Eliminatórias das provas asiáticas reduzidas a jogos únicos na zona oeste devido à guerra
Al Nassr de Ronaldo e Jorge Jesus vai defrontar o Al Wasl de Rui Vitória
Seguir Autor:
As eliminatórias da zona oeste das três competições continentais de clubes na Ásia vão ser disputadas com jogos únicos em locais centralizados, devido aos efeitos da guerra no Médio Oriente, anunciou a Confederação Asiática de Futebol (AFC)
Em comunicado, o organismo deu conta dos ajustes em quatro das oito eliminatórias dos oitavos de final da Liga dos Campeões 1, que deveriam ter sido integralmente disputadas em duas mãos, de 2 a 4 de março e entre 9 e 11 do mesmo mês, mas passaram para os dias 13 e 14 de abril.
Essas eliminatórias distribuem-se por dois estádios de Jeddah, na Arábia Saudita, numa cidade previamente definida pela AFC como sede da final a oito da principal prova asiática de clubes, de 16 a 25 do próximo mês.
Os sauditas do Al Ittihad, treinados pelo português Sérgio Conceição, e os emiradenses do Shabab Al Ahli, do compatriota Paulo Sousa, encaram os emiradenses do Al Wahda e os iranianos do Tractor, enquanto os sauditas do Al Ahli, detentores do troféu, e do Al Hilal encontram os qataris do Al Duhail e do Al Sadd.
Os vencedores juntam-se aos japoneses do Vissel Kobe e do Machida Zelvia, aos malaios do Johor Darul Ta'zim e aos tailandeses do Buriram United, todos qualificados depois de duas mãos na zona este dos oitavos.
De forma a acomodar um calendário continental condensado, a AFC também reduziu a uma mão as eliminatórias dos quartos e das meias da Liga dos Campeões 2 e da Challenge League, marcando-as para 19 a 22 de abril, em locais a definir.
Na segunda prova continental, os sauditas do Al Nassr, orientados pelo português Jorge Jesus e com os compatriotas Cristiano Ronaldo e João Félix no plantel, vão defrontar os emiradenses do Al Wasl, de Rui Vitória.
O vencedor encontra os qataris do Al Ahli ou os jordanos do Al Hussein nas meias, cujo programa já inclui um jogo entre os japoneses do Gamba Osaka e os tailandeses do Bangkok United, que superaram a duas mãos nos 'quartos' os tailandeses do Ratchaburi e os singapurenses do Tampines Rovers.
Vários campeonatos nacionais de futebol prosseguem quase sem perturbações no Médio Oriente, mas o conflito já motivou adiamentos de jornadas no Bahrain, no Líbano e no Qatar, uma partida remarcada na Arábia Saudita e a suspensão da atividade desportiva no Irão e em Israel.
Os israelitas voltaram, esta terça-feira, a ter jogos pela primeira vez desde o início da operação militar, ao concluírem a 25.ª jornada do segundo escalão sem público nas bancadas dos estádios e sob apertadas regras de segurança.