já hoje, Inglaterra e França juntaram-se a Itália, Portugal e Espanha e comunicaram a suspensão dos respetivos campeonatos de futebol.
Entretanto, igualmente hoje, o presidente do Conselho diretivo do Bayern Munique, Karl-Heinz Rummenigge, apelou à suspensão das jornadas de seleções no final de março, lembrando que é uma data de muitas viagens dos jogadores.
"Caso não suspendam, os nossos jogadores estarão a viajar por todo o mundo. E com isso estou a pensar em todos os clubes europeus", adiantou o dirigente, que, no entanto, apoia a 'Bundesliga' à porta fechada.
O dirigente justificou que se trata de uma questão de finanças e de compromissos televisivos: "caso não paguem, a existência de alguns clubes está em perigo", disse.
O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.100 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.
O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.
Acompanhe todas as incidências do encontro das meias-finais da Taça de Inglaterra
Acompanhe todas as incidências do encontro da Serie A
Bávaros não vão ativar opção de compra do avançado
Corpo do cidadão alemão só foi encontrado no dia seguinte ao óbito por uma senhora que ia fazer a limpeza
Leões já ergueram o troféu em voleibol e basquetebol e ainda vão estar na decisão em futebol, andebol, futsal e hóquei em patins
A entrevista foi moderada por Record mas conduzida pelo médio formado no Sporting
Antigo internacional colombiano estudou medicina dentária antes de ser jogador de futebol
Homem terá amealhado, ao longo de cinco anos, mais de 14 milhões de euros em receitas
Para assinalar os 52 anos do "dia inicial inteiro e limpo", Record desafiou Pacheco Pereira e Francisco Geraldes para uma conversa sobre liberdade, política e desporto antes e depois da Revolução
Português em destaque no triunfo no Tianjin Jinmen Tiger