O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, vai assistir na quarta-feira à final da final da Liga Conferência, entre Olympiacos e Fiorentina, que será arbitrada por Artur Soares Dias, anunciou esta quinta-feira o organismo.
"Estarei em Atenas como membro executivo da UEFA, presidente da Associação de Ligas Europeias e, obviamente, como presidente da Liga portuguesa, mas estarei em Atenas fundamentalmente como ex-árbitro, a torcer por mais um talento do futebol português", disse Pedro Proença, em declarações divulgadas pela LPFP.
Proença, que foi o último árbitro português a marcar presença numa final europeia, em 2012, desejou sorte a Soares Dias.
"Sei bem o que vai na cabeça do Artur e de toda a sua equipa, portanto aquilo que desejo é que a sorte acompanhe o Artur e a sua equipa, porque a sua competência já está reconhecida por esta honrosa nomeação", explicou.
O presidente da LPFP, que também lidera a Associação de Ligas Europeias, esteve em Dublin, onde participou na reunião do Comité Executivo da UEFA, e assistiu na quarta-feira à final da Liga Europa, na qual os italianos da Atalanta se impuseram por 3-0 aos alemães do Bayer Leverkusen.
O árbitro da associação do Porto Artur Soares Dias, de 44 anos, vai arbitrar a final da Liga Conferência Europa, entre Olympiacos e Fiorentina, na próxima quarta-feira, na capital grega, antes de participar no Campeonato da Europa, na Alemanha.
Soares Dias vai ser coadjuvado pelos árbitros os assistentes Paulo Soares e Pedro Ribeiro, enquanto Tiago Martins, que também vai estar no Campeonato da Europa de 2024, vai estar no videoárbitro (VAR).
Esta vai ser a quinta final europeia de competições de clubes com árbitros portugueses, depois de António Garrido e Pedro Proença terem dirigido as finais da Liga dos Campeões de 1979/80 e 2011/12, respetivamente, e de Vítor Pereira ter apitado a final da Taça UEFA de 2001/02 e da Supertaça Europeia de 2001.
Performance constituiu o que o artista considera "uma das suas ilusões mais originais e complexas em termos técnicos"
Treinador do Santa Clara lamenta adeus à Conference mas mostra orgulho
A perder, açorianos acordaram já tarde contra um adversário bastante modesto
Açorianos não conseguiram encontrar o caminho para a baliza do Shamrock Rovers depois da derrota na 1.ª mão
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos