West Ham bate Fiorentina com golo aos 90 minutos e conquista Conference League
Ingleses triunfaram por 2-1 com Jarrod Bowen a decidir o jogo perto do fim









Ao Minuto

Um golo de Jarrod Bowen aos 90 minutos garantiu a vitória ao West Ham sobre a Fiorentina, por 2-1, e consequente conquista da segunda edição da Conference League aos ingleses, que sucedem à Roma de José Mourinho.
Após uma 1.ª parte sem golos - Jovic teve golo anulado por fora de jogo em cima do intervalo - um penálti de Mohamed Benrahma defez o nulo (62') a favor dos hammers. A formação italiana não se encolheu e respondeu de seguida, tendo chegado ao empate apenas cinco minutos depois, por intermédio de Bonaventura.
Quando parecia que o jogo estava destinado ao prolongamento, eis que surgiu Bowen na cara de Terracciano, após grande passe de Paquetá, e não desperdiçou, soltando a festa dos adeptos ingleses e até o técnico David Moyes não se conteve e festejou já dentro das quatro linhas. É o West Ham quem faz a festa em Praga, após conquistar o segundo troféu europeu da sua história, visto que venceu a Taça das Taças em 1964/65.
A festa é inglesa #sporttvportugal #CONFERENCEnaSPORTTV #ConferenceLeague #fiorentina #westham pic.twitter.com/aXJ1BngDPU
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) June 7, 2023
Ainda se joga aos 90'+7 e o último lance do jogo deverá ser um livre lateral para a Fiorentina.
90'+4 - Sai Antonio para a entrada do defesa Ogbonna.
90'+3 - Sai Mandragora para a entrada de Barak.
90'+1 - Cinco minutos de compensação concedidos pela equipa de arbitragem.
90' - Golo do West Ham (1-2)! Bowen é isolado por um grande passe de Lucas Paquetá e não falha na cara de Terracciano, que ainda toca na bola mas não evita novo golo dos ingleses.
Bela combinação
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) June 7, 2023
Grande passe de Lucas Paqueta para a finalização de Jarrod Bowen!#sporttvportugal #CONFERENCEnaSPORTTV #ConferenceLeague #fiorentina #westham pic.twitter.com/3Fomm2qoqt
89' - Amrabat atira forte perto da área do West Ham e Aréola responde com uma defesa segura.
87' - Cartão amarelo para Amrabat por derrubar Emerson com a sola da chuteira. Livre lateral para o West Ham.
84' - Sai Luca Ranieri para a entrada de Igor Júlio.
79' - Soucek obriga Terracciano a defesa apertada, mas o lance já tinha sido anulado depois de Antonio atingir Milenkovic com o pé.
76' - Sai Mohamed Benrahma para a entrada de Pablo Fornals.
76' - Vladimir Coufal atira muito por cima da baliza da Fiorentina, na sequência de uma segunda bola depois de um livre lateral.
75' - Cartão amarelo para Nikola Milenkovic por falta sobre Lucas Paquetá perto da área.
72' - Mandragora atira colocado e de primeira à entrada da área do West Ham, a passe de Arthur Cabral, fazendo a bola passar pouco ao lado do poste direto da baliza defendida por Aréola.
70' - Terracciano faz bem a mancha e tira o golo a Antonio, após grande passe de Paquetá. Ainda assim, o lance acaba anulado por fora de jogo.
67' - Golo da Fiorentina (1-1)! Giacomo Bonaventura empata a partida com um remate forte e colocado já dentro da área do West Ham, após passe de cabeça de Nicolás González.
Ao rubro
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) June 7, 2023
Grande golo de Bonaventura e a empatar a final!#sporttvportugal #CONFERENCEnaSPORTTV #ConferenceLeague #fiorentina #westham pic.twitter.com/eTwEQyp2gj
66' - Mandragora vê cartão amarelo por protestos com o árbitro da partida, após um lance em que os jogadores da Fiorentina ficam a pedir penálti por possível mão de Kehrer na área.
62' - Golo do West Ham (0-1)! Mohamed Benrahma converte o penálti ao atirar para a esquerda de Terracciano, que se mandou para o outro lado, e inaugura o marcador.
Benrahma não falha
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) June 7, 2023
O West Ham coloca-se em vantagem na final!#sporttvportugal #CONFERENCEnaSPORTTV #ConferenceLeague #fiorentina #westham pic.twitter.com/U7FuJfqFwe
61' - Sai Kouamé para a entrada de Saponara.
61' - Zouma sai com queixas físicas e entra Kehrer.
59' - Após ver o lance no monitor, Del Cerro Grande aponta para a marca de penálti.
59' - West Ham volta a pedir penálti, desta feita por Biraghi tocar com a mão na bola. O lance parece duvidoso e o árbitro vai ver ao monitor.
57' - Kouamé atira forte e de fora da área, mas a bola acaba nas mãos de Areola. É a primeira ocasião de perigo deste segundo tempo.
54' - Árbitro mostra cartão amarelo a Nayef Aguerd, após choque violento com Nicolás González.
49' - West Ham fica a pedir penálti depois de Bowen cair na área da Fiorentina, após ser atingido pelo cotovelo de Biraghi. A equipa de arbitragem nada assinala.

Luka Jovic saiu com queixas do lance do golo anulado à Fiorentina. O avançado sérvio já não volta para o segundo tempo e é substituído por Arthur Cabral.

O nulo no marcador mantém-se ao intervalo, apesar do ligeiro ascendente da Fiorentina na 1.ª parte. O West Ham até começou melhor o jogo, mas não conseguiu manter o ritmo inicial e só tem criado perigo a espaços. A Fiorentino ainda chegou a marcar aos 45'+4 por Luka Jovic, mas o lance acabou anulado por fora de jogo. Esperam-se golos (válidos) no segundo tempo!
45'+4 - Luka Jovic marca na recarga a um primeiro cabeceamento de Cristian Kouamé ao poste da baliza do West Ham, mas o golo é anulado por fora de jogo do avançado sérvio. O lance está a ser analisado pelo VAR.
45' - A equipa de arbitragem concede quatro minutos de compensação. O nulo teima em persistir.

33' - Os adeptos do West Ham voltam a arremessar copos de plástico para o relvado e um deles deixou agora Cristiano Biraghi a sangrar da nuca. Perante tal atitude, Declan Rice e alguns jogadores do clube inglês pediram aos adeptos para se acalmarem.
31' - Mohamed Benrahma vê cartão amarelo por simulação perto da área da Fiorentina.
26' - Milenkovic aparece ao primeiro poste e cabeceia muito por cima da baliza do West Ham, na sequência de canto da direita do ataque da Fiorentina.
21' - Luka Jovic remata já dentro da área do West Ham, mas a bola sai contra um adversário e a defesa inglesa afasta depois o esférico.
18' - Jogo muito disputado a meio-campo até ao momento e onde tem faltado às duas equipas algum acerto no último terço do terreno.
13' - Declan Rice atira de primeira à entrada da área da Fiorentina, após um primeiro corte da defesa italiana. A bola sai ligeiramente ao lado do poste direito da baliza defendida por Terracciano.
8' - Mandragora atira forte de longa distância e faz a bola passar bem ao lado da baliza do West Ham. Primeiros minutos do encontro marcados pelo equilíbrio.
1' - Michail Antonio flete da esquerda do ataque do West Ham para o meio e atira rasteiro, após um contra-ataque rápido dos ingleses na sequência de um remate de Bonaventura contra um adversário. A bola termina nas mãos do guarda-redes da Fiorentina sem grande perigo, mas fica o primeiro remate do jogo e logo aos 42 segundos.
É a Fiorentina quem dá o pontapé de saída.

Os jogadores das duas equipas já pisam o relvado, onde também já está o troféu da Conference League, que chegou pelas mãos do ex-jogador checo Vladimir Smicer.
Onze inicial da Fiorentina: Pietro Terracciano, Dodo, Nicola Milenkovic, Luca Ranieri, Cristiano Biraghi, Giacomo Bonaventura, Sofyan Amrabat, Rolando Mandragora, Nicolas González, Cristian Kouame e Luka Jovic;
Suplentes: Michele Cerofolini, Lorenzo Venuti, Lucas Martínez Quarta, Igor Júlio, Aleksa Terzic, Alessandro Bianco, Riccardo Saponara, Antonín Barák, Alfred Duncan, Jonathan Ikoné, Arthur Cabral e Josip Brekalo;
Treinador: Vincenzo Italiano
Onze inicial do West Ham: Alphonse Areola, Vladimir Coufal, Kurt Zouma, Nayef Aguerd, Emerson, Tomas Soucek, Declan Rice, Lucas Paquetá, Jarrod Bowen, Michail Antonio e Mohamed Benrahma;
Suplentes: Lukasz Fabianski, Benjamin Johnson, Angelo Ogbonna, Thilo Kehrer, Aaron Cresswell, Pablo Fornals, Manuel Lanzini, Flynn Downes, Freddie Potts, Danny Ings, Divin Mubama e Maxwel Cornet;
Treinador: David Moyes
West Ham have clearly prepared for the best ahead of the final #WHUFC https://t.co/O3045ADFsc
— talkSPORT (@talkSPORT) June 7, 2023
West Ham are massive pic.twitter.com/iuI5q4xTWs
— West Ham United (@WestHam) June 7, 2023
CI SIAMO! Eden Arena #ForzaViola #FiorentinaWestHam #ACFFiorentina #UECLfinal pic.twitter.com/WQRpNEIlT1
— ACF Fiorentina (@acffiorentina) June 7, 2023
O espanhol Carlos del Cerro Grande é o árbitro principal da partida, sendo auxiliado pelos compatriotas Pau Cebrián Devis e Guadalupe Porras Ayuso, enquanto Jesús Gil Manzano é o quarto árbitro. Juan Martínez Munuera vai desempanhar a função de VAR, com Alejandro Hernández e o português Tiago Martins no apoio ao VAR.

Já David Moyes, técnico do West Ham, preferiu entrar na máquina do tempo para destacar a evolução dos hammers, que procuram reviver a glória europeia do passado (ganhou a Taça das Taças em 1965 e a Intertoto em 1999). "Somos um dos clubes mais tradicionais, com muita história. O Bobby Moore foi uma lenda aqui e capitaneou a seleção Inglesa na única conquista de um Mundial, em 1966. Nos últimos anos temos evoluído e isso tem encorajado as pessoas", referiu, na antevisão à final.

Na antevisão ao jogo decisivo, Vincenzo Italiano apontou a concentração como um fator decisivo para vencer o troféu. "Devemos estar atentos a tudo e entrar em campo com o máximo de foco. Principalmente porque vamos jogar contra o West Ham, uma equipa forte, com muita qualidade e jogadores em excelente condição física", referiu o técnico da Fiorentina, que na presente caminhada deixou pelo caminho o Sp. Braga no playoff de acesso aos oitavos de final.
Fiorentina e West Ham disputam esta quarta-feira a segunda final da Conference League, a partir das 20 horas, na Fortuna Arena, em Praga, capital da República Checa. Quem irá suceder à Roma de José Mourinho? Pode acompanhar aqui todas as incidências da partida.