O internacional espanhol Thiago Alcantara, futebolista do Bayern Munique, criticou o facto de a 'Bundesliga' ainda não ter decidido parar o campeonato, mantendo até ao momento a decisão de jogos à porta fechada, devido ao Covid-19.
"É uma loucura, por favor parem com a estupidez e voltem à realidade. Vamos ser honestos, há coisas muito mais importantes do que o desporto", disse o jogador, na sua conta na rede social Twitter.
A Liga alemã anunciou esta sexta-feira que irá propor na segunda-feira uma interrupção total dos campeonatos da primeira e segundas divisões até 2 de abril, sem que nenhuma medida de suspensão tenha sido tomada.
Apenas o encontro Werder Bremen-Bayer Leverkusen, da 26.ª jornada da Liga alemã de futebol, agendado para a segunda-feira, foi cancelado, tornando-se no primeiro jogo da prova que não se vai realizar como medida de prevenção do Covid-19.
De acordo com um comunicado dos dois clubes, a decisão final partiu do governo local da cidade de Bremen, que optou pelo cancelamento do jogo, depois de saber que existia a possibilidade de cerca de "2.000, 3.000 adeptos se puderem juntar fora do estádio".
Já hoje, Inglaterra e França juntaram-se a Itália, Portugal e Espanha e comunicaram a suspensão dos respetivos campeonatos de futebol.
Entretanto, igualmente hoje, o presidente do Conselho diretivo do Bayern Munique, Karl-Heinz Rummenigge, apelou à suspensão das jornadas de seleções no final de março, lembrando que é uma data de muitas viagens dos jogadores.
"Caso não suspendam, os nossos jogadores estarão a viajar por todo o mundo. E com isso estou a pensar em todos os clubes europeus", adiantou o dirigente, que, no entanto, apoia a 'Bundesliga' à porta fechada.
O dirigente justificou que se trata de uma questão de finanças e de compromissos televisivos: "caso não paguem, a existência de alguns clubes está em perigo", disse.
O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.100 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.
O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.
Craque colombiano de 34 anos está livre e em busca de clube
Siga todas as incidências do duelo da ronda 6 da fase regular da Liga Europa
Avançado da Cremonese em destaque
Internacional francês de 23 anos tem brilhado forte no Bayern
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Belgas e holandeses também perderam
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura
Dois ídolos do clube analisam importância do treinador em comparação com Jorge Jesus